Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São PauloIAU.USP desde 2020, com previsão de formatura para dezembro de 2024.
Jundiaí | SP

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São PauloIAU.USP desde 2020, com previsão de formatura para dezembro de 2024.
Jundiaí | SP
Fev. 2020
Dez. 2024
Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo | IAU - USP
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
São Carlos | SP
Jan. 2023
Mar. 2023
Milene Miazzo Interiores
Estagiária com atividade em detalhamento executivo de marcenaria (SketchUp e Layout) e produção de renders (Enscape).
Jundiaí | SP
Jan. 2024
Jun. 2024
Vitor Dias Arquitetura
Estagiária com atividade em modelagem 3D e produção de projeto executivo (Revit)
Jundiaí | SP
Set. 2022
Ago. 2023
Iniciação Científica - Atelier Híbrido de Projeto: metodologias de ensino e aprendizagem
Projeto vinculado ao grupo de pesquisa Nomads usp da Universidade de São Paulo, com objetivo de contribuir na formulação e validação de procedimentos metodológicos inovadores e estratégias didático-pedagógicas para o ensino híbrido de projeto de arquitetura e urbanismo
São Carlos | SP
Set. 2021
Ago. 2022
Projeto de Cultura e Extensão - Desenvolvimento de um sistema de espaços de convívio para o campus da USP de São Carlos
Projeto vinculado ao Escritório Modelo de Arquitetura da Universidade de São Paulo, com objetivo de criar uma uma rede de ambientes e mobiliários coletivos e de convívio, dispostos pelo campus 1 da USP de São Carlos para uso dos estudantes e funcionários da graduação.
São Carlos | SP
Ago. 2021
Dez. 2021
Projeto de Extensão - Aprender na Comunidade em Araraquara - SP
Projeto vinculado ao grupo de extensão PExURB da Universidade de São Paulo, que englobou o planejamento urbanístico e a implantação de loteamentos e áreas livres em um assentamento na cidade de Araraquara, SP
São Carlos | SP
ANNA LAURA RIBEIRO FIOREJan. 2023
Sketchup e Layout - arquiteto Leandro Amaral
Curso realizado de maneira remota
Jan. 2023
Enscape - arquiteto Leandro Amaral
Curso realizado de maneira remota
Revit
Avançado
AutoCAD
Básico
Enscape
Avançado
SketchUp
Intermediário
Layout
Avançado
Photoshop
Avançado
Básico ArchiCAD
Básico
Intermediário QGIS
Lumion Avançado
Twinmotion
Básico
Grasshoper
Básico
Illustrator Avançado Canva
Português
Nativo
Básico
Avançado Inglês
Rhinoceros Intermediário Pacote Office
Básico Espanhol
Tipo: Acadêmico
Local: São Carlos
Autores: Anna Laura Ribeiro Fiore em conjunto com Caio Vitoreli, Denise Ortolani, Frederico Marques e Giovana Fernandes.
Softwares utilizados: Revit, Lumion e Photoshop.
O projeto de vila composto por três casas e área livre em comum teve como partido trabalhar levando em conta as questões ecológicas que estão envoltas no meio construtivo, como um cuidado para obter uma baixa taxa de desperdício, o uso de matéria prima local, a sustentabilidade e a adequação de estratégias ao clima local.
As tipologias das casas foram alteradas e dispostas no terreno de acordo com a priorização das aberturas dos ambientes de maior permanência em orientações solares mais favoráveis A área central de lazer é comum às residências, possuindo decks de madeira com espelhos d’água para auxílio no resfriamento evaporativo, piscina e horta.
Após análises bioclimáticas, priorizando a sustentabilidade da construção e a adequação ao clima local, a mitigação de danos e eficiência energética da casa se deu por meio do uso da terra como matéria prima no lugar da alvenaria clássica, pela captação e reuso de água de chuva, pela inserção de painéis fotovoltaicos como fonte de energia sustentável, pela orientação adequada de aberturas para iluminação e ventilação e pela implementação de uma horta para plantio de alimentos.
Implantação
stratégias de m utilizadas como: da orientação de a de estar/jantar ara leste ou norte; na cobertura, de entrada de luz verticais móveis da iluminação
Algumas estratégias ventilação também utilizadas como: a prom ventilação cruzada na dos ambientes, o resf evaporativo por me implantação de espelho nas fachadas das residências e a v higiênica promovida janelas altas
Equipamento urbano em área livre de São Carlos
Tipo: Acadêmico
Local: São Carlos
Autores: Anna Laura Ribeiro Fiore em conjunto com Denise Ortolani, Gabriel Baquero, Monaliza Gonçalves, Talita Damasceno, Vinícius Ribeiro e Vitória Serafim.
Softwares utilizados: Revit, Grasshoper, Rhinoceros, Enscape e Photoshop.
