
1 minute read
SELANTES PARA PNEUS DE MOTOCICLETAS
from Revista 163
by Anfamoto
Pneus furados causam transtornos que já podem ser prevenidos com facilidade pelos motociclistas. Mais conhecido como vacinas, os selantes para pneus é um grande aliado para preservar a segurança de quem pilota. Em caso de uma perfuração no pneu, o selante veda o furo imediatamente, possibilitando que a moto, prossiga em movimento até que a troca possa ser feita em segurança. O selante tem sua eficiência comprovada em furos causados por objetos perfurantes entre 2,5 e 4mm em pneu com câmara nova ou em bom estado que não tenha nenhum reparo anterior, e 4,5 a 6mm em pneu sem câmara. Entretanto, vale destacar que o selante é um produto preventivo de furos que age na banda de rodagem do pneu e deve ser aplicado antes de haver perfurações. Dessa forma, com o produto aplicado, se houver furo no pneu, e desde que o objeto perfurante esteja dentro dos limites especificados, a perda da pressão será minimizada e em poucos segundos será estabilizada, vedando definitivamente o pneu, não havendo a necessidade de se fazer nenhum tipo de reparo posterior ou substituição da câmara. Se o furo foi maior do que o especificado pelo produto, desde que não sejam rasgos que danifiquem a estrutura do pneu, o selante pode retardar a perda da pressão de ar, permitindo na maioria dos casos que a moto seja conduzida até o local da troca.
O selante é um produto tixotrópico, que é a capacidade de um gel se liquefazer à medida que aplicamos uma determinada quantidade de calor ou uma força mecânica. Ou seja, quando o pneu está em movimento o gel fica mais líquido, enquanto o movimento cessa, o gel torna-se menos líquido, o que ajuda a mantê-lo espalhado pela banda de rodagem.
A vacina de pneu é um produto de avan- çada tecnologia que oferece segurança, economia e praticidade aos motociclistas, seja qual for o estilo ou utilização da moto. O produto é de fácil aplicação, segundo recomendações dos fabricantes, basta com um saca válvula retirar a válvula do bico do pneu para que seja esvaziado por completo, encaixe o bico de aplicação com a ponta do frasco já cortada, rosqueando até travar, encaixe a mangueira de aplicação no bico do pneu e verifique que esteja firmemente encaixado. Injete o frasco completo no pneu, utilizando sempre um frasco por pneu. Após aplicado o produto e antes que a válvula seja recolocada, limpe o bico do pneu com um jato de ar comprimido para remover quaisquer resíduos do gel, calibre normalmente os pneus e siga viagem normalmente.
Mas lembre-se que qualquer furo ou dano mais extenso que apresente o pneu o mesmo deve ser substituído imediatamente.
