Essa obra é licenciada sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4 0 Internacional Isso significa que você é livre para compartilhar e distribuir o material, desde que atribua créditos aos autores originais, não utilize o conteúdo para fins comerciais e não faça modificações no mesmo
da edição de 2023
Algumas Palavras Iniciais
Bem-vindo ao 2º Anuário dos Amigos do Coin Show! Ainda não é possível dizer que essa é uma publicação tradicional, com apenas dois números, mas estamos chegando lá!
Caso você ainda não saiba, esse é um trabalho colaborativo de participantes do grupo de numismática Coin Show!, criado e mantido pelo mestre Geison Pulga. Você pode saber mais a respeito consultando nossa primeira edição, clicando na imagem ao lado.
2024 vai ficar marcado como o ano em que a guerra contra as “blusinhas da Shopee” atingiu em cheio o mercado numismático Com o cerco às pequenas importações, trocas e compras internacionais de moedas se tornaram complicadas e caras.
Não deixa de ser surpreendente, portanto, a qualidade e a diversidade das moedas selecionadas para essa edição Mostram algumas das melhores e mais interessantes peças que, ao longo do ano, ingressaram nas coleções de nossos colaboradores!
Para um colecionador, poucas coisas são melhores do que ver uma bela seleção de moedas E é para isso que fazemos essa revista Boa leitura!
Capa
Sumário
Theta e Épsilon
Essa moeda é muito especial para mim, por dois motivos:
Primeiro, por ter sido uma das primeiras moedas internacionais Circulou e era aceita em várias cidades-estado gregas, em uma época em que a ilha de Egina era uma potência comercial marítima.
O segundo motivo é o meu interesse por modificações feitas em moedas Essa peça apresenta um carimbo, provavelmente
aplicado por um comerciante para verificar se era de prata pura, e também foi rusticamente gravada com as letras gregas "Theta" e "Épsilon" Seriam as iniciais do nome de alguém que a marcou ao depositá-la em um templo, antes de uma viagem, e queria ter a certeza de receber a mesma quando fosse retirá-la? Ou teria outro motivo?
A importância histórica e essa possibilidade de conexão com indivíduos do passado (mesmo que só exista dentro da minha cabeça rsrs) me trouxeram bastante
satisfação ao incorporar essa peça à minha coleção em 2024.
Leandro Tavares Campinas / SP
Stater - 480-457 a C Egina
Paraíso
Desde que vi as fotos dessas moedas da Nova Guiné Alemã, com suas aves-do-paraíso, num catálogo antigo que eu possuía, fiquei apaixonado por elas e doido pra ter uma. A dificuldade em achá-las à venda, no século passado, somado ao alto valor que custam, fizeram com que meu desejo só fosse realizado após quase 40 anos.
Marcos Titato
São Paulo / SP
2 Neu-Guinea Mark - 1894
Nova Guiné Alemã
África Alemã
Em 2024, o foco da coleção foi para aquisição de novas peças por tipo e, principalmente, por novos emissores
No decorrer do ano, tive a oportunidade de adquirir esta peça da África Oriental Alemã. Essa colônia se estendia pela atual Tanzânia (excluindo Zanzibar), Burundi, Ruanda e partes de Moçambique
A base para a ocupação foi lançada em 1884 por Carl Peters, fundador da Sociedade Alemã da África Oriental, por meio de aquisições controversas de terras e acordos de proteção.
Em resposta à expansão territorial, a população do litoral revoltouse em 1888, levando a uma violenta repressão militar, em 1890, e ao domínio do Império Alemão sobre a região, em 1891. A cidade portuária de Dar es Salaam, na Tanzânia, tornou-se a sede do governo colonial.
Com o início da Primeira Guerra Mundial, a economia da colônia entrou em colapso A área acabou sob soberania britânica com o Tratado de Versalhes, em 1919.
