Ariane Subtil Piculi - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Page 46

44

Figura 19 – Localização dos detectores de fumaça ou de temperatura Fonte: SEITO e outros. A segurança contra incêndio no Brasil. São Paulo: Projeto Editora, 2008.

Existem dois tipos de detectores de fumaça: Óptico e Iônico.

(A)

(B)

Figura 20 – Exemplos de detectores de fumaça: (A) Óptico e (B) Iônico Fonte: SEITO e outros. A segurança contra incêndio no Brasil. São Paulo: Projeto Editora, 2008.

Tipo óptico: Baseado em uma câmera escura complementada com um emissor e um receptor que detectam a presença de partículas de fumaça em seu interior, seja por reflexão da luz ou por obscurecimento. Utilizados em ambientes no qual, num princípio de incêndio, haja expectativa de formação de fumaça antes da deflagração do incêndio propriamente dito. Recomendado em fogo de desenvolvimento lento. Exemplo: locais com presença de madeira, papel, tecidos e outros. Tipo iônico: Atua mediante a presença de produtos de combustão visíveis ou invisíveis. Os detectores iônicos possuem duas câmeras ionizadas por uma fonte com baixo poder radioativo, sendo uma câmera de referência e outra de análise. Utilizados em ambientes em que, num princípio de incêndio, haja formação de


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.