Nº 7 - BOLETIM DO XXVII CONGRESSO DA APEOESP - Prof João Felício

Page 1

ORIENTAÇÕES GERAIS

DELEGAÇÕES

Informamos que as delegações ao XXVII Congresso da APEOESP devem seguir diretamente para o Parque do Engenho Central, na Avenida Maurice Allain, 454, Centro, no dia 01/09 para o devido credenciamento, sem o qual os(as) delegados(as) não poderão entrar nos hotéis.

Atenção: Como o local do Congresso está situado num Parque arborizado e às margens do Rio Piracicaba, orientamos os delegados a usarem roupas leves e calçados confortáveis, além de levarem repelentes de inseto e protetor solar.

PROPOSTA DE DINÂMICA

CREDENCIAMENTO

01.09.2023

15h40 – 16h30 - Plenária Geral I - Regimento, Dinâmica e Recursos

16h40 – 20h - Plenária Geral II - Tese Guia

20h – Jantar

02.09.2023- sábado

08h30 - 10h30 – Painel I

A reconstrução do Brasil: desafios do mundo do trabalho na perspectiva da conquista de direitos da classe trabalhadora.

10h40 – 12h40 - Painel II

A luta contra o retrocesso em São Paulo e defesa intransigente da valorização dos profissionais da educação, na perspectiva da qualidade do ensino.

13h00 – 14h20 - Intervalo para deslocamento e almoço

14h30 – 18h30 - Grupos de trabalho

07h00 – 19h00

Credenciamento de titulares regularmente inscritos e suplentes

02.09.2023

Grupo I - Plano de Lutas, Política Sindical, Política Educacional, Estatuto

Grupo II - Plano de Lutas, Políticas Permanentes, Balanço, Estatuto

07h00 – 12h00

12h00 – 13h00

14h00 – 18h00

Credenciamento de titulares regularmente inscritos e suplentes

Credenciamento de suplentes

Credenciamento de suplentes estadualizados

PROGRAMAÇÃO

01.09.2023 - 6ª feira

Grupo III – Plano de Lutas, Políticas Permanentes, Política Sindical, Balanço

Grupo IV - Plano de Lutas, Estatuto, Política Sindical, Políticas Permanentes.

Grupo V – Plano de Lutas, Política Educacional, Políticas Permanentes, Balanço

Grupo VI – Plano de Lutas, Política Sindical, Balanço, Estatuto

13h00 – 13h30

 Cerimonial

 Atividade cultural

 Homenagem ao professor João Felício

 Saudação do presidente Lula aos congressistas

14h00 – 15h30 - MESA 1 – ABERTURA

Convidados: centrais sindicais, partidos políticos, entidades da Educação, ex-presidentes da APEOESP

Grupo VII – Plano de Lutas, Políticas Educacional, Balanço, Política Sindical

Grupo VIII – Plano de Lutas, Política Sindical, Balanço, Política Educacional

Grupo IX –Plano de Lutas, Políticas Permanentes, Política Educacional, Estatuto

Grupo X – Plano de Lutas, Políticas Permanentes, Política Educacional, Estatuto

07
AGO/2023

18h40 - 20h40 - Intervalo para deslocamento e jantar

21h00 - 01h00 – Baile – Salão São José

03.09.2023 – domingo

08h30 – 09h20 – Plenária Geral III – Políticas Permanentes

09h25 – 10h55 – Plenária Geral IV – Plano de Lutas

11h00 - 11h30 – Plenária Geral V – Estatuto

11h35 – 12h35 – Plenária Geral VI – Política Educacional

12h40 – 13h10 – Intervalo para lanche

13h10 - 13h55 – Plenária Geral VII – Balanço

13h55 - 14h55 – Plenária Geral VIII – Política Sindical

15h00 – 15h15 – Plenária Geral IX- Moções e Encerramento

15h15 – Intervalo para lanche

SUBSTITUIÇÃO DE DELEGADOS

As substituições de delegados efetivos por suplentes poderão ser feitas até o dia 02/09/2023, devendo a executiva da subsede apresentar carta de desistência de próprio punho do delegado ou suplente e declaração de substituição, devidamente preenchida, conforme modelo anexo. Esclarecemos que os suplentes só irão a Piracicaba em caso de substituição.

ABONO DE PONTO PARA O XXVII CONGRESSO

No dia 23 de agosto saiu publicado em Diário Oficial do Estado o abono de ponto aos professores eleitos em suas regiões para participarem do XXVII Congresso da APEOESP na sexta-feira 01/09/2023.

ORIENTAÇÃO DE HOSPEDAGEM

A hospedagem será feita em grande parte nos hotéis de Piracicaba e uma pequena parcela de delegados será hospedada em Águas de São Pedro. A entrada nos hotéis será a partir das 14 horas do dia 01/09/23. Os hotéis oferecerão uma sala para guarda das malas até a hora do check in. Os hotéis onde o delegado(a) ficará hospedado será informado no momento do credenciamento.

Hospedagem de motoristas

A APEOESP disponibilizará hospedagem e alimentação somente aos motoristas de ônibus das subsedes do interior que estiverem com distância igual ou superior a 200 quilômetros de Piracicaba.

A hospedagem destes motoristas será realizada na cidade de Águas de São Pedro, na Pousada Barboza – Rua Patrício Miguel Carreta, n⁰ 516, Centro - Águas de São Pedro – SP.