Paulo Borges Viçosa / MG
1 Rúpia - 1911 África Oriental Alemã
A civilização Artuqid, estabelecida em 1102, foi uma dinastia turcomana que surgiu como um beylik (principado, na concepção ocidental) do Império Seljúcida, governando partes da Anatólia oriental, Síria e norte do Iraque até o século XIII. Fundada por Artuk Bey, a dinastia era conhecida por sua herança cultural e arquitetônica, incluindo mesquitas e pontes notáveis O ramo de Mardin, que perdurou até 1409, destacou-se sob
líderes como Ilghazi e Qara Arslan. Apesar de conflitos constantes, os Artuqids deixaram um legado significativo em metalurgia e literatura
A moeda mostra a representação islâmica da constelação de Sagitário, de influência persa. Metade humano, metade grande felino, aponta uma flecha para a ameaçadora cabeça de dragão que emerge do próprio rabo.
Fábio van Cocco
Fortaleza / CE
Dirham - AH 599 (1203)
Nasir al-Din Artuq Arslan Dinastia Artuqid
nidade e arrematei essa por praticamente metade do valor de mercado.
Selecionei essa peça por diversas razões: por ser a única que tenho desse material, pelo tempo que le-
pois, lá foram produzidos Notgelder de grés e porcelana destinados a combater a escassez de troco.
Carlos Alberto Ribeiro Imbé / RS
1 Marco - 1921
Estado Livre da Saxônia (Alemanha)
Conquistadores
Quando criança, eu era fascinado em descobrir a história por trás das moedas, costume que não abandonei com o passar das décadas
Este quirate que lhes apresento foi cunhado em nome de Abu Bakr Ibn ‘Umar, nomeado Emir do sul do Marrocos e do Adrar Mauritano, em 1054, por Abdallah ibn Yasin, o fundador da Ordem "Dar alMurabitin", mais conhecida como Almorávida
É encantadora e fascinante a breve história dos Almorávidas, um povo que saiu dos confins da Mauritânia, atravessou o Mar Mediterrâneo e conquistou as terras que viriam a ser Portugal e Espanha, montados em camelos
As marcas da invasão e domínio dos Almorávidas estão impressas tanto nas calçadas desde a Península Ibérica até o Senegal, quanto no DNA de cada um de nós brasileiros e portugueses.
Reginaldo dos Santos Praia Grande / SP
Quirate - AH 446 (1054) Abu Bakr Ibn ‘Umar Império Almorávida
Urano
Tenho uma paixão por colecionar moedas com diferentes metais e suas variações de cores Há anos estava em busca de uma moeda de nióbio e finalmente, este ano, surgiu a oportunidade de adquirir uma joia rara: uma moeda de Palau que homenageia o planeta Urano.
Essa moeda bimetálica é uma verdadeira obra de arte, com um anel de prata e um núcleo de nióbio, uma combinação fascinante e pouco comum no mundo numismático.
Luan Brito Campinas / SP
2 Dólares - 2018 Palau
Civium Industria
Floret Civitas
Essa moeda comemorativa de 5 Shillings, de 1951, foi emitida pelo Reino Unido em celebração ao “Festival of Britain”, evento cultural realizado para simbolizar a recuperação do país no pós-guerra.
Apresenta no anverso o retrato do rei George VI, e no reverso a clássica imagem de São Jorge matando o dragão, símbolo da coragem e do triunfo, usada tradicionalmente em moedas britânicas. Em sua borda aparece a inscrição em latim MDCCCLI CIVIUM INDUSTRIA FLORET CIVITAS MCMLI (1851 Pela indústria de seu povo o Estado floresce 1951)
Com um diâmetro de 38,61 mm e
peso de 28,28 g, esta peça foi a primeira Crown cunhada em cuproníquel, marcando a transição dos metais preciosos para ligas mais acessíveis É uma moeda significativa, tanto por sua qualidade artística (que provocou em mim um incontrolável desejo de tê-la em minha coleção), quanto por sua conexão com a história e o espírito de renovação do Reino Unido.
