SISTEMATIZAÇÃO E POTENCIALIZAÇÃO DE ESPAÇOS LIVRES

Page 1

SISTEMATIZAÇÃO E POTENCIALIZAÇÃO DE ESPAÇOS LIVRES CONCEITUAÇÃO NO PLANEJAMENTO URBANO, O CONCEITO DE CIDADE COMPACTA, EM LINHAS GERAIS, PROMOVE O ADENSAMENTO DO TERRITÓRIO URBANO E OS USOS MISTOS VISANDO, DENTRE OUTROS ASPECTOS, DIMINUIR AS DISTÂNCIAS PERCORRIDAS PELA POPULAÇÃO EM SEU COTIDIANO. SEU LAYOUT VISLUMBRA MAXIMIZAR AS CAMINHADAS, O CICLISMO, A INTERAÇÃO SOCIAL E COM TUDO ISSO, A A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA ATRAVÉS DA PRÓPRIA DINÂMICA DA VIDA NAS RUAS.

MORRO DO PINTO LOCALIZADO NO BAIRRO DO SANTO CRISTO, NA ÁREA CENTRAL DO RIO DE JANEIRO, O MORRO É UM DOS POUCOS LOCAIS DA CIDADE ONDE O TRAÇADO URBANO E AS FORMAS DE USO RESIDENCIAL TRAZEM, AINDA HOJE, A AUTENTICIDADE DO MOMENTO DE SUA PRODUÇÃO.

CIDADE COMPACTA

DESTACADO NA MALHA URBANA POR SEU ACENTUADO RELEVO, O MORRO É COMPOSTO MAJORITARIAMENTE POR HABITAÇÕES, PORÉM, HÁ NELE A NECESSIDADE DE UMA MAIOR DIVERSIDADE DE LOCAIS DE COMÉRCIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS QUE, ATUALMENTE ESTÃO DISTRIBUÍDOS AO LONGO DO MORRO EM PEQUENOS E POUCOS EDIFÍCIOS DE USO MISTO.

CENTRALIDADES E PRIVILÉGIOS URBANOS SEGUNDO O ESTUDO DO NEW CLIMATE ECONOMY (2015) AS CIDADES DISPERSAS CUSTAM CERCA DE US$ 1TRI POR ANO AOS COFRES PÚBLICOS, E, APESAR DO GRANDE VALOR EXPENSO, ESSA DISPERSÃO GERA MUITOS BENEFÍCIOS À UMA GAMA SELETA DE PESSOAS QUE SE PRIVILEGIA DA VALORIZAÇÃO DO SOLO URBANIZADO, DO ALTO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E GASTOS DA POPULAÇÃO COM TRANSPORTE COLETIVO FORTALECENDO OLIGARQUIAS POLÍTICAS E EMPRESARIAIS EM TODO O TERRÍTÓRIO URBANO.

RODOVIÁRIA NOVO RIO

GAMBOA

SANTO CRISTO

SEUS CAMINHOS SINUOSOS, SUAS MUITAS GUARDAM MAIS DE QUATROCENTOS ANOS DE HISTÓRIA E SÃO UMA MEMÓRIA VIVA DAS PRIMÍCIAS CARIOCAS.

DENTRO DO VASTO REPERTÓRIO PELO QUAL ESTE CONCEITO PODERIA NOS GUIAR, TRÊS PILARES EMBASARAM AS DECISÕES TOMADAS: A UNIÃO DA MORADIA + TRABALHO + LAZER DENTRO DE REGIÕES MENOS PRIVILEGIADAS.

MUSEU DO AMANHÃ

MORRO DA PROVIDÊNCIA

MORRO DO PINTO

CENTRAL

LEOPOLDINA

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SISTEMA REGIÃO METROPOLITANA E CIDADE

COM A CRESCENTE DEGRADAÇÃO DA VIDA DO CIDADÃO COMUM, PORÉM, A DISCUSSÃO SOBRE A VIDA URBANA TEM SE TORNADO CADA VEZ MAIS NATURAL E COMPREESÍVEL À POPULAÇÃO, QUE TOMA CONHECIMENTO DE QUE NÃO É MAIS SUSTENTÁVEL PARA SI RECOLHER-SE À SUAS CIDADES DOMITÓRIOS, PERCORRER DE 10 A 30KM POR DIA PARA TRABALHAR ASSIM COMO PARA ENCONTRAR BOAS OPÇÕES DE LAZER. UMA POPULAÇÃO QUE UM DIA BUSCOU REFÚGIO NOS SUBÚRBIOS DA CIDADE, SENDO RENDIDOS POR GRANDES ILUSÕES DE TRANQUILIDADE DE PACATÊS, HOJE EM DIA, RETORNAM SEUS OLHOS ÀS RUAS E EDIFICAÇÕES FORA DE USO LOCALIZADAS NO CENTRO DAS CIDADES.

