agosto 2018




Por considerarmos a opinião do doente essencial para um cuidado médico humano, completo e de qualidade, queremos dar voz ao que pensam os doentes e sensibilizar e inspirar todos aqueles que têm um papel nos cuidados de saúde, para as necessidades particulares de estar doente e da relação entre o cuidador e o doente.
Movidos pelo desejo de tornar o doente um membro ativo da melhoria dos cuidados de saúde e de perceber como se podem tornar melhores médicos, 67 voluntários recolheram testemunhos de Norte a Sul, em 5 hospitais do país. Com a sua ajuda, no mês de agosto desta 4ª edição do projeto Cartas a Estudantes de Medicina, foram recolhidos inúmeros testemunhos escritos sob a forma de uma Carta dirigida a todos nós!
Gosto muito deste serviço, estou internada há cinco dias e fui sempre muito bem tratada por todas as enfermeiras, os médicos, e as auxiliares. Acho que é muito importante que o médico saiba explicar ao doente o problema e o tratamento, e que consiga dar conforto quando dá as notícias más. Uma vez fiquei sem tomar a minha medicação durante uns dias porque, quando estive na consulta, o médico não teve atenção a passar as receitas, e depois eu não conseguir ir pedir as receitas que precisava por causa do trabalho antes da consulta estava marcada para mais tarde. Tentei falar com o médico para ter as receitas que precisava sem ter de marcar consulta, mas ele disse que não tinha tempo e que eu tinha de marcar consulta. Por isso acho que o médico deve ter sempre atenção à ficha individual de cada pessoa e perceber que nem todos têm a mesma disponibilidade.
Para mim, um bom médico deve ser uma pessoa atenciosa, compreensiva e ir de encontro ao melhor interesse do doente. Deve saber comunicar com o doente e haver uma relação de igual para igual, no sentido de discutir as opções com o doente. Tenho tido uma excelente experiência com os médicos que me têm atendido e acompanhado.
Olá! Eu sou uma doente que está hospitalizada pela 3 vez e tenho tido bons médicos em todos os tratamentos. São atenciosos, educados e sabem ouvir o doente, portanto quando forem médicos têm de ter todos estes requisitos. Que sejas bom para também haver respeito entre médico e doente. Boa sorte e que tudo o resto da medicina vá em frente!
Cuidados de Saúde – Ótimos! Saliente os serviços de enfermagem. Impecáveis. A equipa médica – Excelente! Aprecio os médicos como pessoa, são simpáticos e atenciosos, bem como médicos competentes.
Para os estudantes, que continuem a estudar, para aperfeiçoar os conhecimentos e que continuem a ser simpáticos.
É com muito carinho que eu e a minha família somos atendidos pelos médicos e muito gosto tinha que tinha que os mesmos não fizessem greve para que os doentes pudessem ser atendidos. Boa coragem aos novos estudantes e que a universidade continue a ajudá-los cada vez mais, para que esses estudantes não percam a sua coragem.