Revista do TCC 2019_2

Page 202

BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

Utilizei um desenho orgânico para o piso e para a organização dos espaços no parque. As curvas desenhadas remetem ao rio pinheiros antes de ser retificado junto com as raízes das árvores existentes e de como a população se conectará com o espaço.

Figura 03 : Mapa geral – Parque Linear Jurubatuba. Fonte: acervo do autor A linearidade do projeto e onde está inserido é um projeto piloto com possibilidade de posterior extensão. Podendo ser dividido em 4 partes: A primeira parte é o presente trabalho de conclusão de curso; a segunda parte é a expansão do parque até a estação Santo Amaro da CPTM e do Metrô (linha 5 – lilás); a terceira parte é a expansão do parque até o final da Rua Miguel Yunes (início da Ciclovia do Rio Pinheiros e início da Avenida Nossa Senhora do Sabará que possui uma ciclo faixa) e a quarta parte e a expansão do projeto pela Avenida Engenheiro Alberto de Zagottis interligando a Avenida Nossa Senhora do Sabará. Fazendo o papel de captação e distribuição das pessoas que moram mais para o Sul da cidade de São Paulo. Modificando ruas que priorizam o transporte particular em ruas compartilhadas e utilizando a metodologia do traffic calming para promover a segurança do pedestre e a qualidade do caminhar é uma das premissas do projeto. As ruas compartilhadas possibilitam um melhor acesso aos locais onde estão inseridas, priorizando o pedestre e gerando uma maior segurança, visto que com a análise de fluxos demostram que há um grande fluxo de pedestres nesses locais e um baixo fluxo de automóveis. A ideia do trabalho consiste em possibilitar que os usuários da região e moradores, desfrutem de um espaço público de lazer de qualidade e de fácil acesso via transporte público. Viabilizando a integração

L4

Projetos Urbanos e Arquitetura da Paisagem

dos mesmos, com o incentivo de utilização de transportes ambientalmente amigável (bicicleta, skate, patinete, entre outros.) O projeto se preocupa em disponibilizar um local onde não há complicações para a caminhabilidade e acessibilidade no percurso do parque. Dispondo de uma qualidade visual que convida os usuários da região para permanecer, utilizar e passar pelo o local. Além disso, disponibilizar locais de lazer, como um setor de quadras poliesportivas; um setor direcionado ao skate e um setor de recreação infantil, com a utilização de brinquedos e piso molhado para incentivar a interação. O projeto abriga grandes espaços que podem ser utilizados para atividades de urbanismo tático, dinâmicas de grupos, feiras orgânicas ou de artigos religiosos (por ter proximidade a igreja).

200


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.