O equipamento urbano paramétrico foi projetado em uma área livre da cidade de São Carlos, com o propósito de integrar um sistema de equipamentos do parque de preservação ambiental do bairro, buscando dialogar com o ideal de preservação e aproximação com a natureza.
O processo criativo teve como base a preservação ambiental proposta para a região. Tendo em vista a criação de um parque e a ampliação das áreas verdes, o grupo optou por materiais mais naturais, como o bambu e fibras vegetais. Ocas indígenas, por sua vez, foram o objeto de estudo inicial, para que assim fosse pensado a forma e estrutura do objeto paramétrico
Buscando dialogar com os ideais de preservação, o principal material escolhido do sistema construtivo foi o bambu da espécie Dendrocalamus asper, sendo uma matéria-prima natural renovável cuja extração não causa danos significativos ao meio ambiente. O tipo de telha proposta para a estrutura foi de “pelupuh” que consiste em um processo de achatamento manual do bambu Gigantochloa apus
Isométrica explodida
Telha pelupuh
Manta impermeabilizadora
Telha pelupuh
Malha de bambu da cobertura
Estrutura de bambu
Estrutura do objeto paramétrico no software Rhinoceros
O processo de obtenção do formato do equipamento foi realizado com auxílio dos softwares de parametria Grasshoper e Rhinoceros, que permitiram utilizar a programação para realizar testes e obter a forma final da estrutura
coberturadevidro
estruturacentraldeaço
estruturacilíndricadeaçoparafixação dasvigasdebambu
parafusodeaço sextavadoA307
placasdeaço
O funcionamento, detalhes e encaixes da estrutura foram detalhados de forma a facilitar o entendimento da montagem do equipamento.
Detalhe claraboia superior
placadeaçosoldadaaoconcreto estruturade concreto
estruturacilíndricadeaçoparafixação dasvigasdebambu
parafusodeaçosextavado A325
Detalhe sapatas
Detalhamento e produção de renders para residência
Tipo: Profissional
Local: Jundiaí
Autora projeto: Milene Miazzo
Detalhamento executivo e renders: Anna Laura Ribeiro Fiore
Softwares utilizados: SkecthUp, Layout, Enscape e Photoshop.
Detalhamento executivo de marcenaria e produção de renders do projeto de interiores de residência unifamiliar realizado pelo escritório Milene Miazzo Interiores em Jundiaí.
A sala de estar integrada com a sala de jantar conferem ao espaço da casa um ambiente aconchegante, com espaço para descanso, lazer, refeições e café, combinando estilo com funcionalidade.
A área gourmet da residência combina churrasqueira, área para preparo de alimentos, áreas de estar e lazer de uma maneira sofisticada e aconchegante.
Mobiliário urbano multiuso em praça de São Carlos
Tipo: Acadêmico
Local: São Carlos
Autores: Anna Laura Ribeiro Fiore em conjunto com Ana Maria Palotta, Beatriz Varani, Denise Ortolani e Giovana Fernandes.
Softwares utilizados: Revit, Lumion e Photoshop;
Pensado para uma praça com pouco uso na cidade de São Carlos, o mobiliário urbano multiuso, chamado de CurvaLinha, é de concreto e formado a partir de uma linha sem interrupções, possuindo módulos que se repetem ao longo do objeto permitindo usos previamente estabelecidos ou de novas apropriações pelos usuários.
O processo criativo se iniciou através da ideia de uma fita que transmite a sensação de continuidade ao longo de todo o equipamento, criando ambiências que suprissem as demandas dos usuários do espaço, sem perder de vista o caráter plástico norteador do projeto O cadarço foi o objeto que nos ajudou a trazer palpabilidade à discussão formal com os instrumentos que tínhamos em mãos, sendo ele uma fita contínua que poderia representar o conceito que foi pensado pelo grupo
O material utilizado no mobiliário urbano é o concreto. Os pórticos de maior proporção, que criam espaços de passagem, permanência com redes e ludicidade com balanços, são estruturados a partir do concreto armado em barras mais espessas para vencer seu próprio vão e as eventuais cargas de sobreuso. Já os módulos de menor altura, se estruturam através de armaduras em telas mais delgadas.
Imagens do processo Corte CorteO mobiliário foi implantado na praça seguindo a lógica da linha contínua sem interrupções, priorizando acessos e passsagens já existentes, e formando ambientes de usos diversos em seu centro. O estudo solar foi realizado para análise de insolação no local projetado e posterior alocação de árvores e espaços de sombreamento
Estudo solar - solstício de verãoPara facilitar a construção do mobiliário, o objeto foi dividido em módulos, que permitem uma produção e reprodutibilidade mais facilitada. Os usos que esses módulos permitem são de escorregador infantil, mesa com bancos para eventuais lanches ou jogos de mesa, pórticos e banco com chaise e cobertura