APAMCM

Page 23

Lúcia D´Almeida

número 1

desde o início a reorganização de expectativas e o reconhecimento dos limites da doença. Com o início do apoio psicológico, a adaptação às (in)capacidades e o planeamento do tratamento serão fundamentados nas reais necessidades do paciente, promovendo a aceitação, a auto-estima, a confiança e novos significados para a vivência patológica.

O reconhecimento do valor do apoio psicológico é necessário e deve ser plenamente comunicado, para que todos os pacientes oncológicos, assim que possível, sejam acompanhados por um método e prática clínicos, que serão ajustados a necessidades particulares, e contribuirão para o melhoramento do estado emocional e psíquico.

- 23 -

O apoio psicológico é uma importante ferramenta ao serviço da desmistificação da doença e comportamentos disfuncionais, providenciando um conhecimento ajustado sobre a realidade, que será transformado em competências emocional e psíquicas. Nas circunstâncias da doença oncológica, onde a crise e sofrimento dominam, o bem-estar mental do indivíduo assume importância fundamental, é inestimável, donde é imperativo o apoio psicológico - que se debruça sobre os factores psíquicos, familiares e sociais, no sentido de esbater as perturbações associadas ao cancro.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.