José Claudio Calado Maceió / AL
5 Shillings (Crown) - 1951
Reino Unido
Maravedís de Santo Domingo
Ao chegar em Santo Domingo, pensei que as férias seriam frustrantes do ponto de vista numismático. Não há lojas na capital Dominicana, e a Casa das Cinco Medalhas estava fechada durante a semana, ao contrário do que indicava o Google Maps. No entanto, descobri que ela abriria no domingo seguinte e que ali funciona a sede da Sociedade Numismática Dominicana (SND)
A SND possui uma exposição pequena, mas bem significativa, com moedas de diversos períodos,
além de contar com um pote de moedas correntes para garimpo gratuito. Além disso, no dia de minha visita, estava ocorrendo um pequeno encontro de associados Conheci um detectorista que havia encontrado um punhado de moedas de 4 maravedis, cunhados ali mesmo, na segunda casa de cunhagem (ceca, em espanhol) das Américas, atrás apenas da ceca Mexicana.
O estado de conservação não era dos melhores, então peguei três exemplares, dos quais dois são apresentados aqui para representar anverso e reverso de um mesmo tipo. São moedas do período do rei Carlos I (com a corregência apenas
nominal de sua mãe, a rainha Joana I). Seu reinado ficou marcado pelas guerras externas e a conquista dos impérios précolombianos
Rodrigo Queiroz Rio de Janeiro / RJ
4 Maravedis - s.d. (1542-1556)
Ilha de São Domingos Império Espanhol
O Grande Voivod
Era noite tempestuosa. Relâmpagos iluminavam as janelas enquanto os fortes pingos de chuva batiam contra os vidros O tempo feio logo provocou falta de luz por longo período, restava apenas recorrer a métodos antigos: uma vela sobre a mesa e um lote de moedas à espera de classificação.
Separei um lote de peças a identificar, logo uma moedinha me chamou atenção, em meio a diversas comuns, estava lá, uma cruz rodeada por quatro estrelas no an-
verso e uma legenda obscura em latim e cirílico no reverso, me pareceu familiar com algo que vi tempos atrás, rapidamente peguei no fundo da estante um empoeirado catálogo da antiga Romênia para confirmar: Sim, uma moeda de Radu I, príncipe da Valáquia de 1377 a 1383, o primeiro a adotar o título de Grande Voivod, mais conhecido por ser pai de Mircea, o Velho, que por sua vez era o pai de Vlad Tepes, ou seja, uma moeda do avô do conde empalador, mais conhecido por sua popular alcunha: Drácula
Essa moeda é a mais especial para mim este ano, pois sempre fui fas-
cinado pela história, tanto a fantástica quanto a real, do lendário vampiro romeno.
Geison Pulga Guaporé / RS
1 Ban - s d (1377-1383)
Radu I Valáquia
Deus .
Ela faz referência a um selo hebraico do século VIII a.C. que pertenceu a um homem chamado Oniyahu Ben Meirav. Esse objeto arqueológico é ornamentado com um navio a vela realista, a única representação do tipo existente
em três idiomas: hebraico, inglês e árabe. Essa diversidade linguística simboliza a coexistência das culturas que formam a sociedade israelense.
Em resumo, essa moeda comemora:
1 A herança marítima de Israel;
1 Sheqel - 5745 (1985) Israel
Próxima parada, Nauru
Comecei a colecionar desde muito jovem, há mais de 20 anos Iniciei com umas poucas moedas herdadas do meu avô. Quatro anos atrás decidi completar, com emissões oficiais, ao menos uma moeda de cada um dos 193 países da ONU. Tarefa árdua e onerosa.
