Cartas a Estudantes de Medicina - julho 2018

Page 1

julho 2018

de

4200-319 Porto
Associação Nacional
Estudantes de Medicina Alameda Doutor Hernani Monteiro

Prefácio

Por considerarmos a opinião do doente essencial para um cuidado médico humano, completo e de qualidade, queremos dar voz ao que pensam os doentes e sensibilizar e inspirar todos aqueles que têm um papel nos cuidados de saúde, para as necessidades particulares de estar doente e da relação entre o cuidador e o doente.

Movidos pelo desejo de tornar o doente um membro ativo da melhoria dos cuidados de saúde e de perceber como se podem tornar melhores médicos, 67 voluntários recolheram testemunhos de Norte a Sul, em 5 hospitais do país. Com a sua ajuda, no mês de julho desta 4ª edição do projeto Cartas a Estudantes de Medicina, foram recolhidos inúmeros testemunhos escritos sob a forma de uma Carta dirigida a todos nós!

É com muito carinho que eu e a minha família somos atendidos pelos médicos e muito gosto tinha que tinha que os mesmos não fizessem greve para que os doentes pudessem ser atendidos. Boa coragem aos novos estudantes e que a universidade continue a ajudá-los cada vez mais, para que esses estudantes NÃO PERCAM A SUA CORAGEM! O que eu espero e anseio do Médico é que quando observa um doente, SE LEMBRE QUE PODIA SER O SEU PAI OU OUTRO FAMILIAR. Muitas vezes a “boa cara” do médico, é meio caminho andado para a cura. Recomendações ler o livro: “ A saga do Pousador”. Muito Obrigado!

Para ser bom médico é preciso gostarse do que se faz Nós precisamos muito de bons médicos, porque pomos a nossa vida nas mãos deles!

Espero que continuem a ser cada vez melhor porque já se nota a atenção que tem por nós espero que também no futuro lhes deem mais formação , porque a medicina está cada vez melhor desde que temos médicos novos , pois que até os antigos já olham e tratam as pessoas melhor, já falam com eles e já lhes dão explicações que antigamente não o faziam . Entrávamos para a consulta e o médico permanecia mudo e saíamos sem saber o que tínhamos, de momento não me ocorre mais nada pois vou entrar para a consulta também espero que tratem melhor os médicos novos assim como os estagiários, pois há muita falta de respeito da parte dos doentes.

Rexeme, Inventa, Recria. LUTA! SÊ MAIS FORTE! Não desistas dos teus sonhos, nem dos nosso. Ajuda-nos. Faz melhor. Faz mais. Mais por ti, mais pelos outros. MAIS POR NÓS TODOS! Instrói-te. Aprende. Desaprende. Melhora. Evolui e faz-nos evoluir. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES E MELHORES! Fui inspirador o suficiente? Do que é que estás à espera? Levanta-te. Prossegue. Progride. VAI! CORRE!! O que é que estás a fazer ai sentado, aí parado? Vamos lá! Estamos juntos ou nem por isso? Obrigado! Abraço!

A minha experiência como doente e como sou tratada tem sido maravilhosa.

Quando eu nasci, em casa, tinha uma massa na cabeça, e foi dito à minha mãe que não ia conseguir aprender na escola, desde aí tive muito contacto com os cuidados de saúde. Há quase 12 anos descobri que tinha artrite reumatoide e também diabetes. A partir daí fui sempre vigiada neste hospital por MÉDICOS SEMPRE PREOCUPADOS COMIGO, COMO GOSTAVA QUE FOSSEM TODOS!

Espero que tu sejas comos os meus médicos, preocupados, e amigos dos doentes. QUE SE PONHAM NO LUGAR DOS DOENTES E QUE PENSEM “ESTÃO ELES, MAS PODIA ESTAR EU”!

E desejo que quem abrir esta carta seja muito feliz no curso e profissão.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.