UMA HISTÓRIA TRADUZIDA EM RIMAS, SONHOS E ESTRATÉGIAS AEROCLUBE DE PERNAMBUCO TOINHO MENDES ANDRÉ MACEDO ALFREDO BANDEIRA FABIANO FREITAS
copyright© by Toinho Mendes Capa: Toinho Mendes
Projeto Gráfico: De repente produções artísticas Aeroclube de Pernambuco
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Câmara Brasileira do Livro
978 65 00
Mendes, Toinho; Colaboradores Conceituais Macedo, André; Bandeira, Alfredo; Freitas, Fabiano
Aeroclube de Pernambuco, uma história traduzida em rimas, sonhos e estratégias, Toinho Mendes Recife, 2022
Imagens Rafael Borba
Índice para Catálogo Sistemático
Literatura Brasileira
Literatura Pernambucana 2022
ISBN
55156 3
1.
2.
Alfredo Bandeira Presidente
Palavras do Presidente
O Aeroclube de Pernambuco é mais do que um Aeroclube. Na realidade, são vários Aeroclubes dentro de um só. Nesse sentido, talvez uma boa definição possa ser resumida como: uma extensão da nossa casa. Este é um lugar que foi criado e tem sido pensado e planejado para atender às expectativas e necessidades das pessoas que o frequentam. Os que buscam a prática da aviação, um lugar para encontrar os amigos, para relaxar, entre outros. Também há projetos e ações que tratam de programas de inclusão através de palestras, encontros e atividades específicas com vistas a modernidade, a inovação e organização de nossa instituição. Entendemos que é nossa obrigação atender não só os funcionários, mas também a todos que de nossa instituição precisam com foco de atender ao seus interesses. Sempre será nosso objetivo que todos estejamos prontos para receber você e sua família de braços abertos. Afinal de contas, é aqui onde nossos sonhos e desejos voam cada vez mais alto para contribuir com o progresso e desenvolvimento de nossa nação.
Muita gente tem dificuldade, de aceitar um sentimento verdadeiro, que tudo em Pernambuco é maior, quando não é o melhor, aqui tudo foi primeiro.
Mapa do Estado de Pernambuco
Dizem que é mania de grandeza, mas a gente que passa por tanto sufoco, na verdade a gente gosta mesmo é de se esforçar, e em se tratando de estudar, não seria diferente com nossos pilotos.
Esse material é pra contar uma história de luta, astúcia e glória de homens de atitude. Que sonharam e fizeram diferente, pensando sempre a frente, na existência de nosso aeroclube.
Existem duas palavras Pra falar de todo esse esforço, que foram aplicadas em 1939:
O aeródromo e o aeroporto.
Todo aeródromo tem o uso particular como fonte de suas funções naturais, Já o conceito de aeroporto é aplicado para utilização, e operação, de aeronaves comerciais
Em 1939, no Recife,
Como afirmava o Engenheiro José Estelita, já existia o terreno do Aeroclube do Encanta Moça localizado no Pina.
QUEM FOI JOSÉ ESTELITA?
Um pernambucano compromissado com sua terra. Tão logo foi diplomado engenheiro civil, ingressou na vida pública, e nela exerceu muitos e importantes cargos. Foi engenheiro da Inspetoria das Obras Contra as Secas, tempo em que construiu rodovias e pontes. A ponte da Torre, por exemplo, foi uma delas.
Foi diretor das Obras Públicas Municipais, na gestão do prefeito Antônio de Góes; trabalhou para o município de Olinda; foi engenheiro da Diretoria de Docas e Obras do Porto do Recife, onde atravessou com inteligência as dificuldades resultantes da Segunda Guerra Mundial, enfrentando as com equilíbrio e segurança. Tanto que a forma serena como conduziu a administração do Porto lhe valeu, por iniciativa das autoridades da defesa nacional, uma medalha de Honra ao Mérito. No magistério, foi assistente da cadeira de Estabilidade da Escola de Engenharia e professor de Urbanismo da Escola de Belas Artes do Recife, tendo, como representante de Pernambuco, participado do Congresso de Urbanismo realizado em 1940, no Rio de Janeiro.
Vale ressaltar que o Aeroclube do Encanta Moça fazia todas as vezes, e que a utilidade deste espaço foi descoberta, em 1920, por pilotos franceses.