A aquisição dessa moeda, esse ano, significa a persistência nesse objetivo, um marco que cada vez mais se aproxima. Nauru é um dos países mais difíceis e caros de se conseguir. Além disso, é uma moeda de ouro, o que abrilhanta e eleva ainda mais o nível da coleção, hoje com mais de 600 emissores
O ingresso no grupo Coin Show e os conhecimentos compartilhados pelo amigo Geison, foram de fundamental importância na consolidação do meu interesse pela numismática e a evolução bem direcionada de minha coleção, chegando em um patamar no qual eu e meu falecido vô jamais imaginaríamos
Felipe J. Mendonça Santos
Cabo de Santo Agostinho / PE
5 Dólares - 2008
Kaiser Wilhelm II Nauru
Sebastião
Essa foi a moeda mais interessante de 2024 Quando chegou às minhas mãos, estava com uma grossa camada de carbonatos que ocultava praticamente todos os detalhes. Era possível ver um único ornamento, na lateral de onde deveria existir um escudo português. Com essa informação fui capaz de identificá-la corretamente como de Dom Sebastião (minha única!) O trabalho de limpeza foi bastante gratificante No final, vários de seus detalhes haviam sobrevivido ao tempo.
Dom Sebastião foi uma figura trágica em muitos aspectos. Sua
morte, no entanto, teve um grande impacto para o nosso país. Por ter sido incapaz de deixar herdeiros, a Coroa de Portugal acabou absorvida pelo Império Espanhol Com o desaparecimento da fronteira entre os dois, colonos portugueses entraram profundamente no continente sulamericano, aumentando muito o território que viria a ser do Brasil.
Curiosamente, sua morte trouxe também um impacto numismático. Com a União Ibérica, os neerlandeses (em guerra com o Império Espanhol) foram impedidos de comprar açúcar dos portugueses, levando-os a invadir e estabelecer uma colônia no nordeste brasileiro. Impossibilitados de trazer recursos
de fora, devido ao cerco militar, acabaram cunhando as primeiras moedas “brasileiras”. As famosas obsidionais
Ricardo Vibranovski Rio de Janeiro / RJ
3 Réis - s.d. (1557-1578)
Dom Sebastião I Portugal
Sede Vacante e o Camerlengo
Século passado Era o ano 1978, eu finalmente com dezoito anos e muitos sonhos Estava feliz, pois já estava há dois anos no primeiro emprego e já havia sido promovido…
Setembro daquele ano, mais precisamente no dia vinte e oito. Foi amplamente divulgada a morte do papa recém-eleito, João Paulo I, fi d ó ê d
ção as fumaças negras e brancas, coisas inéditas para mim.
Em 2006, li o livro O Código da Vinci, de Dan Brown Achei interessante todo o processo da Sede Vacante Chegar até a essa moeda levou mais um tempo, mas não parei de ler sobre o assunto. Até que, meses atrás, apareceu a peça à venda e eu não resisti.
O Camerlengo é um título, o Cardeal que administra os bens e direitos da Santa Sé até que o novo Papa seja l bé f d
No anverso da moeda vemos o Brasão de Armas do Cardeal Jean Villot, o então Camerlengo, indicando SEDE VACANTE (o assento está vago)
Luiz Lourenço Gravataí / RS
O Nome Divino
A palavra hebraica הוהי presente na moeda representa o nome próprio de Deus e é conhecido como tetragrama. Os quatro caracteres são lidos da direita para esquerda e transliterados representam as letras YHWH. Apesar da pronúncia exata não ser conhecida a tradução mais comum em português para o nome é Jeová
Este nome aparece quase 7 mil vezes nos manuscritos originais da Bíblia em hebraico, mas diversas traduções o substituem por títulos como SENHOR. A razão da troca é por respeito a uma tradição judaica que considera o nome sagrado demais para ser dito Mas ao longo da história muitos
mostraram mais respeito pelo nome que pela tradição e o colocaram em destaque de modo respeitoso, como ocorrido na Dinamarca no século XVII.
Durante a reforma protestante surgiram várias traduções da Bíblia. Em 1604 durante o reinado de Christian IV da Dinamarca, um teólogo chamado Hans Paulsen Resen convenceu o rei da necessidade de ajustes na tradução em dinamarquês. Baseando-se nos textos originais o teólogo fez com que o rei viesse a conhecer o tetragrama e esse o estampou em locais públicos e em algumas moedas.
