Boletim Atos 29 no. 743 de 29-09-19

Page 1

Ap. Helio R. Lago REAVALIAÇÃO DA VIDA

Palavra apostólica

muito comum e “normal” e muito errado nós avaliarmos a vida das outras pessoas, principalmente em seus defeitos e erros, mas, quando para avaliarmos nossas vidas, até parece que somos os mais perfeitos aqui da terra, ou, quando falamos “eu não sou perfeito, mas, o fulano....” ai despencamos em cima daquela pessoa. Se cada um de nós deixamos de olhar para as outras pessoas e cuidarmos mais de nós mesmos, procurarmos nos corrigir e nos consertamos, o nosso mundo seria bem melhor, os relacionamentos seriam bem melhores, nossa vida seria metade do céu aqui na terra. Embora seja muito difícil pessoas assim, podemos dizer que existem pessoas tal como, que são aquelas que buscam uma vida mais perto de Deus, em santificação, cada dia buscando, santificando e praticando a Palavra de Deus. Muitas pessoas fazem esta “reavaliação” apenas no dia que estão participando da CEIA DO SENHOR, mas que infelizmente voltarão a praticar a mesma coisa, o que é chamado de iniquidade, que é um pecado que vai se agravando cada vez mais. Deus nos ordenou a “edificar uma casa para Ele”. Esta casa não é um prédio feito com tijolos nem madeira, mas sim um tabernáculo vivo feito de “pedras vivas” e, esta casa somos nós hoje. À medida que buscamos o Senhor, Ele nos ensina a edificar a nossa vida de acordo com o Seu padrão. Outra coisa, que precisamos é “dispor o nosso coração” buscando o Senhor. Em outras palavras, é uma atitude e uma decisão que devemos tomar.

É

O fato de a vida espiritual não ser mecânica a torna difícil de ser medida. A própria tentativa de definir espiritualidade já é uma tarefa difícil. Uma das causas de frustrações na busca por uma vida espiritual mais rativa é exatamente essa vida de aparência que muitos tem. A conversa entre Jesus e o jovem rico, registrada nos evangelhos, revela exatamente esse dilema: “Que farei de bom parar ter a vida eterna? […] A tudo isso [mandamentos] tenho obedecido. O que me falta ainda?” (Mt. 19:16-20). O ponto central da resposta de Jesus – “venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me” – é que espiritualidade não tem que ver simplesmente com obras, metas, objetivos, competência ou perfeição, mas com

relacionamento, intimidade e conexão. Embora relacionamentos sejam importantes, ainda assim são medidos. Sempre ouvimos daqueles que tem mais tempo na igreja sobre buscar ao Senhor. No entanto, pouco se é ensinado sobre a melhor forma de buscar a Deus. Na verdade, não existe uma única forma padrão, mas o melhor jeito é nos sentirmos a vontade diante de Deus. A Bíblia nos ensina que devemos buscá-lo de todo o coração, ou seja, de corpo e alma, ansiando por Sua presença. E neste artigo trago a vocês algumas dicas importantes que lhe farão chegar mais perto de Deus. “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jr. 29:13). Devemos reconhecer que precisamos e sempre precisaremos de Deus. Sem Ele nada somos e nada poderemos fazer. Se tomarmos atitudes com esse propósito, com certeza seremos mais íntimos de Deus. Ele não quer que tenhamos uma comunhão de servo para Senhor, mas de filho para Pai, fundamentada numa amizade. A Bíblia relata em João 15:15, o Senhor Jesus nos levando a um outro nível de intimidade com Deus, quando fala que “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer”. A forma mais eficaz de saber se algo é da vontade de Deus é avaliando se aquilo está claramente explicito na Palavra de Deus, se a Bíblia diz sim ou não para aquilo que quer fazer. muitas pessoas vivem a declarar que Davi foi “o homem segundo o coração de Deus”. Falam e repetem essa verdade, sem saber o que ela realmente significa. Sim, Davi era um homem segundo o coração de Deus, pois, como servo “faria toda a vontade de Deus”. Em outras palavras, “realizaria toda a obra que Deus desejava receber das mãos dele”. Ainda, “serviria a Deus, cumprindo todo o propósito de Deus para sua vida”. Davi servia a Deus querendo honrá-lo. Não o fazia para aparecer aos homens. Agia para honrar Deus e Sua vontade. Um exemplo está em 1 Samuel 17.45, que diz: “Davi disse ao filisteu: tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”. Vale ressaltar que Davi agiu. Não entrou em discussões para honrar a Deus, mas simplesmente REAVALIOU e agiu.

DEIXA ROLAR SOBRE JEOVÁ O TEU CAMINHO

A tradução de Young, do versículo: “Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará”, diz: “Deixa rolar sobre Jeová o teu caminho, confia nele, e o mais Ele trabalha”. A tradução chama a nossa atenção para a imediata ação de Deus quando verdadeiramente entregamos, ou fazemos rolar das nossas mãos as dele o fardo, seja ele qual for: o sofrimento, a dificuldade, as necessidades materiais, os problemas familiares. “Ele trabalha”. Quando? Agora. É tão fácil adiarmos o momento de crer que Ele toma nas mãos imediatamente o que lhe confiamos, e que ele toma para si executar aquilo que lhe entregamos – em vez de afirmamos no ato da entrega: Ele trabalha agora mesmo, e O louvarmos por ser assim. A nossa atitude de expectativa e confiança libera a operação do Espírito Santo no problema que lhe entregamos. A questão fica fora do nosso alcance... “Ele trabalha”. Este fato deve confortar-nos; não precisamos mais nos preocupar, quando a questão já foi entregue em suas mãos. Oh, que alivio isso traz! Ele está realmente operando naquela dificuldade. Mas, talvez alguém diga: “Eu não vejo os resultados”. Não faz mal. Se entregarmos o assunto a ele e olharmos para Jesus esperando que Ele opere, “Ele trabalha”. A fé pode ser provada, mas “Ele trabalha” a palavra é segura. “Clamei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa” (Sl 57.2) Uma tradução antiga diz: “Ele executará o que eu tenho pela frente”. Essa expressão torna o verso bem significativo para nós. Exatamente aquilo que “eu tenho pela frente” - as dificuldades que encontro no meu dia de trabalho: aquele assunto que não sou capaz de resolver, ou a responsabilidade que assumi sem avaliar bem minhas limitações – isso é o que posso pedir, e então descansar, seguro que Deus irá trabalhar. “Os sábios, e os seus feitos estão nas mãos de Deus”.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.