Ap. Helio R. Lago USA-ME SENHOR!!!
Palavra apostólica
P
ara sermos usados por Deus precisaremos ser ousados, as duas palavras até se parecem, mas uma completa a outra. Deus não usa covardes “Mas, quanto aos covardes (tímidos), e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” (Ap. 21:8). Para Josué Deus disse: “Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” (Js. 1:6-9). Se quisermos ser usados por Deus, precisamos querer fazer a vontade de Deus mais do que qualquer outra coisa. Deus tem um plano para nós, mas não é automático. Devemos escolher cooperar com os propósitos de Deus em nossa vida ou perderemos a oportunidade. Deus não é arbitrário quando escolhe alguém para usar, mas, por outro lado precisaremos ser usáveis. “Deus está procurando pessoas para usar” e se nós formos “usáveis”, Deus nos usará abundantemente. Até que experimentemos ser usados por Deus para abençoar alguém, ainda não vivemos realmente. Alguns poderão estar pensando: “Deus nunca poderia me usar”. Há sempre um preço a ser pago para seguirmos o plano de Deus para nossa vida. Teremos que abrir mão de alguma coisa. E sempre haverá riscos que exigirá um passo de fé de nossa parte. Chegou o tempo de uma geração ousada e usada por Deus se levantar e nós somos esta geração. Um povo que tem a coragem de enfrentar o seu gigante em nome do Senhor dos Exércitos. Profetas que clamam pelo fogo do céu mesmo na presença de opositores,
como Neemias diante Sambalate, Tobias e Gesém. Deus precisa de guerreiros que ousam deixar de lado uma identidade de fracos e medrosos para alcançarem a vitória. Líderes que ousam avançar mesmo diante de muralhas em sua direção. Homens e mulheres que saem dos seus barcos para andarem na Palavra sobrenatural, como Pedro. Quantas bêncãos mais vamos perder de Deus e da vida que Ele nos concedeu por não ousar? Perdemos oportunidades. Não ousamos tentar por medo de errar. Não ousamos amar. Perdemos pessoas. Não ousamos dizer “eu te amo”, “você é importante”. Não ousamos experimentar coisas novas. Não ousamos dizer não e nem sim. Perdemos vida, porque não ousamos viver. Sem certa dose de ousadia, o evangelho, que é sobrenatural, pode se tornar algo natural, o incomum pode se tornar comum, a vida pode ter um gosto amargo da morte. Não deixe de ser ousado por medo de fracassar. Pedro em sua ousadia andou por sobre as águas, vacilou por um instante e começou a afundar, mas Jesus o resgatou. O Senhor nunca vai deixar um ousado afundar. Creia, seja ousado, o seu erro de hoje pode levá-lo a aprender e crescer. O Pedro que quase afundou foi o mesmo que, tempos depois, Deus usou sua sombra para curar enfermos. Todo cristão comprometido com Deus deseja do fundo do coração ser cheio do Espírito Santo. Mas, para que isso aconteça é preciso esvaziar o coração de tudo o que nos afasta do Senhor. A palavra 'esvaziar' significa 'tornar vazio, desocupar'. Isto é, devemos desocupar a nossa casa espiritual para dar lugar ao Espírito de Deus. Se estivermos cheios de orgulho, vontade própria, vaidade, raiva, murmuração..., então o Espírito Santo não terá espaço para atuar em nossas vidas. É por isso que poucos vivem cheios do Espírito Santo, pois não querem negar a si mesmos e ter uma vida de obediência. Devemos seguir o exemplo de Paulo que abriu mão dos seus títulos religiosos, reconhecimento das pessoas e negou a sua vida para viver os planos de Deus. Veja o que ele disse: "Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim" (Gl.2:20).
O BATISMO DE JOÃOZINHO Joãozinho foi batizado quando era criança ainda, na denominação Católica, mas depois, quando adolescente, começou a frequentar a Presbiteriana. Disseram para Joãozinho que o batismo dele não valeu, porque a igreja de Roma é herege, então ele foi batizado de novo com água na cabeça. Alguns anos mais tarde, Joãozinho começou a ir na denominação Bola de Neve, onde disseram para ele que o batismo dele não valeu porque ele tinha que mergulhar na água. Então Joãozinho participou, num domingo de uma festa de batismo onde todo mundo escorregava num tobogã e caia na piscina. Então Joãozinho precisou mudar de cidade e começou a frequentar uma denominação Batista perto da casa dele. Disseram para Joãozinho que o batismo dele não valeu porque não se pode batizar em tobogã pois é algo reprovado pela Bíblia. Então mergulharam Joãozinho no tanque e ele foi batizado de novo. Um dia Joãozinho teve que mudar de cidade e começou a frequentar uma denominação pentecostal perto da casa dele. Disseram para ele que o batismo dele não valeu porque ele tinha que ser batizado na água corrente. Então levaram Joãozinho no rio de água corrente e o batizaram em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Joãozinho mudou de bairro e começou a ir na denominação Tabernáculo da Fé, então disseram para ele que o batismo dele não valeu porque o batismo tinha que ser em nome de Jesus e então mergulharam ele de novo. Um dia Joãozinho foi morar no sítio onde tinha uma Congregação Cristã do Brasil, então disseram que todos os batismos de Joãozinho não valeram porque ninguém pode dizer "..eu te batizo" e então, Joãozinho foi batizado de novo. Joãozinho morreu de pneumonia. NOTA DA REAÇÃO: INFELIZMENTE a preocupação de muitas igrejas é com o batismo ou a forma que a pessoa é batizada, e não apenas com a SALVAÇÃO através de Jesus que é o ÚNICO CAMINHO que nos leva a Deus.