A moeda mais legal da minha coleção, adquirida em 2024 carrega
essa história e tem estampado o monograma do rei Christian IV e o tetragrama que representa para muitos o nome mais importante de todos, o nome de Deus Jeová.
Rafael Fiore Gonçalves Jundiaí / SP
2 Marcos Dinamarqueses - 1645 Christian IV Dinamarca
A Infame Coleção de Mr. Hare
Essa é uma moeda histórica da Indonésia, cunhada no período da ocupação britânica, durante as Guerras Napoleônicas. A peça foi produzida somente em 1813 para circular em Maluka, durante o governo local de Alexander Hare.
Hare era filho de um relojoeiro de Londres, mas passou boa parte de sua vida no Sudeste Asiático como comerciante privado ou a serviço da Companhia Britânica das Índias Orientais. Atuou como “Resident” (governador) de Banjarmasin e Comissário para a Ilha de Bornéu.
Negociou com Sultão de Banjar um
território de aproximadamente 3.600 Km² que virou seu feudo particular, Maluka. Isso o colocou em um status semelhante ao dos rajás de Sarawak A empreitada, no entanto, durou apenas quatro anos
Sua vida pessoal foi marcante por conta de seu harém composto por mulheres locais e estrangeiras. Segundo algumas fontes, chegou a ter 100 mulheres de diversas culturas, gerando críticas de britânicos e neerlandeses, que consideravam a prática imoral
Essa moeda guarda ainda uma última curiosidade. Foi contramarcada com o Dharmachakra, a roda que representa os ensinamentos de Buda. O porquê de tantas moedas de Maluka terem recebido esse
símbolo é um mistério numismático de longa data.
O Estado de Maluka deixou de existir em 1816, com a devolução do território aos Países Baixos
Turi
São Paulo / SP
1 Duit - 1813 Maluka
Bandeiras e Moedas
Desde pequeno gosto de bandeiras Conhecê-las me levou a estudar sobre os países de cada uma e, posteriormente, sobre suas moedas, nascendo assim minha paixão por estas. Desde sempre uma bandeira me chamou atenção devido ao nome de seu país ser quase impronunciável aos falantes de português: Liechtenstein
Desse modo, já tendo começado a colecionar moedas, tinha a meta de conseguir uma de Liechtenstein. Porém, com valores sempre elevados, a tarefa não foi fácil. Até que, em 2024, encontrei uma em queima de estoque e não pude perder a oportunidade
Finalmente consegui a tão desejada moeda, tendo sido também a última para fechar a Europa atual. Além disso, é uma muito especial, tendo sido cunhadas somente 30.000 unidades, com 15.745 unidades posteriormente derretidas, fazendo da minha uma das únicas 14 255 existentes no mundo! Por esses motivos essa lindeza foi uma aquisição tão especial.
Matheus Faustino Assú / RN
1/2 Franco Suíço - 1924 Johann II Liechtenstein
la, de 1875, cunhada pelo pretendente à coroa Carlos, duque de Madrid A peça guarda um contexto político turbulento e numismático fascinante desse país no século XIX, sendo uma das primeiras emitidas nesse padrão monetário, em conformidade com a nascente União Monetária Latina.
