EDIÇÃO Nº 057 - JORNAL AQUIRAZ RIVIERA - AGOSTO 2022

Page 1

ED. Nº 57 | ago/set - 2022 Riviera entrevista meio ambiente interclubes
Um ano após assumir gestão do Dom Pedro Laguna, WAM comemora conquistas Cuidados para a preservação ambiental merecem atenção durante todo o ano Aquiraz Riviera sedia 10ª Edição da Copa Interclubes reunindo golfistas de todo o país
JORNAL

conquistas a contar...

1 ANO DE WAM EM AQUIRAZ

Há pouco mais de um ano, o resort Dom Pedro Laguna anunciava a chegada do Grupo WAM no Aquiraz Riviera para assumir a gestão do hotel. Nesse tempo, o empreendimento, que já era referência nacional, se tornou ainda melhor. O Jornal Rivera conversou com a gerente geral, Sophie Barbara Jube, para falar sobre as principais conquistas e desafios. Confira!

Jornal Riviera: Em um ano tudo pode mudar, mas quais as principais diferenças que você destaca no resort durante esse tempo de nova administração?

Sophie Barbara: O Dom Pedro Laguna sempre foi um produto maravilhoso, com um atendimento e gastronomia excelentes. Eu acredito que nós melhoramos a divulgação disso: com os hóspedes vindo aqui, nosso marketing, nossa parceria mais próxima dos condôminos, dos proprietários, dos síndicos e junto com o Clube de Golfe também. A gente tinha alguns problemas pontuais, como variedade de comida, alguns de atendimento específico e eu acredito que olhando a satisfação do hóspede diariamente, com as

equipes de gestão, nós conseguimos reverter todos os pontos e melhorar, mas ainda temos muito o que fazer.

O perfil do hóspede mudou muito, hoje em dia é um hóspede que vem com a família, que quer se divertir, então a gente inclui muito mais programação de lazer, tanto infantil como adulto, torneios de esporte, música ao vivo, música na piscina. Quando cheguei no final de janeiro, a gente era sétimo no Tri-

pAdvisor e, atualmente, o primeiro, ou seja, a melhor e a maior satisfação dos hóspedes em Aquiraz. Então, estamos muito felizes com isso!

JR: Como foi o caminho até conquistar o topo do pódio no TripAdvisor?

SB: Acredito muito que o que faz um hotel ter mais vendas, além do departamento de vendas, é o boca a boca do hóspede. Então, se ele fala

entrevista
hotel dom pedro laguna conquistou o 1º lugar em avaliações no tripadvisor, plataforma que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo.

da experiência dele no TripAdvisor, vai influenciar outras pessoas, pois muita gente lê os comentários, e a equipe acredita muito nisso. Além do departamento de lazer, todas as equipes lembram ao hóspede de avaliar o resort no TripAdvisor. A gente entra diariamente na plataforma e se vemos que tem uma ocorrência, a gente já vai conversar com esse cliente e, na maioria das vezes, ele vai tirar [a avaliação negativa] ou vai aumentar a nota porque viu que tivemos esse cuidado, então a gente está focando na satisfação do hóspede, no que ele quer, no desejo dele, em ouví-lo. Às vezes quando ele não quer falar, ele vai escrever. Muitas vezes ele tá aqui, tá chateado por alguma razão, não falou pra ninguém, mas prefere escrever, e a gente vai lá e reverte. Eu acho que isso nos fez crescer.

JR: Há ainda outros diferenciais que merecem ser citados?

SB: A gente também focou no bem-estar dos funcionários. Fomos nos aproximando de todos os setores, eu gosto de saber tudo que está acontecendo e acredito que, tanto o departamento de vendas, eventos, administrativo e operação, está todo mundo muito bem alinhado, com o mesmo foco, que é a satisfação do hóspede. Então, isso foi uma conquista: ter a equipe unida! Inclusive, desenvolvemos ações para integrar ainda mais todos, como eventos em alusão a datas comemorativas.

JR: E quanto aos números, os resultados de ocupação, lucros e vendas são positivos?

