Revista do TCC 2017_1

Page 101

Trabalhos de Conclusão de Curso | 2017_1

Proposição Como forma de compreender este espaço, foi necessário encontrar uma maneira de sistematizar os dados colhidos. A relação entre os espaços públicos e privados sempre foi uma questão de extrema relevância para mim e ao longo deste processo pude ter a percepção de que esta relação era determinante para as dinâmicas que eram encontradas neste território. Tendo isto em mente, optei por fazer uma caracterização do território a partir da relação entre as edificações e o espaço público - a rua, efetivamente. Durante esta caracterização, foi possível reconhecer alguns tipos de ocupação do território que eram bastante recorrentes e classifica-las foi determinante para a leitura deste espaço. A partir desta observação, passei a distinguir estas ocupações de acordo com suas tipologias de uso e ocupação. Organizei esta classificação entre tipologias progressivas que iam de 1 a 3, sendo que as tipologias 1 são aquelas em que a ocupação se dispõe de forma mais próxima do espaço da rua e as tipologias 3 de forma mais distante.

Figura 02: Escala de proximidade e relação utilizada para caracterizar tipologias. Fonte: O Autor, 2017. A partir destas tipologias, foi possível identificar regiões e áreas com dinâmicas comuns. Esta metodologia foi essencial para a compreensão do território, delimitação dos setores e definição das diretrizes propostas posteriormente, que tiveram como propósito qualificar as potencialidades encontradas

3 99

L4

Figura 03: Delimitação de setores feita a partir de identificação de tipologias. Fonte: O Autor, 2017.

Projetos Urbanos e Arquitetura da Paisagem

em cada um deles.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.