Nº 776 14/06/2021 A Editora Contexto acaba de lançar “Novos Combates Pela História”, ensaios organizados por Jaime e Carla Pinsky sobre a importância do trabalho dos historiadores para desmascarar as fake news e negacionismos. Destaque ainda para “Caio Fernando Abreu: uma poética da alteridade e da identidade”, da CRV Editora. O livro é resultado da tese de doutorado que a pesquisadora Mírian Gomes de Freitas fez sobre o escritor gaúcho.
Fale sobre sua saúde
O stress em professores da rede pública é tema do Trabalho de Conclusão de Curso de um grupo de estudantes da Faculdade de Administração e Artes de Limeira. Os professores podem participar da pesquisa, através do link https:// forms.gle/gXnEwiseTgf2RVNq6
HIV/Aids: Ame + Cuide + Viva +
Inúmeras atividades culturais e educativas marcam o Mês do Orgulho LGBTQI+. Junho foi escolhido por ser o aniversário da Rebelião de Stonewall, que ocorreu em 1969. Dedicada aos 40 anos do HIV/ AIDS, a 25ª Parada aconteceu remotamente pelo segundo ano consecutivo, no último dia 06. Os shows e debates estão no YouTube do Canal GNT e da própria Parada. Até 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+, a APEOESP vai indicar, através deste Boletim Cultural, outros eventos relacionados à temática da diversidade.
Feminino Plural
Uma das maiores exposições ao ar livre do mundo está em cartaz, na Avenida Paulista. “Feminino Plural” reúne 30 obras das artistas Claudia Liz e Criola, que debatem violências e padrões de beleza, através dos retratos de mulheres icônicas, como Marielle Franco e Tomie Ohtake. Confira na extensão da ciclovia da Paulista.
Os Inumeráveis da Educação
Militante da APEOESP em Sorocaba, Sidney Gasparello faleceu em decorrência dos sintomas da Covid, no dia 04 de junho. No dia seguinte, Cleane Gomes, irmã do músico Criolo e filha da poetisa Maria Vilani, faleceu na zona sul da capital. A professora de Artes tinha 39 anos. Duas, entre as quase 500 mil vidas interrompidas pela pandemia mas, sobretudo, pelo boicote de Bolsonaro à vacinação.
Memorial da Pandemia
As marcas dos 15 meses da pandemia do coronavírus são visíveis para todos. Esta experiência coletiva é o foco do Projeto Alma Puída, uma iniciativa do Instituto Angelim, em parceria com o Memorial da Pandemia, para reunir depoimentos sobre os impactos da Covid-19. Para participar é só gravar um áudio de até três minutos sobre o tema e enviar através do site http://bit.ly/projetoalmapuida
10 a 1 para o fotógrafo Alex
Foram necessários 21 anos para a Justiça brasileira admitir e reparar um crime. Atingido por um tiro de bala de borracha, disparado por um PM, o fotógrafo Alex Silveira perdeu a visão no olho esquerdo, quando cobria uma manifestação da APEOESP, em 18 de maio de 2000. A injustiça agravou-se com uma sentença do TJ de São Paulo, que considerou o fotógrafo culpado pelo ferimento. Na última quinta-feira, 10 de junho, o STF decidiu por 10 a 1, que o repórter tem que ser indenizado.
Trip Transformadores na TV.
A história de quem está fazendo uma grande e positiva diferença no mundo é homenageada no Prêmio Trip Transformadores, que vai ao ar em episódios transmitidos aos sábados na TV Cultura, às 22 horas. São pessoas como Emicida e Ailton Krenak, que vivem sob o slogan do Prêmio da Revista Trip: “só vai ficar bom de verdade, quando estiver bom para todo mundo”.