Ironicamente, a moeda que haveria de suplantar a simbologia monárquica em poucos anos es-
norte da Espanha Nesse contexto, cunhou moedas em território espanhol com seu busto e o título real a fim de promover sua figura, circular seu nome e ainda remunerar seus apoiadores. Mas seu projeto absolutista de poder não deu em nada. Um golpe militar em dezembro de 1875 pôs uma pá de cal na Primeira República Espanhola ao trazer do exílio e coroar o filho de Isabel II, Alfonso XII (a chamada Restauração dos Bourbons) Os apoiadores de
5 centimos de Peseta - 1875 Carlos VII (pretendente) Espanha
Cruz de Katanga
Quando os metais começaram a ser utilizados na fabricação de utensílios, estes, por sua procura, possuíam grande valor de troca No decorrer do tempo, facas, enxadas, machados, etc., passaram a servir de referência para definir o valor de outros produtos. A vulgarização dos objetos metálicos como meio de troca levou simples pedaços de metal, sem utilidade específica, a serem aceitos como pagamento
Um dos metais mais largamente utilizado como meio de troca foi o cobre, tendo aparecido em diferentes formas. Uma das mais
características, possivelmente, foi a Cruz de Katanga, surgida em uma rica região de mineração hoje parte da República Democrática do Congo, a partir da qual se espalhou pela África Central
Registros mais antigos informam que um escravo masculino valia entre três e cinco cruzes, e uma escrava do sexo feminino podia valer até dez delas. Já no início do século XX, com uma dessas se comprava 5 ou 6 galinhas ou 10Kg de farinha e, com duas, uma arma de fogo
Também foram utilizadas para pagamentos matrimoniais, como indenização pela perda de trabalho para a família da noiva. O dote de
uma mulher valia uma grande cruz, mas uma pequena cruz poderia ser acrescentada se ela tivesse qualidades realmente notáveis
Enquanto a região de Katanga declarava-se independente, durante o curto período entre 1960 e 1963, emitiu moedas representando a Cruz de Katanga, sua protomoeda ancestral.
Cruz de Katanga - séc. XIII ao XX
Protomoeda
Katanga (atual RDC)
Constâncio II
Escolher uma peça para o Anuário Coin Show 2024 não é nada fácil Mas, dentre as muitas adquiridas esse ano, há uma especial: essa, do Império Romano, adquirida em um emocionante leilão do CoinShow!, se tornou a mais antiga da minha coleção, que venho mantendo desde a adolescência e conta com quase 2.500 moedas circulantes por tipo.
Com a morte de Constantino, o Grande, o Império Romano foi dividido em três regiões administrativas, cabendo cada uma a um de seus filhos. A moeda em questão é de seu filho Constâncio II, que governou a parte oriental entre os anos de 337 e 361 d C
Em um dos lados apresenta a efígie e o nome do Imperador Do outro, o mesmo em pé, com traje militar, segurando uma lança e um globo. Ainda é possível ler parcialmente a legenda “Spesrei Pvblice” (Esperança da República) e a sigla do local de cunhagem, “SMTS” (Tessalônica, na atual Grécia)
Henrique Behr Brasília / DF
Nummus - s.d. (337-361) Constâncio II
Império Romano
Estrela Marroquina
Escolhi essa moeda pelo fato de ser a minha primeira feita por fundição, e não por cunho O metal – no caso, uma liga de bronze –era colocado em um molde com formas interligadas, permitindo a fabricação de várias moedas ao mesmo tempo.
Por esse motivo, todas as moedas possuem rebarbas decorrentes da separação das peças, nos dois lados (se tiverem sido fundidas no meio do molde) ou em um lado só,
como a minha (fundidas no final). A maneira como elas foram fabricadas também explica porque existem variações entre moedas de um mesmo tipo, com cada forma feita manualmente dentro de um molde maior
Outra característica que se percebe nesse tipo de fundição é que uma das faces da moeda fica reta, enquanto a outra ligeiramente abaulada, dando a peça um formato próximo a um prato raso.
Em 1914, com o início da 1ª Guerra Mundial, os principais recursos minerais foram destinados aos esforços de guerra, levando à falta de matéria-prima adequada para a produção de moedas. Muitos países da Europa Central, inclusive, retiraram as moedas de circulação para serem aproveitadas na indústria bélica A solução para compensar essa escassez foi a emissão de diversas formas de dinheiro de emergência com valores menores – o NOTGELD, emitido pelos municípios, institutos de crédito, governos locais e empresas sob concessão do Estado.
Não foi diferente na cidade alemã de Nordhausen, berço da minha
família e cidade natal de meu pai, motivo pelo qual uma moeda deste município faltava na minha coleção
A partir de março de 1915, foram emitidos os primeiros vales de pão – 200 g por pessoa/dia.
Para reduzir a escassez de alimentos, foram recolhidos vegetais silvestres, bagas e cogumelos, e utilizadas folhas de amora e morango como substitutos de café e chá
O desemprego na cidade aumentava dia após dia, o que, durante a guerra, gerou um custo aproximado de 72 bilhões de marcos em subsídios. Somados a outras despesas, como p.ex. subsídios para carvão, vestuário, alimentação, médicos (meu avô era um deles!) e medicamentos, hospitais, etc , as despesas totais da cidade durante esse perío-
do foram de aproximadamente 4 trilhões de marcos.
Devido ao desemprego, em 10 de novembro de 1918 foi formado um Conselho de Trabalhadores e Soldados. Um dia depois, em 11 de novembro, o cessar-fogo foi assinado.
5 Pfennigs - 1917 Cidade de Nordhausen Prússia
Edda São Paulo / SP
21 Estrelas
Trata-se da primeira moeda de prata cunhada no advento da república No seu anverso, traz a efígie da república com o barrete Frígio representando a liberdade e a inscrição “República dos Estados Unidos do Brazil”. Logo abaixo a data da cunhagem, in casu, 1889. No seu reverso, aparece o lema positivista utilizado pelos membros do alto comando do exército revolucionário (Benjamin Constant e outros), abreviado para “Ordem e Progresso”. A orla conta com 21 estrelas, as quais representavam os estados à época e a imagem do Cruzeiro do Sul, na noite da proclamação, mantendo para posteridade tal registro.
Escolho essa moeda por representar um momento histórico na política nacional, um registro dos ideais que circulavam e nortearam nosso país Foi uma das minhas primeiras moedas de coleção, há mais de 40 e poucos anos
Marcos Phantom
São Paulo / SP
1000 Réis - 1889 Brasil
Etat de Syrie
Desde o início da minha coleção, sempre quis ter uma moeda da Síria com a data de 1936 Em 2024 consegui essa “raridade”, uma moeda de 25 Piastras, em prata 1936 foi o ano em que meus Bisavós maternos vieram para o Brasil, devido ao conflito contra a administração francesa que governava o país.
Como ficaram muitos parentes espalhados pela Síria, Turquia e Líbano, sempre recebiam visitas que traziam algumas lembranças, entre elas moedas desses países.
Meu Avô me presenteou com essas moedas quando completei 15 anos
de idade. A partir desse momento, ao saber das histórias que essas pequenas pecinhas de metal representavam, teve início a minha paixão em colecionar e historiar sobre o mundo da Numismática
Ricardo Almeida Monte Mor / SP
25 Piastras - 1936 Síria
Raid BelémRio de Janeiro
Essa medalha, obra do mestre Augusto Girardet, comemora um impressionante feito náutico em nosso país, que por sua vez foi realizado em comemoração aos 100 anos da adesão do Pará à independência do Brasil. A canoa vigilenga “15 de Agosto”, um barco a vela de apenas 6 metros de comprimento, com seus cinco tripulantes, percorreu aproximadamente 2 250 milhas náuticas (mais de 4.000 Km) de Belém até o Rio de Janeiro. A viagem toda levou 40 dias.
O Pará aderiu à independência do Brasil quase um ano após a sua proclamação Na época, o país era dividido em duas capitanias com pouco contato entre si, a do GrãoPará e Maranhão e a do Brasil Pedro I enviou uma esquadra que seguiu pelo litoral acima forçando os territórios ainda fiéis à Portugal a aceitarem a independência. A expedição militar deveria chegar apenas até a Bahia, mas seguiu até o extremo norte, unindo definitivamente o território do maior país latino-americano
André Castro Ibicoara / BA
Centenário da Independência do Pará - 1923 Medalha Brasil