Newsletter - Educação para a Cidadania e para os Direitos Humanos

Page 1

PROJECTO EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA E DIREITOS A INTERVENÇÃO DA APDES NA ESCOLA DA PALANKINHA O projecto tem como tema principal “Educação para a Cidadania” Os objectivos deste projecto passam por desenvolver as competências dos alunos nos campos da cidadania e dos direitos humanos, nomeadamente através da criação de uma assembleia de alunos, que é um espaço de autonomia e debate, dos alunos da Escola da Palankinha.

HUMANOS NA ESCOLA N.º 5052 DE VIANA

O projecto “Educação para a Cidadania e Direitos Humanos”, promovido pela Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES) 1 e co-financiado pela União Europeia e pelo IP Camões e é desenvolvido em parceria com a SinPROF, e com a colaboração da Direcção da Escola Primária n.º5052 “Escola da Palankinha” no Bairro de Capalanga em Viana – Luanda – Angola. O projecto é desenvolvido com a colaboração do Ministério da Educação de Angola, nomeadamente com a Direcção Municipal de Educação de Viana. Durante os meses de Setembro de 2016 a Junho de 2017, a intervenção orientou-se para o desenvolvimento das competências das crianças nas áreas da cidadania e direitos humanos, nomeadamente, com a preparação das assembleias de classes e a atribuição de grupos de responsabilidades.

QUAIS AS ACÇÕES REALIZADAS JUNTO DAS CRIANÇAS?

Ao longo destes 9 meses foram desenvolvidas sessões semanais na área da cidadania, recorrendo a dinâmicas de grupo enquanto ferramenta de desenvolvimento de competências e procurando potenciar a autonomia dos alunos. Foi, ainda, elaborado um processo eleitoral, de modo a escolher a mesa da Assembleia de Classes. Este é um espaço semanal de debate e partilha de ideias entre alunos. Esse processo implicou a criação de listas de alunos, a dinamização de uma campanha eleitoral, o dia das eleições e a atribuição de funções aos representantes da lista vencedora nas assembleias semanais de classes. Foram criados grupos de trabalho associados à dinamização da Assembleia de classes. A cada um foram atribuídas responsabilidades, tendo estas os seguintes objectivos: beneficiar as condições e o ambiente do espaço escolar e promover a autonomia, espírito de equipa, capacidade de entreajuda alunos/ escola. As responsabilidades atribuídas a cada grupo são, respetivamente: Escola sem lixo; Biblioteca arrumada; Torneio de futebol; Jornal escolar, Escola segura e Jardim na escola.


EM QUE MEDIDA É INOVADOR ESTE PROJECTO? Este projecto é uma acção de intervenção implementado no âmbito do Projecto de Cooperação para o Desenvolvimento da Escola da Palankinha. Este último compreendeu a reabilitação arquitectónica e o alargamento da escola primária nº. 5052 no bairro de Capalanga (Luanda, Angola), bem como a implementação de um modelo educativo de Educação para a Cidadania e a implementação do Método de Aprendizagem Cooperativa. Enquadrado pelo novo modelo educativo e pedagógico, o projecto "Educação para a Cidadania e os Direitos Humanos" surge, assim, no contexto angolano como um projecto inovador em termos metodológicos e pedagógicos. O trabalho foi organizado através de um conjunto de Sessões de Desenvolvimento Pessoal, cujo eixo estruturante são as expressões artísticas, como a música, a expressão plástica, a oralidade, a expressão corporal e a expressão dramática.

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Quinta-feira, dia 1 de Junho, entre as 08h00 e as 18h00, teve lugar a cerimónia de comemoração do dia Mundial da Criança dos alunos da Escola da Palankinha. As comemorações iniciaram com uma visita a Assembleia Nacional, após os alunos terem criado uma assembleia de classes na escola e estarem a dar os primeiros passos na experimentação de acções de cidadania em favor da Escola. Esta visita realizou-se com o objectivo dos estudantes conhecerem, in loco, o órgão nacional que efectiva a democracia no país. Após um almoço providenciado a todos os alunos e docentes decorreu, a partir das 15 horas, na Escola da Palankinha, a continuação da cerimónia comemorativa do Dia Mundial da Criança, que contou com a presença da Dra. Marta Brites, em representação da Delegação da União Europeia em Angola, entidade co-financiadora deste projecto. A cerimónia contou com actividades promovidas pelos alunos, tais como o desfile de Miss e Mister Direitos Humanos, apresentação de uma peça de teatro sob o tema da Cidadania, leitura de poesia e apresentação do trabalho desenvolvido pelas classes no âmbito do Projecto para a Cidadania e Direitos Humanos. A cerimónia culminou com a entrega de medalhas de participação.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.