2 minute read

Porto disponibiliza transporte em táxi para vacinação por 2 euros

Apartir de 9 de Março, a Câmara do Porto vai apoiar o transporte em táxi de e para os locais de vacinação contra a Covid 19.

Por apenas 2 euros, o munícipe pode requerer um táxi, que assegurará o trajecto de ida, podendo também fazer-se acompanhar por um familiar ou pessoa amiga. Caso pretenda realizar o percurso ida e volta, o mesmo tem um custo total de 4 euros. Esta fórmula permite garantir uma solução de mobilidade rápida, cómoda e económica.

Advertisement

O serviço de transporte público em táxi tem ainda a vantagem de chegar a zonas não abrangidas pela rede de metro, autocarro ou de comboio, facilitando igualmente a deslocação de população com limitações a nível de mobilidade, podendo ser previamente solicitado por via telefónica para uma central, através do número 939 955 263.

Por cada deslocação, o Município do Porto suportará o custo do transporte até um valor máximo de 6 euros.

No acordo de colaboração, a autarquia sublinha também que o sector do táxi na cidade do Porto cumpre “uma função essencial de complemento ao transporte público pesado de passageiros”, contribuindo, enquanto tal, “para a alteração dos padrões de mobilidade da população, que se pretende cada mais vez mais assente na intermodalidade e na promoção de uma mobilidade sustentável”. O município entende ainda que esta é uma forma de “dinamizar o sector do transporte em táxi, aumentando a sua atractividade”.

Madrid oferece testes grátis de antigénio aos taxistas

Fruto dum protocolo subscrito entre a Comunidade de Madrid, a Fundação CEOE e a Confederação Empresarial de Madrid (CEIM), os profissionais do sector táxi da capital espanhola terão acesso durante três meses a testes de antigénio gratuitos para a detecção da Covid-19.

Em comunicado, a Comunidade de Madrid esclarece tratar-se duma medida importante, uma vez que os taxistas são um sector especialmente exposto ao virus, muito afectados pelas restrições da pandemia e também pelo risco de contágio.

Assim, mais de 15.000 profissionais do sector táxi madrileno poderão beneficiar desta medida gratuitamente durante os próximos três meses. Os testes de antigénio serão realizados no novo centro provisório de detecção "rápida" do coronavirus que se encontra a funcionar junto nas às instalações da seguradora DHV.

Segundo Alberto Miñambres, Presidente da Associação Gremial de Auto Taxi Madrid, "durante esta pandemia tivemos que lidar com o virus, levando muitosa clientes a hospitais. Sentiamo-nos muito vulneráveis e esta medida é um passo em frente tanto para as pessoas que utilizam o serviço de táxi como para aqueles que trabalham com ele".

This article is from: