2 minute read

Infraestruturas de Portugal tem novo conselho de administração

Foi eleito o Conselho de Administração para o triénio 2022-2024, na reunião Assembleia Geral da Infraestruturas de Portugal, realizada em 26 de agosto.

Miguel Cruz é o novo Presidente da Infraestruturas de Portugal, S.A. e Carlos Alberto João Fernandes e Maria Amália Freire de Almeida são os Vice-Presidentes.

Advertisement

Vanda Cristina Loureiro Soares Nogueira, Alexandra Sofia Vieira Nogueira Barbosa e Ana Isabel Mota da Silva Coelho assumem as funções de Vogais do Conselho de Administração.

Miguel Cruz é doutorado em Economia pela London Business School e desempenhou funções como Secretário de Estado do Tesouro, entre junho de 2020 e março de 2022. É licenciado em Economia, Mestre em Gestão e tem um MBA com especialização em Finanças, pela Universidade Católica Portuguesa.

Foi recentemente Presidente dos Conselhos de Administração da Parpública –Participações Públicas SGPS, S.A., do Circuito do Estoril S.A., e da Sagesecur – Sociedade de Estudos, Desenvolvimento e Participação em Projetos, S.A., e Vogal não executivo do Conselho de Administração da AdP – Águas de Portugal, SGPS, S.A entre 2017 e 2020.

Foi Presidente do Conselho Diretivo do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2017, Presidente do Conselho de Administração da AdI – Agência de Inovação, S.A., entre 2012 e 2014, Presidente do Conselho de Administração do Cedintec – Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos, S.A., para além de Vice-Presidente da SPGM – Sociedade de Investimento, S.A.

Governo apresentou novo Simplex

Ogoverno apresentou o novo programa Simplex composto por 48 medidas de simplificação administrativa. Em comunicado de imprensa, explica que: "esta edição reforça a importância de inovar, de modernizar processos e de consagrar o digital como regra de atuação para melhorar a qualidade dos serviços públicos, centrando-os nos principais eventos de vida das pessoas e das empresas."

As novidades do programa Simplex abrangem várias áreas governativas, destacando-se as seguintes medidas:

Autenticação Biométrica –Ativação da Chave Móvel Digital, do cartão de cidadão e dos certificados de assinatura com base em biometria, eliminando a necessidade de deslocação a um balcão.

Consulado Virtual - Acesso a serviços consulares digitais para Portugueses residentes no Estrangeiro.

Exames de Saúde Digitali-

zados – Desmaterialização de todas as requisições de meios complementares de diagnóstico e terapêutica, abrangendo todas as áreas de exame, disponíveis para consulta do utente no Portal SNS e na app SNS24.

Fatura Sem Papel – Envio de faturas eletrónicas, aos cidadãos e às empresas, por email diretamente através do seu programa de faturação, substituindo, por opção do contribuinte, a versão física da fatura.

Simplex Licenciamentos –Eliminação de licenças, autorizações e outros procedimentos que criem encargos para as empresas melhorando a forma como são disponibilizados os serviços digitais que suportam estas formalidades e uniformizando o contacto entre a Administração Pública, as empresas e os cidadãos.

This article is from: