3 minute read

Breves

Luxemburgo vai permitir que os táxis operem em todo o território

O Ministério dos Transportes do Luxemburgo vai acabar com as 6 grandes zonas regionais dos táxis, a partir de 1 de Janeiro de 2022, uma medida que irá permitir que qualquer táxi possa operar em todo o território luxemburguês. Trata-se duma reivindicação de longa data do sector. Outra das medidas que o governo do Luxemburgo pretende avançar na mesma data, é a abolição do contingente de licenças atribuídas e o fim da diferenciação entre licenças ordinárias e licenças "Emissões Zero" para veículos eléctricos. Vai impor também às plataformas de transporte a aplicação dos direitos fundamentais do trabalho e da segurança social, bem como a obrigatoriedade de um exame obrigatório para todos os novos profissionais do sector.

Advertisement

Mais 15 postos de carregamento eléctrico em Lisboa

A Empark, no âmbito do plano de oferta de postos de carregamento para veículos eléctricos, inaugurou mais 15 postos de carregamento de veículos eléctricos semi-rápidos (até 32 amperes), distribuídos por 4 parques de estacionamento no eixo Central de Lisboa. Os novos parques de estacionamento subterrâneo de Lisboa que dispõem deste serviço são Restauradores, Camões, Mercado da Ribeira e Técnico/Alves Redol, que se juntam aos postos já instalados nos parques de estacionamento de Campolide, Marquês de Pombal, Alexandre Herculano, Saldanha, Valbom e Berna. Também já estão disponíveis carregadores nos parques de estacionamento da Alameda, Campo de Ourique, Avenida de Roma, Arco do Cego e Sete Rios, todos em Lisboa. Seguir-se-ão, até finais de Abril, parques de estacionamento no Porto (D. João I e Brasília), Vila Nova de Gaia (Centro Cívico e Luíz I), Cascais (Largo da Estação), Leiria (Mercado/Maringá), Portimão (Alameda da República) e Lisboa (Baixa-Chiado, Infante Santo e Praça de Londres). No total, em finais de Abril, a Empark terá disponíveis para os seus clientes cerca de 100 carregadores.. Arrancou obrigatoriedade do processo de facturação electrónica

Desde 1 de Janeiro, todas as grandes empresas portuguesas, com mais de 250 trabalhadores, fornecedoras da Administração Pública estão a facturar electronicamente, seguindo o estabelecido no Decreto-Lei n.º 123/2018. Desta forma, Portugal começa a cumprir a obrigatoriedade de utilizar a factura electrónica, de acordo com as normas da União Europeia. As restantes empresas fornecedoras da Administração Pública têm de implementar este modelo até ao final do ano. A 18 de Abril de 2020, iniciou-se a obrigatoriedade de recepção de facturas para todas as Administrações Públicas e estava previsto que outras empresas também o fizessem até essa data. No entanto, devido à pandemia, a eSPaP (Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública) decidiu alargar o período de transição para que as empresas pudessem adaptar os seus sistemas de facturação aos requisitos estabelecidos.

Curitiba quer aumentar para o dobro a vida útil dos táxis

Deu entrada na Câmara Municipal de Curitiba, um projecto-lei para aumentar para o dobro a vida útil dos táxis a operar na capital paranaense. Na prática, pretende-se aumentar a idade máxima dos táxis da cidade brasileira de Curitiba dos actuais 5 para 10 anos, mantendo-se como referência o ano de fabrico. Esta medida pretende atenuar a forte queda de facturação no sector táxi em consequência da pandemia da Covid-19.

Cartrack colabora no transporte das vacinas contra a Covid-19

O software de gestão de frotas da Cartrack tem sido usado pelo SUCH (Serviço de Utilização Comum dos Hospitais), entidade responsável pelo processo de logística e transporte de vacinas contra a COVID-19 em Portugal. As viaturas do SUCH possuem instalados equipamentos de geolocalização da Cartrack, permitindo assim o acompanhamento do percurso e da posição das viaturas em tempo real. De forma a garantir que o transporte das vacinas é realizado à temperatura necessária para a manutenção da sua estabilidade e conservação, foram também instaladas sondas no compartimento de carga das viaturas que monitorizam a temperatura em tempo real.

This article is from: