Manifesto Eleitoral MpD São Vicente

Page 21

“AS PESSOAS PRIMEIRO”

Pode não ser assim tão evidente, mas é claro que existe uma relação dialéctica entre a cultura e o crescimento económico. É bom não ignorar isso! O crescimento económico puxa a cultura e a cultura agradece ajudando o desenvolvimento local e nacional. Infelizmente, S. Vicente marca passo neste momento. É preciso mudar. Sem querer subordinar o desenvolvimento cultural ao crescimento económico é, todavia, imperioso reconhecer que não haverá museus nem centros culturais, não haverá centros de conferência nem cinemas, ou outros quaisquer equipamentos culturais rentáveis, se não houver público. A economia tem que funcionar, o turismo precisa ganhar uma nova dinâmica, os investimentos previstos nas mais distintas áreas têm que ser concretizados para que S. Vicente reencontre o caminho do futuro. É, pois, incentivados por este espírito de mudança que se propõe uma forte intervenção na ilha, no domínio da cultura, operação que passa pela articulação de quatro áreas estratégicas fundamentais, capazes de reforçar a cidade do Mindelo como destino de investimentos e capital da cultura que sempre foi. Referimo-nos ao:

Património Cultural (móvel e imóvel) Património Construído O património cultural construído de interesse nacional, bem como o património natural da ilha, serão objecto da maior atenção no próximo mandato. Como medidas importantes e de curto prazo, no sector, pretende-se, em articulação com a Câmara Municipal, elaborar um inventário expedito, instrumento fundamental para a classificação e salvaguarda do património em risco na ilha. O inventário expedito, que terá sempre um carácter de emergência, dará lugar, no seu devido tempo, a um inventário pormenorizado, cientificamente elaborado, obedecendo a todos os critérios recomendados por instituições internacionais com responsabilidade na matéria. Nesse inventário expedito o património de interesse nacional terá um lugar de relevo, merecendo destaque especial, os edifícios do poder, de raiz monárquica. Figuram nesta lista a Alfândega Velha (Centro Cultural do Mindelo), e o Hospital Velho. O quarteirão inglês e alguns outros edifícios emblemáticos representativos da presença inglesa em S. Vicente serão, igualmente, objecto da maior atenção. Cabe aqui referir o edifício do telégrafo (a actual TELECOM), os edifícios ingleses do Alto Miramar (o edifício do ISCEE, por exemplo), entre outros. O conjunto que enquadra a orla marítima do Mindelo será requalificado. A Praia de Botes constitui um dos símbolos da aventura crioula. Início de um longo calvário para muitos filhos da ilha que partiram clandestinamente rumo a um destino desconhecido, com desfechos dramáticos em alguns casos, foi, felizmente, noutros casos, a porta que permitiu a muitos driblar a fome, a miséria e a humilhação, e encontrar o caminho de uma

MANIFESTO ELEITORAL DO MpD – S.VICENTE

21


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.