SB: O mês de julho foi gigantesco. Tanto para o Dom Pedro Laguna, como para o Grupo WAM. Foram os melhores resultados que nós tivemos em questão de ocupação. Não desceu abaixo de 80% em nenhum dia do mês. Foram 3 milhões e 700 mil reais de receita e, só de lucro, foi um milhão e 800 mil. É um

"Quando cheguei no final de janeiro, a gente era sétimo

sophie barbara gerente geral do dom pedro laguna

lucro muito bom, porque os nossos custos foram quase iguais aos de todos os outros meses. E no geral foram 40 milhões de receita em todos os hotéis do grupo, só no mês de julho. Esse mês de agosto também foi sensacional, foi uma segunda “alta temporada”.

JR: O entretenimento é, sem dúvida, um ponto alto da nova administração. Como está a aceitação do público?

SB: A gente tem dois perfis, o que é um desafio para nossa equipe de lazer. Tem um perfil que quer relaxar e ficar tranquilo, na piscina, e outro perfil que quer música, quer beber, quer torneio, então tem que ser um pouquinho de música um dia, o outro dia tem que ser mais calmo. O adulto é um pouquinho mais desafiador, o mês de julho foi de muito mais gente querendo torneio, música, eles queriam dançar, DJ na piscina, agora em agosto as pessoas estão vindo aqui para relaxar, para descansar, com menos agitação.

O que é muito bem visto para todos os perfis é a nossa recreação infantil. Com os “tios” cuidando das crianças, os pais podem passar uma noite tranquila até 22h, beber um vinho, porque as crianças estão na brinquedoteca, com uma programação muito ampla tanto de balada kids, jogos de quadra, futebol de sabão, etc. A equipe é muito criativa e isso é a nossa segunda maior avaliação, depois do atendimento.

JR: O Grupo WAM também assumiu a gestão do Espaço Club House, juntamente com o Clube de Golfe do Aquiraz Riviera. Qual a programação prevista para este ambiente?

SB: Em setembro a gente está fazendo nossa primeira feijoada com roda de samba. No mês de outubro a gente vai focar muito nas crianças. Vamos fazer um evento com infláveis, torneio de golfe e, no final de outubro, a gente está prevendo fazer a nossa primeira festa Halloween à fantasia. Eu acho que entretenimento é a chave do sucesso. As pessoas querem se divertir.

no TripAdvisor e, atualmente, o primeiro, ou seja, a melhor e a maior satisfação dos hóspedes em Aquiraz. Então, estamos muito felizes com isso!"

10ª edição da COPA INTERCLUBES

Após alguns anos de pausa, a Copa de Golfe Interclubes do Aquiraz Riviera voltou a ser realizada, e comemora a 10ª edição em 2022. Este ano, a abertura do torneio ocorreu com um coquetel de boas-vindas no Driving Range, seguido por dois dias de competição em campo. A adesão dos atletas foi significativa e a disputa contou com representantes de todo o país.

“Temos 60 jogadores em campo, representando seus estados, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, Alagoas, São Paulo e Ceará. O torneio é um dos mais importantes do nordeste, a modalidade é stroke play, cada equipe pode ter até seis jogadores, onde são escolhidos os três melhores resultados net”, explica o instrutor de golfe do Aquiraz Riviera, Max Lima.

O stroke play, ou jogo por tacadas, é uma modalidade do golfe que leva em conta o número total de tacadas em cada buraco durante a partida. Vence aquele que completar os 18 buracos com o menor número de tacadas. No caso do Interclubes, há prêmios individuais e para as equipes com melhor resultado.

Devido à época do ano, o vento se mostrou intenso durante as partidas, o que pode ser positivo para alguns e desafiador para outros. O golfista Cesar Jube participou da competição pela primeira vez e garante que a diversão foi o destaque. “Primeira vez participando do interclubes aqui no Aquiraz Riviera, está muito legal, o pessoal é muito gente boa. O vento está contribuindo para adicionar um elemento extra no jogo, mas está muito legal, agradeço pelo convite”, conta o atleta que também foi o vencedor na categoria Near Pin - a tacada com maior alcance do torneio.

