
3 minute read
ITENS DE SEGURANÇA, PEÇAS E ACESSÓRIOS
from Revista 162
by Anfamoto
A importância de escolher e fazer a manutenção correta nesses itens
Sabemos que a motocicleta está cada vez mais em destaque, e é, sem dúvida, um transporte ágil e de baixo custo. Entretanto, esquecer-se de cuidar da moto significa um risco, seja para a mobilidade diária nas cidades, trabalhar, ou para pegar a estrada nos fins de semana e nas férias. O motociclista não pode e nem deve se descuidar dessa prática em nenhum momento seja com a parte mecânica da moto ou com sua própria segurança. Prevenir é melhor do que remediar e mais que um dito popular essa máxima deve ser companheira do motociclista. Há diferentes tipos de manutenção: a corretiva que é necessária para corrigir falhas, a preventiva que tem como objetivo evitar os problemas e a preditiva que serve para determinar o tempo de vida útil das peças da motocicleta.
O motociclista, precisa estar aten- to à periodicidade com que deve realizar a manutenção da moto. Esse tempo pode variar de acordo com a condição da motocicleta e com as exigências do fabricante. A recomendação, é de que geralmente a revisão deve ser feita a cada seis mil quilômetros rodados. Muitas vezes, um erro frequente é levar a moto à oficina apenas quando apresenta problemas. É sempre bom lembrar que é preciso ter muita atenção com a condi- ção da motocicleta que é conduzida em via pública, pois de acordo com o Art. 27 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o condutor deve verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório e assegurar que o veículo esteja com combustível suficiente para chegar ao destino.
Porém, na hora da manutenção dos itens de segurança e da compra de acessórios, os motociclistas acabam trocando qualidade por preço ou ainda abdicando de usar alguns equipamentos de segurança imprescindíveis. Esse tema é recorrente, fala-se muito sobre pilotar com segurança e com os equipamentos adequados. Andar sobre duas rodas realmente exige atenção redobrada não só nas ruas, mas também e principalmente com sua moto. Quem utiliza a moto diariamente, sabe da praticidade de poder contar com ela no corre-corre do dia a dia. Utilize sempre peças de boa qualidade e procedência e procure sempre verificar se é certificada ou produzida dentro dos requisitos técnicos e de segurança exigidos.
A ANFAMOTO em Revista traz dicas sobre os pontos mais importantes para reforçar a mensagem de segurança e a importância da manutenção na motocicleta e da escolha das suas peças e acessórios corretamente. O uso constante da moto, leva ao desgaste de peças e componentes, e aí é hora de parar e pensar na manutenção. Com as partes, peças e componentes da moto sempre em dia faz com que o risco de acidentes diminua, o consumo de combustível seja menor e contribui com o aumento da vida útil da motocicleta.
COMO ESCOLHER ESSES ACESSÓRIOS?
Os fabricantes de equipamentos e acessórios estão cada vez mais aperfeiçoando seus produtos e conferindo mais qualidade, utilizando materiais de ponta e tecnologia. Antes de qualquer compra o motociclista deve selecionar os itens desejados e comprá-los de fabricantes e lojistas que tenham procedência e referência de qualidade. E quando o item exigir, dê preferência a produto com o selo de certificação do Inmetro. Teste as roupas montado na moto para analisar se estão confortáveis, se o vestuário não incomoda e nem vai atrapalhar na condução da sua motocicleta. Verificar ainda se as peças colocadas estão corretamente encaixadas e se as peças usadas para fixação estão corretas. Vale lembrar que algumas modificações na sua moto podem afetar a sua segurança e o desempenho da moto. Portanto use somente os acessórios permitidos e de boa procedência.
moto. Se o pneu for sem câmara verificar semanalmente a calibragem dos pneus, sempre observando e respeitando os valores recomendados pelo fabricante. Verifique também os sulcos de seu pneu, não deixe chegar ao limite, na época das chuvas isso pode ser fatal. Pneus inflados de maneira incorreta causam problemas na dirigibilidade da moto, o guidão fica pesado, podem ocorrer até furos e rasgos. Se muito cheio, o pneu não reconhece os defeitos da pista, transmitindo irregularidade do solo às mãos de maneira desconfortável prejudicando até a estabilidade da moto.
PNEUS
Sempre observe os pneus de sua
Uma pergunta muito frequente é qual a durabilidade do Kit coroa, corrente e pinhão. Sabemos que isso depende muito das condições de rodagem da motocicleta e sua finalidade. De qualquer forma, esses itens merecem cuidados específicos e atenção. Corrente sem a lubrificação adequada fica seca, corrói o pinhão e a coroa por atrito e corre o risco de rompimento. Cuide bem do seu sistema de transmissão, verifique a folga, a lubrificação e o desgaste.
Freios
Devem estar sempre ajustados e