
6 minute read
Salão Duas Rodas/Moto de Ouro
by Anfamoto
SALÃO DUAS RODAS 2019
Cheio de atrações, o Salão Duas Rodas mostrou em seis dias de evento as novidades e tendências do mercado de duas rodas. O evento não é só para os apaixonados que querem ver os lançamentos do setor, mas também, para empresas que buscam negócios. As principais fabricantes de motocicletas estiveram presentes: Haojue, Honda, Kawasaki, KTM, Kymco, Royal Enfield, Suzuki, Triump, Vespa e Yamaha. Além dos modelos que já estão pelas ruas, os lançamentos para 2020 também foram apresentados.
A Honda apresentou as novas CB 650R e a CBR 650R, reformuladas e com novo designer. Outra linha que veio reformulada foram as CB 500F e a CB 500X. Outro ponto alto do estande da montadora japonesa foi o scooter ADV 150, que por hora só
é vendido na Ásia, mas que pode ser trazido ao Brasil, depende da aceitação do público. O Scooter Forza 300 também ficou na mesma situação. Ambos fizeram sucesso, os visitantes deram bastante atenção aos dois modelos.
A Triumph trouxe a Rocket 3 e a Street triple RS.

Além das motos foi possível também para o visitante acompanhar palestras de segurança e pilotagem.
Mesmo sem ter nenhum lançamento a Suzuki mostrou toda sua linha 2020 e o modelo que mais chamou a atenção foi a superesportiva GSX-R 1000. Haojue e Kymco estavam na mesma área para reforçar a marca no mercado brasileiro.
A Kawasaki também trouxe lançamentos para 2020, a motocross KX 250 e a Z900. E a marca apresentou ainda toda a sua linha 2020 com destaque para as Versys 1000 e Z400.
Um estande que ficou sempre cheio foi o da Yamaha, principalmente por conta da parceria com a Marvel, apresentando motos customizadas com as cores e os elementos dos Super-heróis da marca. Outra novidade apresentada pela montadora foi a moto com conceito autônomo MotoroID, que é capaz de atender ao chamado de voz. O grande lançamento foi o Scooter de 250cc, a X-Max 250, muito mais confortável e com maior autonomia para quem gosta de pegar estrada.
A Royal Enfield apresentou as Interceptor e a Continental GT 650, motos com mais tecnologia embarcada. As motos mais famosas da marca também estavam presentes a Classic e a Himalayan que ganhou uma série especial com cem unidades, de nome Sleet e com pintura especial e alforjes de série.



A Anfamoto – Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças, também marcou presença no Salão, prestigiando e apoiando alguns de seus associados que também estavam expondo: Alba, Baterias Heliar, Brandy, Ciclo Cairu, EBF Capacetes, EBF Vaz, Fischer Freios, Imotopeças, KMC-Sudamerica, Montanna, MT Acessórios, Pantaneiro, Piracapas, Pneus Technic, Pro Trok, TMAC, Valflex, Valplas, Vedamotors e WLS Vulcanbor. A Associação aproveitou a ocasião e lançou o XI Salão Nacional e Internacional das Motopeças, evento da entidade que será realizado de 05 a 08 de agosto de 2020, no Pavilhão Amarelo do Expo Center




Norte, que já no lançamento estava com 70% das áreas vendidas. “O setor de motopeças vem acompanhando o crescimento do setor de duas rodas, e o Salão Duas Rodas e um excelente momento para fazermos contato com nossos associados, acompanhar tendências e mostrar ao grande público as novidades do setor de motopeças e acessórios, que vive um excelente momento. O lançamento do Salão das Motopeças também é um marco de sucesso, já estamos com mais de 70% dos espaços vendidos, o que mostra a relevância do evento”, comenta o Presidente da Anfamoto. Leone visitou os associados durante o evento para conferir as novidades.
Outras atrações também fizeram parte do Salão Duas Rodas, como por exemplo a Arena Racing, a Arena SDR Extreme que trouxe acrobacias radicais de motos, tinha espaço Kids para as crianças. O Test Ride Mobilidade Urbana, o maior circuito indoor criado para experiência, proporcionou ao público experimentar vários modelos. O Test Ride SDR Experiece foi



realizado em pista outdoor e tinha motos com média e alta cilindrada. Já o Test Ride Off Road aconteceu em uma pista elaborada para que o piloto tivesse a sensação de estar numa trilha com barro e obstáculos. E no Test Ride VIP, as montadoras disponibilizaram modelos exclusivos e de alta cilindrada para que os visitantes pilotassem em 2,3 Km de pista.
Para essa edição a Arena de Customização foi duplicada e contou com a presença dos mais renomados customizadores do Brasil. A Arena Games trouxe os mais tecnológicos games para os geek. A Arena Cross realizou uma competição e mostrou acrobacias radicais. Aconteceram ainda apresentações diárias do piloto Fred Kyrillos e manobras radicais do Protork Alto Giro Show. A Arena Lifestyle, contou com um espaço interativo para palestras e talk shows em parceria com a Motostory de Carlãozinho Colchman, que contou a História da Motocicleta no Brasil. Pela primeira vez no evento o Dream Lounge ganhou uma versão especial para o Salão Duas Rodas.






MOTO DE OURO 2019
A premiação do Moto de Ouro 2019, aconteceu durante a realização do Salão Duas Rodas, na Arena Racing.
No prêmio promovido pela Revista Motociclismo, foram eleitas as melhores motocicletas divididas em doze categorias: city, clássica, crossover, CUB, custom, esportiva, maxitrail, moto verde, naked, scooter, touring e trail. Os consumidores também puderam votar em categorias referentes a imagem das marcas e opinar também em quesitos como qualidade, emoção, melhor negócio, publicidade e satisfação do cliente.
A Honda ficou com cinco troféus, venceu duas das categorias de imagem: publicidade e melhor negócio. E outros três na categoria touring com a GL 1800 Goldwing, CUB com a Biz 125 e Scooter X-ADV.


A Yamaha levou quatro troféus. Todos são de produto, nas categorias City com a MT-03, Naked com a MT-09, Moto Verde com a YZ450F e Crossover com a TRacer 900 GT.
A BMW conquistou três troféus. No quesito imagem a marca ficou com o prêmio da categoria Qualidade. A Ducati ficou com dois prêmios, um de imagem na categoria Emoção e outro na categoria de produto com a Esportiva Panigale V4S. Completaram a premiação, com um troféu cada, a KTM, que venceu o prêmio de imagem na categoria Satisfação do Cliente, a Triumph que teve a Boneville Bobber Black como melhor moto Custom e a Kawasaki que teve a Z900RS eleita a melhor moto na categoria Clássica.
O presidente da Anfamoto, Orlando Cesar Leone, entregou o prêmio para Odair Dedicação, gerente de Marketing da Honda, que ganhou o prêmio na categoria Touring com a moto GL 1800 Goldwing.