Já o atleta veterano, Alex Maranguape, teve que superar os desafios da natureza. “Hoje o vento entrou muito em jogo, dificultou muito, mas foi bom, consegui jogar 3 acima do meu par”, ressaltou. O pernambucano João Pedro veio do Caxangá Golf Clube para participar do Interclubes e, apesar de ter dificuldades nos buracos com par 5, se manteve otimista. "Primeiro dia difícil, com muito vento, mas o dia está lindo”, afirmou.

Durante toda a competição o capitão do Clube de Golfe do Aquiraz Riviera e anfitrião do evento, Henrique Belém, destacou a disputa acirrada

tanto nos resultados individuais como em equipe, afirmando que nada ficou decidido até os momentos finais do campeonato, e que muitos campeões foram consagrados com diferenças mínimas, por apenas uma tacada.

O Ceará foi destaque no pódio do Interclubes, sendo o Aquiraz Riviera o grande vencedor na categoria de equipes, seguido pelo Golf Ville e pelo Cocó Golfe Clube. Nosso estado também levou o prêmio na categoria Gross Masculino, com Max Reis, atleta do Aquiraz que já ganhou outras quatro vezes nesta mesma categoria em anos anteriores. O título da modalidade Profissional ficou para Rafael Monteiro, cearense que começou como caddie aqui no Clube, e hoje representa o Golf Ville.

O evento contou com o patrocínio de diversos parceiros, entre eles Bahia Golf Car, Água Lafonte, Brava Wine, Normatel Incorporações, Prosper, Projectus, Dom Pedro Laguna, Baterias Excell, Construtora Placic, Tech Construtora, Söu Spa, Braslimp, Real Green, Itograss, SpeedKids, Boutique Duqueijo, Castelo Borges Segurança e Fort Engenharia. Nosso sincero agradecimento a todos que contribuíram para a realização deste torneio.

golfe

Near

os vencedores da edição
Confira
pin –
drive feminino – Sara Pimentel
drive masculino – Nilson Fernandes
feminina 1º lugar – Elza Jinzenji
209 tacadas)
feminina 2º lugar – Ana Paula
224
feminina 3º lugar – Carolina Lins
235 tacadas)
masculino 1º lugar – Max Reis
161 tacadas)
masculino 2º lugar – Geraldo Monteiro (com 163 tacadas) Gross masculino 3º lugar – Nilson Fernandes
175 tacadas)
individual 1º lugar – Rafael Monteiro (com 175 tacadas) Profissional individual 2º lugar – Anderson Namur (com 169 tacadas) Profissional individual 3º lugar – Fernando Busso (com 181 tacadas)
equipe 1º lugar – Aquiraz Riviera (com 444 tacadas) Profissional equipe 2º lugar – Golf Ville
447 tacadas) Profissional equipe 3º lugar – Cocó Golfe Clube
448 tacadas)
Cesar Jube Longest
Longest
Gross
(com
Gross
(com
tacadas) Gross
(com
Gross
(com
Gross
(com
Profissional
Profissional
(com
(com

meio ambiente

de olho na preservação e CUIDADO AMBIENTAL

No hemisfério sul, onde o Brasil está localizado, a chegada da primavera varia entre os dias 22 e 23 de setembro, em alusão a este período do ano, o Dia da Árvore foi oficialmente instituído no dia 21 de setembro, antecedendo o marco oficial do florescimento em nosso país. Além disso, a data comemorativa busca conscientizar sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e incentivar o plantio e a manutenção de mais áreas verdes.

O cuidado com a natureza é uma prioridade para o Aquiraz Riviera, e por isso possui a própria Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN, com o objetivo de proteger a biodiversidade, em benefício das atuais e futuras gerações, preservando assim espécies de fauna e flora típicas do bioma caatinga, além de conservar a biodiversidade e demais atributos encontrados no sistema ambiental relacionado ao domínio paisagístico do litoral.

O empreendimento também está realizando, em parceria com

a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará, o reflorestamento das cabeceiras do Rio Pacoti, com mudas nativas doadas pelo Parque Botânico.