Vale destacar que a VARIG foi a primeira companhia a explorar a aviação de forma comercial, o ano era de 1927 e a partir dela surgiram outras companhias de forma natural
Primeira Aeronave da VARIG
Vieram a Latécoére e a Condor na sequência, trazendo inovação, e recursos um a um, Neste ínterim a Panair do Brasil só iniciou suas atividades no ano de 1931
Uma outra importante curiosidade que a tantas nesse livro que se some,
que primeiro
informamos
vôo aéreo no Brasil foi realizado por Edmond Plauchut no dia 22 de outubro de 1911.
Edmond Plauchut 7/1/1824 30/1/1909
Um outro fato importante aconteceu 11 anos depois, os Portugueses Gago
Coutinho e Sacadura Cabral Chegaram ao Brasil, vindos da Europa em 17 de junho de 1922
O Aeroclube no Campo do Encanta Moça surge com a nação em período de guerra e atenta, precisando de pilotos teve sua
Ibura,
de março
instalação, no
em 15
de 1940.
Cabe lembrar o fato de que, nas décadas de 1920 e 1930, predominavam os hidroaviões já que estes não precisam de pistas, caras, de concreto pra realizar suas operações.
E para realizar os pousos, resolvendo essa sina, os hidroaviões utilizavam da aterrissagem na Bacia do Pina
No Campo do Encanta Moça, e uma pista de 600 metros sem asfalto, passou a ser o ponto de partida pra quem deseja pilotar e se tornar piloto formado.
No ano de 2019 se fez necessária uma nova operação, transferindo sua base operacional atual para a Coroa do Avião.
Entre atividades executadas, e que nenhuma delas se conteste, existe a de formação de Piloto Privado, Instrutor de voo e Simulador de Boeing 737
Além das atividades executadas, possui uma série de renomados instrutores e profissionais que, trabalham na formação de voos operados por instrumentos e, também de pilotos comerciais.
A cada dia pensando em fazer diferente, busca inovar por uma série de atividades e estar com novos instalações, estando sempre a frente.
Pois entendemos que é a inovação, o progresso e os valores que nos fazem determinados e astutos, provocando nossa formação, atuando com consideração, para entregar os melhores pilotos de Pernambuco.
E a cada dia inovando, buscando fazer diferente, em especial para o Norte e o Nordeste, pois agora possuímos para imersão o
do Boing
nosso JetTrainning
737
Nossos sonhos e desejos, se encontram no futuro e no dia-a-dia, serão fruto de nossas amizades e principalmente nossas parceiras
Nada se constrói sozinho, e este é um sentimento verdadeiro, por isso precisamos de todos: Sócios, Instrutores, funcionários, pilotos, alunos e parceiros.
Rafael Borba Ayrton Medeiros
Fabiano Freitas
Pois pra fazer a diferença, acreditamos na crença, na força de vontade como nunca se viu.
Somos espelho de determinação, disciplina e pura emoção para o serviço e progresso do Brasil
Sócios Patrimoniais
Adolpho Pereira
Alfredo Bandeira
André Macedo André Marques Antônio Texeira Ayrton Medeiros
Carlos Rique
Fabiano Freitas Francisco Rodrigues
Jorge Costa
Leudo Pereira
Pedro Duque Rafael Borba
Loirinho, de olho azul, com cara de estrangeiro e astuto, o cabra é amante do repente, e nascido no Agreste, numa cidade chamada Limoeiro em Pernambuco. Poeta, Ator, repentista, compositor e apaixonado pela cultura popular, vive puxando a brasa para as atividades relacionadas às Matrizes do Forró e da Valorização Cultural Nordestina. Suas produções artísticas envolvem apresentações em cerimoniais, reuniões institucionais, auditórios, apresentações, narrações e gravações para programas de rádio, webrádio, teatro, cinema, televisão, webséries, comerciais, vídeos e uma série de registros de seus repentes, cordéis, poesias e textos.
O Autor
UMA HISTÓRIA TRADUZIDA EM RIMAS, SONHOS E ESTRATÉGIAS AEROCLUBE DE PERNAMBUCO TOINHO MENDES ANDRÉ MACEDO ALFREDO BANDEIRA FABIANO FREITAS