BoletimOutubro11

Page 1

Boletim Informativo Outubro / 2011

APAE Goiânia EDITORIAL As agruras e as delícias de ser professor Dia 15 de outubro é uma data para ser lembrada e comemorada mesmo que o professor ainda não seja valorizado como merece A arte de transmitir conhecimento permeou o imaginário infantil durante muito tempo. Quando as crianças respondiam a pergunta sobre o que gostariam de ser quando crescessem a resposta era unânime: professor. Hoje em dia, a dura rotina da maioria dos professores e a pouca valorização da profissão fez com que houvesse uma “dabandada” geral dessa escolha profissional. O resultado dessa situação é que faltam professores habilitados em várias disciplinas. No entanto, os que investiram e, ainda hoje, investem na carreira, em sua grande maioria, exercem o ofício com muito amor e competência. A Apae Goiânia reconhece a dedicação de cada um de seus educadores e de maneira muito especial homenageia a todos por meio desse editorial. Que todos permaneçam firmes no objetivo de transmitir conhecimento e, principalmente, de melhorar a qualidade de vida dos nossos usuários. Vocês são parte essencial da história que a instituição vem escrevendo há 42 anos. Parabéns!

Laboratório da Apae Goiânia recebe Certificação de Qualidade O Sistema Nacional de Acreditação (DICQ) patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas certificou, no último mês de agosto, o Instituto de Diagnósticos e Prevenção (IDP) da Apae Goiânia. O IDP obteve a aprovação do seu Sistema de Gestão da Qualidade e Competência Técnica para execução de exames laboratoriais nas especialidades de Imunologia, em conformidade com a Norma de Acreditação do DICQ, 5ª Edição, de fevereiro de 2011. Vale ressaltar que, em Goiás, o IDP é o único laboratório que realiza exames em sangue seco que possui essa certificação. A Acreditação é um processo voluntário em que uma instituição, governamental ou não, avalia um laboratório por meio de uma auditoria e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõe. Dentre vários objetivos esse processo pretende garantir a qualidade dos serviços prestados. Os requisitos são fundamentados em normas específicas de qualidade que contemplam as atividades laboratoriais — por exemplo: atendimento à legislação vigente, atendimento ao cliente, realização de exames, validade dos reagentes e produtos utilizados, calibração de aparelhos, rastreabilidade do processo, capacitação da equipe, dentre outros. Atualmente, a Acreditação no Brasil não é obrigatória. O laboratório pode escolher o órgão acreditador, baseando-se em sua credibilidade, experiência e no conhecimento técnico de seus auditores. Estes incentivam a equipe do laboratório, a alta direção e a gerência a alcançarem níveis cada vez mais elevados de qualidade e melhoria contínua. Após a auditoria, a Comissão de Acreditação de Laboratórios Clínicos avalia a documentação e as informações coletadas pelos auditores e aprova a Acreditação, demonstrando que o laboratório clínico possui compromisso com a qualidade. A validade do Certificado de Acreditação do Sistema de Gestão da Qualidade é de um ano – 03/08/2011 a 03/08/2012.


Apae Goiânia prepara novo espetáculo “Reinações de Lobato na Terra da Inclusão” será apresentado no dia 19 de novembro, às 20 horas, no teatro Rio Vermelho, no Centro de Convenções de Goiânia

Um dos clássicos da literatura infantil brasileira, Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, foi a base para a criação do espetáculo “Reinações de Lobato na Terra da Inclusão” que será apresentado pela Apae Goiânia no dia 19 de novembro, às 20 horas, no teatro Rio Vermelho do Centro de Convenções de Goiânia. Na apresentação os principais personagens da história recebem nova roupagem: a boneca Emília utiliza maneiras alternativas de comunicação, Pedrinho é cadeirante, Narizinho é interpretada por uma garota com síndrome de Down, Visconde de Sabugosa é hiperativo, Tia Anastácia é branca e a revolucionária dona Benta é negra. Todas essas diferenças causarão uma enorme confusão quando a bruxa Cuca descobrir que o autor do espetáculo a recriou sem rabo. Ou seja, é um espetáculo encantador, que tem por objetivo fazer com que o público repense seus valores e de fato combata qualquer forma de exclusão, além de apontar perspectivas e desafios para a verdadeira inclusão. O espetáculo conta com o apoio da Lei Municipal de incentivo à Cultura e patrocínio do Fujioka, Federal Gráfica, UTI Vida e ST Camisetas. Ficha Técnica: Roteiro, Direção Geral e Artística: Ronei Maciel Coreógrafo: Ronei Maciel Atores e bailarinos: Educandos da APAE Goiânia Produção Artística: Colaboradores da APAE Goiânia

Telemarketing expande sua atuação Desde o último dia 3 de outubro o setor de Telemarketing da Apae Goiânia aumentou a sua capacidade de atendimento de 20 para 25 operadoras. Com as cinco novas operadoras a expectativa é aumentar a captação de recursos por meio de uma maior prospecção de contribuintes. Todas receberam treinamento específico e já estão trabalhando. O período inicial de adaptação está sendo acompanhado de perto pela coordenadora do setor, Anissiê do Brasil Auriverde Alves.

www.goiania.apaebrasil.org.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.