As subsedes que se enquadram neste critério devem encaminhar nome completo e RG do motorista para o e-mail alberto@apeoesp.org.br

TRANSPORTE

O transporte dos delegados entre os hotéis e o Parque do Engenho Central será feito por Vans contratadas pela APEOESP.

ALIMENTAÇÃO

A alimentação dos delegados será feita de forma descentralizada nos restaurantes da região, com garantia de transporte a todos que necessitarem.

SAÚDE

Lembramos que todos os delegados devem preencher a ficha de saúde, indicando convênio médico, medicação em uso, se tem alergias ou deficiência.

A coordenação do Congresso colocará à disposição dos delegados e delegadas atendimento ambulatorial no Parque Engenho Central, com médico e equipe de enfermagem.

CRECHE

A APEOESP contratou uma creche – com espaço apropriado – na cidade de Piracicaba para atender as crianças de zero a 12 anos. Os responsáveis pelas crianças, chegando ao Engenho Central, após seu credenciamento, deverão ir ao posto de creche, localizado no mesmo espaço, e fazer o credenciamento da criança. A creche funcionará durante as atividades que acontecerão no Engenho Central.

BREVE HISTÓRIA DO ENGENHO CENTRAL

Engenho Central: 142 anos de história

O ciclo do açúcar em São Paulo se desenvolveu no final do século XVIII e meados do século XIX, especialmente no “Quadrilátero do Açúcar”, região entre Sorocaba, Piracicaba, Mogi Guaçu e Jundiaí. Na época, o engenho, denominado banguê, era uma unidade complexa, dividido entre várias partes: canavial, moenda, casa das caldeiras, casa das fornalhas, casa grande, senzala.

2 BOLETIM - XXVII Congresso Estadual da APEOESP

De acordo com Rodrigues e Ross (EDUFU, 2020), ao final do século XIX duas crises afetaram a produção açucareira brasileira. A crise econômica, vinculada a concorrência internacional e à queda da taxa cambial, e os efeitos do processo da abolição da escravatura (lei do ventre livre, 1871, Lei do Sexagenário, 1885 e logo depois a abolição). Ainda segundo os autores, em 1875 a Câmara dos Deputados criou a Comissão Especial que elaborou projeto de criação dos engenhos centrais de açúcar. Além de garantir juros de 7% para empréstimos de 30 mil contos, o Parlamento brasileiro estabeleceu prévia isenção de impostos sobre a importação de máquinas e mão de obra livre. “Iniciava-se a partir de então uma nova fase no setor canavieiro, marcada pela implantação de engenhos centrais, sobretudo em Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo” (Rodrigues e Ross).

Construção do Engenho Central

Localizado às margens do rio Piracicaba, próximo ao centro da cidade, o Engenho Central iniciou suas atividades em 1883. Sua construção foi autoriza pelo Decreto Imperial nº 8089, e 7 de maio de 1881, cuja concessão pertencia ao barão Estevão Ribeiro de Souza Rezende. Iniciada em novembro de 1881, com a chegada do maquinário importado da França, a montagem do engenho foi concluída dois anos depois pelo engenheiro André Patureau.

Em 1899, foi adquirido pela empresa francesa Societé dês Sucreries Brésiliennes e, no decorrer do

ANEXO

século XX, adaptou-se à “era das usinas”. Em 1970, foi vendido para as Usinas Brasileiras de Açúcar (UBASA), que o manteve em funcionamento até 1974.

Patrimônio Público

Desativado em 1974, o Engenho Central é reconhecido atualmente como patrimônio histórico da cidade, sendo tombado pelo CODEPAC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) em 1989. O Engenho foi tombado em 2012 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo(CONDEPHAAT).

Atualmente, as estruturas e espaços do antigo Engenho Central configuram um parque, sendo apropriados pela população em diversas atividades de cultura e lazer. No Parque estão instalados o Teatro Municipal “Erotídes de Campos”, o Salão Internacional do Humor, considerado um dos mais importantes encontros do humor gráfico do Brasil e do exterior. Com o intuito sempre de promover e revelar novos talentos e próximo de completar 50 anos, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba possui um rico acervo, constituído de 300 trabalhos com valor histórico inestimável.

Fontes:

Secretaria de Cultura de Piracicaba Rodrigues, Gelze Serrat de Souza Campos, Ross, Jurandyr Luciano Sanches. A trajetória da cana-de-açúcar no Brasil: perspectivas geográfica, histórica e ambiental, Uberlândia: EDUFU, 2020.

DECLARAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO DE DELEGADO/A

Aceitação somente mediante:

1- Preenchimento de todos os campos;

2- Carta de desistência do/a delegado/a

SUBSEDE DA APEOESP:- _____________________________________________________________________________

Declaro, para os devidos fins, que o(a) suplente ________________________________________________

RG ____________________, está apto/a substituir o/a DELEGADO/A _____________________________________

________________ RG ____________________ no XXVII Congresso da Apeoesp Prof. João Antônio Felício, a realizar-se em Piracicaba, no Engenho Velho, no período de 1 a 3 de setembro de 2023.

Assinatura do/a Coordenador/a ou responsável pelo corrente Nome por extenso do/a mesmo/a

RG________________________________

, ______ de setembro de 2023.

3 BOLETIM - XXVII Congresso Estadual da APEOESP
__________________________
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.