Ap. Helio R. Lago PARA SUBIR TEM QUE DESCER!
Palavra apostólica
N
a vida real, seja na vida material ou espiritual, se quisermos subir teremos que primeiramente descer. Jesus disse: “Mas o maior dentre vós será vosso servo. Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mt. 23:11-12) e “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?” (Lc. 9:23-25). Então vemos que na realidade temos que primeiramente descer para depois subir, temos que perder para podermos ganhar. Conta-se a história de alguém que estava em perigos na beira de um rochedo, ficando suspenso acima do oceano e estava numa situação desesperadora que clamava por socorro. Uma voz acima dele disse: “Eu o ajudarei, mas a primeira coisa que você precisa fazer para receber minha ajuda é soltar-se”. Para algumas pessoas constitui uma surpresa descobrirem que no momento em que se largam, elas não caem estrondosamente nas águas mais abaixo, mas são circundadas pela rede do evangelho. “Teriam de cair os que se quisessem erguer novamente. Precisamos cair sobre a Rocha e despedaçar-nos, antes de poder ser elevados em Cristo. O “eu' tem de ser destronado, abatido o orgulho, se queremos conhecer a glória do reino espiritual. Essa ainda é uma das razões por que as pessoas rejeitam a Jesus. Não querem entrar em Seu reino por meio da humilhação. Ele “encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos”. O problema do pecado, nossa incapacidade para satisfazer os requisitos da lei de Deus, é o que revela nossa necessidade e nos impele a despedaçar-nos sobre a Rocha. A posição mais perigosa não é a daquele que está lá embaixo e sabe disso, mas a daquele que julga estar lá em cima e que não precisa descer, daquele que está levando sua vida “numa boa” independentemente de Jesus Cristo Meditando na palavra de Deus e no seu modo de trabalhar percebemos que realmente a sabedoria de
Deus é loucura para os homens, vemos que para subir e se exaltar na presença de Deus primeiro temos que descer; descer do salto, descer do altar, descer do topo, temos que estar verdadeiramente entregues a Ele, e esta entrega só acontece quando estamos embaixo, quando nossas forças não são mais suficientes para continuar. Ao contrário do que nos é ensinado nas faculdades, nos livros, pelos doutores, pelos mestres e pelos filósofos que mostram que a caminhada para o sucesso é como uma escada e você irá sempre subindo de degrau em degrau, Deus nos mostra que para Ele os mais humilhados ou aqueles que mais andaram na contra mão da sociedade e destas filosofias, aqueles que ao invés de subir os degraus pareciam afundar cada vez mais, é que são realmente os exaltados. José, o filho mais novo, o mais fraco dos irmãos que depois de descer no “fundo do poço”, depois de ser escravo e ainda assim como escravo condenado a prisão veio por Deus a ser exaltado e ser o governador do Egito. Notemos também a vida de Davi, o caçula, o último dos herdeiros, mais fraco, que ao contrário do irmãos caçadores e guerreiros era pastor de ovelhas e tocador de arpa, o único que não estava presente na reunião para receber o profeta que ungiria um daqueles Rei, o excluído daquela família mas que também foi exaltado por Deus e se tornou Rei de toda a nação de Israel. Deus disse para Jeremias: “Jeremias, desce à casa do oleiro, que ali eu falarei contigo”. (Jer. 18:1-4)... Naamã teve que descer sete vezes no Jordão... Sadraque, Mesaque e Abde-Nego, desceram à fornalha... Daniel desceu à cova dos Leões – (Daniel 6:16-20)... Por isso amado não se preocupe se a sua vida é um caminho de humilhação e de perda, creia em Deus, não deixe de ter fé, não deixe de acreditar, não deixe de sonhar, mesmo que tudo pareça não ser o que você queria Deus está preparando um banquete para você na presença dos seus inimigos, Deus está te ensinando e te moldando; e assim como um oleiro está quebrando o vaso velho, rachado e feio e te transformando em um vaso sem trinca, um vaso forte, um vaso que será cheio do azeite, cheio da unção, mas para isso é necessário passar pela olaria de Deus, aguente firme, segure na promessa, pois quem prometeu é fiel e vai cumprir.
AJUSTE SUA VIDA
Muitos de nós somos como o homem que disse: “Quando descanso, enferrujo”. Quer saber de uma coisa? Sempre haverá mais alguma coisa para fazer! Se você é constantemente impelido pelo que “precisa ser feito”, irá ficar esgotado e fracassar em fazer o que Deus o escolheu para fazer. Então, eis algumas sugestões práticas para medir os seus passos. Primeiro, mude seus hábitos alimentares. A Bíblia diz “Não é muito sábio se empanturrar de doces...” (Prov. 25:27). Você não colocaria açúcar no seu tanque de gasolina, portanto seja sábio; eduque-se a respeito da boa nutrição. Segundo, seja claro com relação aonde quer chegar. Estabeleça objetivos específicos e tenha um plano e uma tabela de horários para poder atingi-los. Não seja controlado por uma rotina descuidada. Terceiro, em vez de ignorar seus problemas, resolva-os. Aja antes que eles se tornem crônicos e comecem a drenar a sua energia. Depois, não fique vegetando diante da TV. Assistir televisão demais entorpece a sua mente e nina você, levando-o à letargia. “Mas os que esperam no Senhor... renovam as suas forças...” (Is. 40:31). Então, se você está sobrecarregado, não aceite mais trabalho. Não diga sim por um sentimento de culpa, de falsa responsabilidade ou pela necessidade de se sentir necessário. Em quarto lugar, faça uma pausa. Quando foi a última vez que você tirou um tempo para sair do seu contexto? Uma mudança de ritmo e um cenário novo são ótimos recarregadores de baterias. Finalmente, vá dormir mais cedo. Quando você assobia e chupa cana ao mesmo tempo, é você quem se desgasta. Você diz: “Mas estou fazendo isto para o Senhor”. Observe que o Senhor diz: “Inútil vos é levantar cedo, trabalhar até tarde... pois aos Seus amados Ele dá enquanto dormem”. (Salmo 127:2) (A Palavra para Hoje) “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11:29) "O preguiçoso morre desejando, porque as suas mãos recusam trabalhar"(Provérbios 21:25) "O que ajunta no verão é filho sábio, mas o que dorme na sega é filho que envergonha" (Provérbios 10:5)