Neste Dia da Árvore você também pode contribuir com a manutenção do ecossistema de diversas formas. O primeiro passo é não poluir, por isso lembre-se que o lixo precisa ser descartado no lixo! Nada de jogar papéis, embalagens plásticas ou demais objetos em matas, florestas, rios, açudes, praias e áreas de conservação. O ideal a ser feito é reciclar os resíduos produzidos, tornando o planeta muito mais sustentável.

Outra dica é arborizar os espaços ao seu redor. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, as árvores podem reduzir em até até 65% a concentração de materiais poluentes do ar, número significativo para a manutenção da qualidade do ar. Sabemos que a conservação do meio ambiente dentro das cidades

depende consideravelmente de políticas públicas, mas você pode começar a contribuir com esta causa aos poucos, dentro do seu jardim.

Busque plantar sempre espécies nativas, pois as chances da árvore se desenvolver bem com o passar do tempo é sempre maior. Observe também as necessidades da muda escolhida, se for uma planta de sol pleno precisa de iluminação direta por pelo menos quatro horas, já as de meia sombra devem receber pouca luz direta, preferencialmente no início ou no final do dia.

A quantidade de água também pode variar de acordo com cada espécie. A rega correta garante um desenvolvimento rápido e forte para sua nova plantinha. Ao se rodear de verde você vai notar que ganhos serão visíveis inclusive na sua saúde e estilo de vida, já que o contato com a natureza diminui o estresse, acalma e relaxa. Cuidando do ecossistema você cuida do futuro da nação!

bem-estar

início da temporada de VENTOS FORTES

Apartir do mês de agosto, o Ceará e diversos estados do nordeste brasileiro recebem ventos bem mais intensos do que o comum. Este período se estende até outubro e, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - Funceme - o fenômeno acontece pela aproximação do centro de alta pressão no Oceano Atlântico Sul, conhecido como alta subtropical do Atlântico Sul.

Neste ano, a previsão da Funceme é que os ventos alcancem até 36km/ hora. As rajadas, ventos de movimento repentino e intenso, podem chegar próximas ao dobro dessa velocidade, atingindo até 63km/hora.

Na região serrana e litorânea, como é o caso do Aquiraz Riviera, os ventos =costumam ser ainda mais intensos, incentivando inclusive a prática de esportes marítimos como surf, kitesurf, windsurf e vela, o que movimenta o turismo da região. A praia de Marambaia, que compõe a faixa costeira do empreendimento, é um dos pontos de prática dessas atividades aquáticas.

Quem também pode aproveitar a temporada de ventos fortes são as crianças, já que essa é a época ideal para soltar pipa, uma brincadeira que além de muito lúdica, trabalha coordenação motora, habilidades manuais e muita criatividade. Outras opções são os aviões de papel e os cataventos, que garantem diversão desde a confecção até o momento de uso. As clássicas bolhas de sabão também se tornam bem mais interessantes quando levadas para longe por uma brisa intensa.

Mas, atenção! Nesse período é preciso ter ainda alguns cuidados. Com a ventania, o ar acaba circulando mais e carrega poeira, pólen e alguns tipos de

vírus, aumentando a incidência de doenças respiratórias e viroses. Os alérgicos devem ficar em alerta, pois o vento frio pode irritar as vias aéreas, ocasionando crises de espirro e tosse ou até uma inflamação mais severa.

Consumir alimentos que aumentam a imunidade, como morangos, batata-doce, salmão, iogurte natural, linhaça e alho é uma boa dica para dar uma força ao organismo nesta época do ano. Se não for possível escapar daquele resfriado, a recomendação é repouso e ingestão constante de água. Em caso de sintomas persistentes e intensos, procure o médico e cuide-se!

temporada

de ventos fortes incentivam a prática de esportes, como o kitesurf
INCOMPARÁVEL EM TODOS OS SENTIDOS EXPEDIENTE Praia de Marambaia - Distrito de Tapera Aquiraz - Ceará | Brasil | +55 (85) 3391.4655 Diretor: Wandocyr Romero Coord. da Área Administrativa: Thaíse Medeiros Redação e design: Concha Comunicação
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.