Ap. Helio R. Lago É BOM DEMAIS SERVIR A DEUS!!!
Palavra apostólica
A
Obra de Deus se faz também com trabalho, com esforço, com dedicação, com boa vontade, com responsabilidade, com amor, com temor, com alegria... Jesus, pessoalmente, começou uma obra especial que tem perdurado por quase dois mil anos. Ele dedicou Sua vida física para estabelecer firmemente essa obra. Uma vez Ele disse aos Seus discípulos que estava ocupado demais para se alimentar: “A minha comida é fazer a vontade Daquele que me enviou e realizar a Sua obra ” (João 4:34, ênfase adicionada em todo o texto). Mais tarde, Ele fundou a Sua Igreja para continuar essa missão sagrada. A uma missão importante da Igreja é anunciar à humanidade o iminente arrebatamento dos escolhidos de Deus na segunda vinda de Jesus Cristo. A maioria das pessoas pode ver que o nosso mundo está cheio de problemas que desafiam as soluções humanas. Mas poucas pessoas entendem como o retorno de Jesus Cristo vai resolver esses dilemas da humanidade. Ele comissionou a Sua Igreja para tornar esse conhecimento disponível a esse mundo confuso. Pouco antes de subir ao céu, Jesus disse aos Seus apóstolos: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho [as boas notícias que Ele trouxe] a toda criatura” (Mc. 16:15). Anteriormente Ele havia dito a eles que “este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo … e então virá o fim” (Mt. 24:14). Como o evangelho do Reino de Deus é maravilhoso. Jesus Cristo voltará à Terra e ensinará o caminho de Deus às nações. Nenhum evento na história da humanidade é mais importante para o seu bem-estar do que a segunda vinda de Jesus Cristo. Portanto, a Igreja tem que explicar ao mundo o quão essencial é Sua segunda vinda. E também é comissionada a ensinar os caminhos de Deus para aqueles o chamam ao arrependimento. Jesus disse aos Seus apóstolos para “fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.” (Mt. 28:19-20 Deus tem sempre a certeza que aqueles que renderem suas vidas a Ele, como fez Abraão, serão capazes de ajudar no custo da realização da obra que é
feita em Seu nome. Paulo explicou desta forma: “E Deus é poderoso para tornar abundante em vós toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda suficiência, superabundeis em toda boa obra” (2 Co. 9:8). A Bíblia demonstra que somente a palavra de Deus pode executar a sua obra, pois tudo que foi criado, obras visíveis e invisíveis, existem por intermédio da palavra de Deus ( Hb 11:3 ). Toda e qualquer obra realizada por Deus, criativa ou redentora, só pode ser executada por meio da sua palavra “Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei” ( Is 55:11 ). Se estamos procurados em saber como fazer a obra de Deus com excelência, acreditamos que não vale à pena fazer a Sua obra sem ter um relacionamento pessoal com Ele e amá-lo. O pastor da igreja de Éfeso era um grande obreiro e fazia a obra de Deus com perseverança, mas foi despertado pelo Senhor a se arrepender de certos pecados, do contrário todo seu ministério estaria perdido. (Ap 2:1-5). Sinceramente, Deus não está chamando apenas servos, ou homens religiosos dotados de sabedoria para o trabalho do evangelho, muito pelo contrário, antes de tudo Ele quer nos limpar do pecado e relacionar-se conosco. Nós não fomos chamados para ser apenas um servo, mas filhos (2 Co 6:16-18) O apóstolo Paulo disse: “Se for possível, no que depender de vós, vivei em paz com todos os homens.” (Rm. 12:18). Mas onde que estar em paz com as pessoas se encaixa em como fazer a obra de Deus? É simples entender, pois tendo um bom relacionamento com as pessoas e um bom testemunho de vida, o obreiro do Senhor receberá mais credibilidade quando pregar a Palavra de Deus. Jesus já havia explicado como eles poderiam expandir a sua eficácia. Ele disse aos Seus discípulos: “A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros. Rogai, pois, ao senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara” (Mt. 9:37-38). Jesus deixou claro a Seus discípulos que o envio de trabalhadores para a colheita é trabalho de Deus. Somente Deus Pai pode chamar novos trabalhadores ao arrependimento e dar-lhes a fé para se tornarem parte da obra iniciada por Jesus.
O QUE É O AMOR? Numa sala de aula haviam várias crianças. Quando uma delas perguntou à professora: - Professora, o que é o amor? A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera. Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor. As crianças saíram apressadas e ao voltarem a professora disse: - Quero que cada um mostre o que trouxe consigo. A primeira criança disse: - Eu trouxe esta flor, não é linda? A segunda criança falou: - Eu trouxe esta borboleta. Veja o colorido de suas asas, vou colocá-la em minha coleção. A terceira criança completou: - Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele havia caído do ninho junto com outro irmão. Não é uma gracinha? E assim as crianças foram se colocando. Terminada a exposição a professora notou que havia uma criança que tinha ficado quieta o tempo todo. Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido. A professora se dirigiu a ela e perguntou: - Meu bem, porque você nada trouxe? E a criança timidamente respondeu: - Desculpe professora. Vi a flor e senti o seu perfume, pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo. Vi também a borboleta, leve, colorida! Ela parecia tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la. Vi também o passarinho caído entre as folhas, mas ao subir na árvore notei o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-lo ao ninho. Portanto professora, trago comigo o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho. Como posso mostrar o que trouxe? A professora agradeceu a criança e lhe deu nota máxima, pois ela fora a única que percebera que só podemos trazer o amor no coração e não em nada físico. Nós, homens e mulheres, somos como aquelas crianças. Temos que levar vantagem em tudo, não importa a dor que a quem causamos, sejam nos negócios, no supermercado, com um vizinho, no trânsito, buscamos sempre a nota máxima da esperteza e do egocentrismo .... "EU FIZ, EU CONSEGUI, EU MANDEI, EU, EU, EU...." . Lembre-se que Deus lhe deu o mais puro dos sentimentos e o mais nobre de todos os dons, tire a nota máxima na escola da vida, aos olhos D'Ele. Jesus um dia falou ... "em verdade vos digo que quem não receber o reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele." (Mc 10:15)