CENTRO SUBCENTRO CENTRO SUBCENTRO

PONTOS DISPERSOS NA MALHA

COMPLEXIDADE NA MALHA URBANA ENTRE O MORRO E O BAIRRO

HIERARQUIA DAS CENTRALIDADES NA REGIÃO METROPOLITANA fonte, IBGE 2010

COM ISSO, A DISCUSSÃO SOBRE AS CIDADES COMPACTAS NÃO PODERIA SER MAIS ATUAL E PERTINENTE PARA A COMPOSIÇÃO DAS CIDADES BRASILEIRAS.

ÁREAS CONSOLIDADAS COM RELEVÂNCIA PARA O CONTEXTO QUE APRESENTAM

2h - 3h DE DESLOCAMENTO

AO LONGO DOS ANOS A ÁREA CENTRAL DO RIO DE JANEIRO PASSOU POR DIVERSAS RENOVAÇÕES URBANAS ESTRITAMENTE LIGADAS A PRESENÇA DE FATORES SOCIOECONÔMICOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A FORMAÇÃO DE VAZIOS URBANOS E SUA MANUTENÇÃO.

MOVIMENTO PENDULAR NA RMRJ = 832.340 PESSOAS MOVIMENTO PENDULAR FORA DA RMRJ = 30.264 PESSOAS fonte IBGE, 2010 ESTES PONTOS FORAM AGRUPADOS POR TIPOLOGIAS

PROJETO

A PARTIR DA VISÃO DESTA PARTE DA CIDADE DESENVOLVEMOS AS INVESTIGAÇÕES DE FORMA QUE PUDESSEMOS ENTENDER A DINÂMICA DO MORRO, SUAS CARACTERÍSTICAS, SUA COMPOSIÇÃO E COMO SE RELACIONAM OS ESPAÇOS LIVRES.

ESSE PROJETO PARTE DA INTERPRETAÇÃO DOS ESPAÇOS LIVRES DISPERSOS NO MORRO DO PINTO COMO PONTOS DE REESTRUTURAÇÃO URBANA QUE SE OPÕEM A LÓGICA EMPREGADA NO PORTO MARAVILHA. ESSES ESPAÇOS SÃO LIDOS COMO TRECHOS DO TECIDO URBANO SUBUTILIZADOS OU RESIDUAIS. SENDO, CADA UM, ANALISADO SEGUNDO UMA SERIE DE CRITÉRIOS QUE VISARAM FACILITAR A IDENTIFICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS A CADA GRUPO E QUE PUDESSEM SER INTEGRADAS AO TECIDO.

VAZIOS URBANOS: ÁREAS POTENCIAIS PARA HABITAÇÃO Identificamos áreas que se enquadram como vazios urbanos, que passaram por um processo de degradação e áreas com potenciais que ainda não tinham sido trabalhados no morro. Percebemos neles a necessidade de propor edificações de uso misto.

ENQUANTO AS ZONAS DE ATERRO NA REGIÃO PORTUÁRIA SOFRERAM MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS DEVIDO O PROJETO PORTO MARAVILHA, REGIÕES MUITO PRÓXIMAS COMO O MORRO DO PINTO NÃO RECEBERAM O MESMO TRATAMENTO.

ÁREAS RESIDUAIS: ÁREAS PONTECIAIS PARA COMÉRCIO Entendemos as áreas residuais como áreas extremamentes relevantes para o Morro, áreas localizadas em pontos estratégicos, em sua maioria em congruências entre duas ruas e que possibilitam a implantação de points de comércio, estes que teriam uma abrangência espacial muito boa. A PARTIR DA DINAMICA DESTES AGRUPAMENTOS SURGE A FORMAÇÃO DO SISTEMA

PARTINDO DESTA CONTEXTUALIZAÇÃO A RESPEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, COMPREEENDE-SE QUE EXISTE UMA CORRELAÇÃO QUE PODE SER EXPLORADA DIANTE DA DISCUSSÃO DAS CENTRALIDADES DA CIDADE E SUAS ÁREAS POTENCIALMENTE COMPACTAS QUE ESTÃO DESPRIVILEGIADAS DE INVESTIMENTO E INFRAESTRUTURA.

ALCANCE ESPACIAL

ÁREA CENTRAL DO RIO DE JANEIRO

ÁREAS POTENCIALMENTE COMPACTAS

DESEJO

METODOLOGIA: SISTEMAS

PARTINDO DISTO A METODOLOGIA DE PROJETO ELABORADA FOI DE [1] ENCONTRAR UMA PRÉ-EXISTÊNCIA RELEVANTE NO ENTORNO, CARACTERIZANDO ESTA COMO O ELEMENTO CENTRAL DO SISTEMA [2] INVESTIGAR DEMAIS ÁREAS POTENCIAIS AINDA SEM IDENTIDADE TOTALMENTE DEFINIDAS, PARA SEREM INTEGRADAS AO MESMO E JUNTOS GERAREM UMA NOVA DINÂMICA PARA O ENTORNO EM QUE SE ENCONTRAM.

