Jornal Sadao Nakai

Page 2

2 INTERATIVIDADE

Informativo do vereador Sadao Nakai | Edição Única | 2012

ENTREVISTA - Vereador Sadao Nakai faz balanço do mandato

Meta: a democracia representativa Informação e ação

Meu pai dizia o seguinte: “não adianta você falar. Você tem que realizar”. Então, a gente não convence as pessoas só com palavras. Tem que ter ações práticas. E para ter ação prática, é preciso ter informação. Não adianta eu querer pensar em fazer alguma coisa e sair praticando, se eu não sei quais são as regras. Então, é importante ter a informação. E a informação vem através da leitura e da pesquisa. Eu estou representando uma comunidade e a sociedade santista. Então, tenho que ser responsável pelos atos que eu vá levar a discussão ou que eu vá votar.

>>>> Empreendedor, administrador, professor de artes marciais, presidente do Clube Estrela de Ouro, e vice-presidente da Associação Japonesa de Santos. Parece muita atividade? Para Sadao Nakai, que também é vereador, não é. Com tantas tarefas, ele ainda arruma tempo para ler em média mais de 200 páginas por semana, entre projetos, fatos marcantes do Brasil, e temas da cultura japonesa. A disciplina e o valor do trabalho que apren-

deu desde a infância fizeram toda a diferença em seu primeiro mandato. Focado nas tarefas de vereador, principalmente a de fiscalizar

o Executivo, conta que estudou a Lei Orgânica do Município, o Regimento Interno da Câmara e o funcionamento da máquina administrativa. Ficou conhecido entre os pares como um vereador dedicado. Quase quatro anos depois de muito trabalho na Câmara, Sadao revela ter orgulho de contribuir com assuntos importantes da cidade. Em especial, a revisão do Plano Diretor, cujo processo de discussão cumpriu o papel de aproximar a população das decisões políticas. Leia os principais trechos da entrevista.

Aperfeiçoamento A prática da democracia demora um pouquinho. Eu entendo que as legislações estão sendo aperfeiçoadas. E, na medida em que todo mundo for obrigado a cumprir a Lei Orgânica do Município, que souber a condução do Regimento Interno da Câmara, que tiver muito claro o que é uma proposta de governo, quando o ordenamento for em compreensão plena, nós certamente vamos ter outro tipo de representatividade. Tanto no Executivo, quanto no Legislativo.

Organização dos municipios

A organização dos municípios vai ser a grande revolução para que o Brasil seja realmente uma nação

A trajetória de quem está ajudando a mudar Santos para melhor

Expulsos de Santos

A vontade de lutar pela cidade, Sadao Nakai herdou dos pais e avós. Sua família, de origem nipônica, foi obrigada a sair de Santos em 1943, por causa da guerra contra a Alemanha, a Itália e o Japão. A família ficou três anos longe.

Infância e judô

Logo que nasceu, Sadao teve que lutar pela vida. Uma convulsão quase o levou à morte. Na infância começou a treinar judô e conseguiu ser campeão santista na categoria infantil. Com 17 anos, obteve a faixa preta na modalidade.

TRABALHO E ESPORTE

Trabalhou como feirante, atuou na pesca e foi escriturário bancário até chegar na faculdade de Propaganda e Marketing. No último ano do curso, com o nascimento do primeiro filho, Sadao teve que abandonar os estudos. Em 1995, iniciou a prática do jiu-jitsu.

forte. Então, a gente tem que exercitar aqui no nosso município, através dos nossos vereadores e prefeito, a democracia representativa. Eu tenho estabelecido como uma missão participar desse processo de consolidação da democracia representativa.

Liderança e transparência

Não existe uma receita pronta. O que existe é o exercício da liderança e o exercício da transparência dessa liderança. Se a oportunidade de liderar é com mil votos ou com dez mil votos, você vai ter que corresponder ao ato de vontade daquela parcela da população.

Plano Diretor

Até agora, a maior experiência política que eu tive foi participar da revisão do Plano Diretor. Expandiu a visão de conhecimento de como deve ser norteado o crescimento da cidade, a gente viu a população próxima e pleiteando, e viu como são feitas as decisões formais do governo.

Quase 4 anos depois

Eu ganhei experiência e habilidade para saber os caminhos e as regras corretas para apresentar projetos. E principalmente, passei a ter muito mais convicção de que fazendo uma política honesta, transparente e correta, posso contribuir com a democracia representativa.

Clube, Associação e Câmara Em 1997, Sadao assumiu a gerência do Clube Estrela de Ouro, e, em 2001, a presidência. Já em 2008, disputando uma cadeira na Câmara de Santos, foi eleito pelo PSDB. Além de vereador, Sadao também é vice-presidente da Associação Japonesa de Santos.

Lutar por Santos

Hoje o filho de Jun e Tuyaco Nakai, e neto de Shiguejiro e Shime Nakai, e Kazuma e Mari Sakaguti, tem 51 anos, é casado e tem dois filhos. Disputa pela segunda vez uma vaga na Câmara. Assim como sua família fez no passado, Sadao quer continuar lutando por Santos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.