03 DIRETRIZES 4580 PARA NOTIFICAÇÃO DE ALEGAÇÕES DE ABUSO E ASSÉDIO SEXUAL 2013

Page 1

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE JOVENS DO DISTRITO 4580 DIRETRIZES PARA NOTIFICAÇÃO DE ALEGAÇÕES DE ABUSO E ASSÉDIO SEXUAL INTRODUÇÃO A exposição a culturas diferentes é fator primordial para a expansão da compreensão e boa vontade internacional. A oportunidade de conhecer outras sociedade e vivenciar costumes diversos é oferecida por intercâmbio de rotários a milhares de estudantes. Todo participante do programa Intercâmbio de Jovens passa geralmente um ano morando com uma família anfitriã no exterior. Os rotarianos, as famílias destes e voluntários não rotarianos devem se dedicar ao máximo para salvaguardar o bem-estar dos jovens com os quais interagem, garantindo que não sofram nenhum abuso ou assédio físico, sexual ou moral. O Rotary International é responsável pela segurança física e conforto emocional dos estudantes de intercâmbio e não admite qualquer situação que venha a lhes infligir penar. Todas as alegações de abuso e assédio serão tratadas conforme estabelecido nestas diretrizes. A segurança e o bemestar dos jovens são prioridade do RI. (Código Normativo de Rotary, Conselho Diretor, Decisão 210, junho de 2010). DEFINIÇÕES Abuso sexual: refere-se a forçar ou induzir estudantes a participar de atos sexuais explícitos, reais ou simulados, sozinho ou com outra pessoa de qualquer idade ou sexo. Exemplos adicionais de abuso sexual incluem, mas não se limitam a:

■ Ofensas sem contato físico direto. ■ Exposições corporais obscenas. ■ Exposição do estudante a materiais pornográficos. Assédio sexual: refere-se à aproximação sexual indesejada, solicitação de favores sexuais ou qualquer conduta física ou verbal de natureza sexual. Em alguns casos, o assédio sexual precede o abuso sexual, técnica usada pelos abusadores para dessensibilizar ou abrandar suas vítimas. Exemplos de assédio sexual incluem, mas não se limitam a:

■Avanços sexuais. ■Alcunhas e piadas de contexto sexual, referências escritas ou verbais a condutas sexuais e comentários sobre atividades, deficiências e proezas sexuais, próprias ou de outra pessoa. Insinuações verbais de natureza sexual.

■Exposição de objetos, desenhos ou fotos de conotação sexual. ■Olhares ou assovios maliciosos, contatos físicos inapropriados como roçar ou tocar partes do corpo, uso de expressões ou gestos obscenos e de comentários sugestivos ou insultantes. É ABUSO OU ASSÉDIO SEXUAL? A classificação das alegações em um ou outro quadro não é responsabilidade do adulto que recebe a reclamação. Após certificar-se de que o estudante está seguro e protegido, todas as

Página 1


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
03 DIRETRIZES 4580 PARA NOTIFICAÇÃO DE ALEGAÇÕES DE ABUSO E ASSÉDIO SEXUAL 2013 by Antonio Tiago de Rezende - Issuu