Anfíbios e Répteis - Introdução ao estudo da Herpetofauna Brasileira.

Page 9

Capítulo 5

Identificação das Espécies

Um dos obstáculos para o herpetólogo no Brasil é a inexistência de chaves taxonômicas para os anfíbios do país, assim como a desatualização das chaves para lagartos (Peters & Donoso-Barros 1970) e serpentes (Peters & Orejas-Miranda 1970), apesar da complementação feita por Vanzolini (1986b). Por isso, recomenda-se a utilização de chaves apenas para alguns grupos (famílias e gêneros) e/ou para algumas regiões. Existem guias específicos para algumas localidades, inclusive CDs com vocalizações de anuros, que auxiliam ainda mais na identificação. Em alguns casos é fundamental ter em mãos literatura de países vizinhos, como na Amazônia brasileira usar guias da Bolívia e do Peru, e no sul do Brasil trabalhos da Argentina e do Uruguai. Outra recomendação são os artigos de descrição e redescrição de espécies (muitos dos quais foram citados nos dois capítulos anteriores). Sempre é interessante lê-los, principalmente se a espécie descrita for para o bioma que você está pesquisando, e nos artigos de revisão geralmente há chaves para identificação dos grupos em questão. No presente capítulo serão apresentadas referências de chaves e ou trabalhos que apresentam fotografias para cada região do Brasil.

Anfíbios Para conhecer a morfologia externa dos anfíbios, como tipos de dedos e patas, forma do focinho e de outras partes do corpo e detalhes como presença de glândulas parotóides, forma do corpo ou tímpano visível ou não, recomenda-se ver as figuras e fotos explicativas presentes em Peters (1964), Duellman (1978; 2005), Heyer et al. (1990), Ribeiro et al. (2005), Lima et al. (2006), Lillywhite (2008) e Ziegler & Maneyro (2008). Essas características são necessárias para o reconhecimento das famílias e até das espécies, e também para percorrer chaves taxonômicas e compreender as descrições. É fundamental também que o interessado em estudar esses animais conheça Capítulo 5 – Identificação das Espécies

83


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.