Atelier Integrado_2|2018_2

2. INVESTIGA-SE POTENCIAIS ELEMENTOS INTEGRANTES DO SISTEMA

CARLOS FEFERMAN ROGÉRIO CARDEMAN GUSTAVO RACCA WINNIE PEREIRA

INTERVENÇÕES MORADORES + ARQUITETOS INTERVENÇÕES PÚBLICO/PRIVADO

PESQUISADORES

POR DEFINIÇÃO, UM SISTEMA É UM CONJUNTO DE ELEMENTOS QUE INTERAGEM ENTRE SI E SÃO INTERDEPENDENTES UNS DOS OUTROS. QUANDO ESTES ELEMENTOS ESTÃO EM HARMONIA E BEM INTEGRADOS OCORRE UM FENÔMENO CHAMADO DE SINERGIA, QUE DETERMINA QUE TRANSFORMAÇÕES OCORRENTES EM UM DOS ELEMENTOS TRANSFORMARÁ TODOS OS DEMAIS ENVOLVIDOS NO CONJUNTO.

ANTONIO PAIVA VITÓRIA CABRAL VIVIANE BRANDÃO

ESCADAS: ÁREAS PONTECIAIS DE CONVIVÊNCIA E LAZER Percebemos o valor das escadas para a comunidade local. O nosso projeto tenta requalicar esses espaços públicos visando também tratar esse tipo de acesso como um lugar de encontro e não meramente de passagem.

COMUNIDADE CIDADE COMPACTA

1. ENCONTRA-SE O ELEMENTO CENTRAL

TRAZEMOS ESSA PERCEPÇÃO DE FORMA SISTÊMICA APRESENTANDO 3 TIPOS DE INTERVENÇÕES QUE ESTÃO INTERLIDAGAS AS ÁREAS DE MAIOR RELEVÂNCIA NO MORRO. DENTRE AS INTERVENÇÕES ESTÃO: EDIFÍCAÇÃO DE USO MISTO, QUIOSQUES E REQUALIFICAÇÃO DAS ESCADARIAS.

ÁREAS RELEVANTES E DE INFLUÊNCIA Ao longo do Morro há espaços que demarcam um certa importância, sendo dentre eles espaços culturais, religiosos, educacionais ou de lazer. Espaços que reafirmam uma identidade do lugar.

SEGUINDO UMA TENDÊNCIA GLOBAL, A CIDADE DO RIO DE JANEIRO EXPERIMENTOU A RECUPERAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DE SUA REGIÃO PORTUÁRIA ATRAVÉS DE UMA OPERAÇÃO URBANO CONSORCIADA DENOMINADA PORTO MARAVILHA.

VISADA DO MORRO DO PINTO PARA A ÁREA PORTUÁRIA (AUTOR DESCONHECIDO)

APRESENTA EM PONTOS DISPERSOS EDIFICAÇÕES DE USO MISTO E DE COMERCIAL.

ÁREAS DE ATUAÇÃO NO MORRO DO PINTO

A PRIORE, BUSCAMOS CONHECER OS PONTOS CONSOLIDADOS QUE JÁ APRESENTASSEM UMA RELEVÂNCIA PARA A LOCAL, E, CONSEQUENTEMENTE, PUDEMOS IDENTIFICAR OUTRAS ÁREAS POTENCIAIS PARA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA QUE AGRUPASSE TODOS ESTES ESPAÇOS.

ÁREA PORTUÁRIA

O MORRO DO PINTO É COMPOSTO MAJORITARIAMENTE POR HABITAÇÕES.

PLANO

PROJETO

PREFEITURA

INTEGRAÇÃO DOS CONCEITOS DE SISTEMAS E CIDADE COMPACTA

OUTRAS ÁREAS

ESC: 1/2500

O PARQUE

A IGREJA

PARQUE MACHADO DE ASSIS

IGREJA NSRA. DE MONTSERRAT

A FÁBRICA

FÁBRICA BHERING

A Fábrica atualmente é um polo cultural aos pés do Morro do Pinto, se destaca na paisagem pelas suas torres.

3. OCORRE A FORMALIZAÇÃO DO SISTEMA ENTRE OS ELEMENTOS ENCONTRADOS

A Igreja se encontra no cume do Morro e representa com sua torre a identificação do lugar.

A RUA, A ESCADA As ruas são áreas de encontro e de troca, nelas não só de passagem são feitas. As escadas se tornam parte marcante do

Uma das poucas áreas de la Morro, projeto imp juntamente com renovaçã Porto Maravilha.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
SISTEMATIZAÇÃO E POTENCIALIZAÇÃO DE ESPAÇOS LIVRES by Antonio Paiva - Issuu