Jornal 30 de Agosto - Edição Pedagógica (jul/16)

Page 1

Ano XXVI - Edição Especial

Jornal 30

de Agosto

Edição Pedagógica Jornal da APP-Sindicato dos(as) Trabalhadores(as) em Educação Pública do Estado do PR

JULHO de 2016

QUEREM NOS CALAR EDITORIAL A quem interessa uma educação apolítica, acrítica e neutra? O que está em disputa quando se faz a defesa de uma escola “sem partido”? Podem os(as) nossos(as) estudantes serem doutrinados(as) por professores(as)? Estas e outras perguntas estão na ordem do dia neste momento na educação brasileira. Alguns Estados e municípios aprovaram leis que amordaçam e retiram da escola e do(a) educador(a) o direito à análise e a crítica ao conhecimento. No Congresso Nacional deputados(as) e senadores(as) fazem a defesa do projeto de lei 867/2015 que propõe modificações à LDB, instituindo nas Diretrizes a “escola sem partido”. Em vários lugares do país e

também do Paraná, educadores(as) têm sofrido pressão, intimidados(as) e coagidos(as) pelos(as) macartistas de plantão. Este é o tema desta Edição Pedagógica. Nele fazemos a defesa daquilo que é a última fronteira na educação e que está sob ameaça pela lei da mordaça: a autonomia do(a) educador(a) em produzir análise, síntese e crítica a respeito do conhecimento e promover, por essa ação, a assunção de consciência dos(as) estudantes. Uma escola sem análise, síntese e crítica sobre a produção de conhecimento, aí sim, é que se configura em doutrinação. Sem esta tríade estaríamos submergidos ao mundo das trevas, de volta a idade média. Qualquer semelhança com os dias atuais não é mera coincidência.

Não obstante as questões da pauta como a não implementação e pagamento das promoções e progressões em atraso, a possibilidade de não ter a data-base em janeiro de 2017, a falta de concursos, a dobra de padrão, entre outras, pesa sob a educação e seus(suas) educadores(as), tal qual a espada de Dâmocles, a lei da mordaça. Que nestes dois dias – 28 e 29 – tenhamos empenho e tempo para refletir sobre a questão e nos prepararmos para esta e outras ameças que tanto o governo estadual quanto o federal tem imposto a educação. Há que se resistir. E resistiremos! Há que não se deixar calar. E não nos calarão!


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal 30 de Agosto - Edição Pedagógica (jul/16) by APP Sindicato - Issuu