Análise Geoespacial da Forma Urbana da Cidade de Patos-PB

Page 1

ANÁLISE GEOESPACIAL DA FORMA URBANA DA CIDADE DE PATOS-PB Alexandre Augusto Bezerra da Cunha Castro Danniely Alves Benício Eitonilda de Assis Bezerra Neta Lucas Rodrigues Moreira Mariana Alves Lustosa RESUMO As cidades de porte médio foram as que mais cresceram na última década no Brasil. Como resultado deste processo, muitas delas passaram por grandes modificações na sua configuração espacial. Nesse contexto, o estudo da forma urbana pode trazer elementos importantes para o entendimento dos processos e lógicas da produção do espaço intraurbano. Assim, o objetivo central do presente trabalho é estudar a configuração espacial da cidade de Patos, Paraíba, tendo como método principal de pesquisa a análise espacial. Foram utilizadas ferramentas como a Sintaxe Espacial e modelagens espaciais em um Sistema de Informação Geográfica. Os achados desta pesquisa indicam uma configuração espacial centrífuga, cuja área central da cidade é o local mais integrado, onde convergem as principais linhas de acessibilidade intraurbana e também possuem o menor tamanho médio das quadras, o que favoreceu também o processo de verticalização do local. Esse modelo urbano monocêntrico gera uma periferia mais distendida, segregada, dispersa e horizontalizada. Palavras-chave: Morfologia Urbana, Análise Espacial, Patos.

INTRODUÇÃO No Brasil, as cidades de porte médio foram as que mais cresceram fisicamente e demograficamente nos últimos 70 anos. Elas representavam, na década de 1940, cerca de 15% da população total do país e, em 2010, passaram a representar 27% (STAMM et al., 2013). Este processo de urbanização caracteriza-se pela concentração populacional, econômica, cultural, de infraestrutura, informação, poder de articulação, assim como dos problemas e conflitos gerados pelo capital, que se expressam em diferentes lógicas e que se traduzem na qualidade da acessibilidade e no fenômeno da segregação (OLIVEIRA JÚNIOR, 2008). De acordo com Medeiros (2013), as cidades brasileiras estão entre as mais segregadas do mundo, em que a configuração espacial é dispersa e fragmentada, contribuindo para um quadro de ineficiência morfológica da urbe devido à baixa acessibilidade espacial. Portanto, o objetivo principal desta pesquisa é estudar a forma urbana da cidade de Patos, Paraíba, Brasil, a partir de análises geoespaciais. Justifica-se o uso desta metodologia uma vez que não há muitas pesquisas acerca da cidade, nem indicações de representação do espaço sob uma ordem topo-geométrica, ou de dados analíticos. Desta forma, o trabalho busca contribuir com dados analíticos para uma melhor compreensão da forma urbana da cidade de Patos. A sintaxe Espacial e as outras 3º SAU – Simpósio de Arquitetura e Urbanismo das FIP – ISSN 2526-3927 1


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Análise Geoespacial da Forma Urbana da Cidade de Patos-PB by Rede Urbana - Issuu