Revista do TCC 2019_2

Page 319

Trabalhos de Conclusão de Curso | 2019_2

Proposição

Como ponto incial, foram analisadas as questões de conforto térmico, para tomada de decisões relacionadas à arquitetura. Como premissas, foram consideradas escolhas que eliminem equipamentos que consumam energia, como ar condicionado e aquecedores, e que mantenham o conforto dos usuários. A NBR 15220-3 de Desempenho térmico de edificações foi o documento utilizado como base para formulação das estratégias de conforto. Para as analises de conforto, foram considerados os solstícios de verão e inverno, e conclui-se que a melhor orientação para a cidade de São Paulo é orientando os dormitórios para Nordeste. Como estratégia de projeto, a sala de estar foi posicionada logo abaixo do dormitório para se beneficiar das mesmas características. Com a orientação escolhida, no verão, o dormitório receberá o sol apenas pela manhã, liberando durante o período de sombra da tarde a carga térmica adquirida, e deixando o ambiente confortável durante o período de ocupação a noite. Já no inverno, a mesma orientação proporciona sol o dia inteiro, garantindo um ambiente confortável durante a noite, com a carga térmica acumulada, e que se dissipará aos poucos durante a noite.

317

L6

Figura 02 :Plantas de arquitetura

Tecnologia Aplicada ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo

A análise das tecnologias disponíveis apresentou diversas opções de estratégias, que ao analisadas em conjunto com o LEED, mostram que algumas podem não ser viáveis em um projeto de menor escala ou apenas não muito vantajoso. Como resultado do estudo efetuado, foi proposto o projeto arquitetônico de uma residência de pequeno porte, com sala, cozinha, um banheiro e um quarto; e seus respectivos projetos de elétrica e hidráulica. A maior intenção foi mostrar como as estratégias de sustentabilidade apresentadas nas pesquisas se inserem nos projetos das disciplinas citadas, e quais são os ganhos em função da economia alcançada, assim como relação dos projetos de sistemas com a arquitetura. Para economia de energia, estabeleceu-se as seguintes premissas: - inserção de um sistema de placas fotovoltaicas, para produção de energia limpa; - Escolhas arquitetônicas que proporcionem uma ventilação cruzada, para eliminar o uso de ar condicionado; - 100% de lâmpadas LED; - Vidros insulados nas fachadas de maior incidência solar. E para economia de água : - Reuso de águas pluviais e cinzas; - Dispositivos sanitários economizadores.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.