Issuu on Google+

Governo do Estado de São Paulo | Secretaria de Estado da Cultura

Jaçanã

JUNHO 2013

Programação Gratuita


terça

JUNHO 2013

quarta quinta

6

Pontos MIS Oficina “O Cinema dos meus sonhos“ com Christian Saghaard das 09h às 12h

8

Pontos MIS Exibição de filmes “Godofredo” e “Os trapalhões e o Mágico de Óroz” às 16h

sexta sábado domingo

1

Sessão “Cinema Com Pipoca” na Fábrica às 16h


12 13

(Re)conte a história do seu ponto de vista com Wellington Alexandre e Rita Moreira às 14h

15 16

“O Duelo” – Batalha de Bboys e Bgirls com shows de Trutty, GR última chance, Mano G (Bica 1702) e Emmy das 12h às 18h

Palavras com forma gráfica e visual/Produção de poemas concretos com Gabriel Sales e Jackeline Maidana às 14h

Sessão “Cinema Com Pipoca” na Fábrica às 16h

20 22 23

Cartas Ficcionais com Wellington Alexandre e Rita Moreira às 14h

“Trêm da Fábrica” Mostra de processos artístico pedagógico e trilhas de produção das 12h às 18h “Trêm da Fábrica” Mostra de processos artístico pedagógico e trilhas de produção das 12h às 18h Arraiá da Fábrica com participação da dupla Léo & Grimaldi e DJ Pow às 16h

25

Workshop Stop Motion com Rubens Nê Viana às 13h

27

Construindo História e Personagens com Massa de Modelar com Gabriel Sales e Jackeline Maidana às 14h

29 30

Oficina Vocal e Instrumental com Silvia Nicolatto e Rodrigo Lopes das 10h às 17h Oficina Vocal e Instrumental com Silvia Nicolatto e Rodrigo Lopes das 12h às 17h Contos, Causos e Outras Histórias Caipiras com Bruno Cavalcanti e Carolina Jorge às 14h


As Fábricas de Cultura oferecem oportunidade de acesso democrático ao conhecimento e ao poder transformador da cultura por meio da realização de atividades nas mais diversas modalidades das artes . Valorizam a identidade individual e coletiva das manifestações criativas e da produção cultural na região em que atuam para desenvolver o potencial de cada indivíduo e da comunidade. Funcionamento Terça a Sexta das 09h às 17h. Sábado e Domingo: consulte nossa programação.


Inscrições GRATUITAS abertas para Ateliês de Criação e Trilhas de Produção! Artes visuais, capoeira, circo, dança, escrita criativa, música, foto e vídeo, teatro. Período: 18 de junho a 21 de julho de 2013 Horário: 9h às 17h (de terça-feira a sexta-feira),

12h às 18h (de sábados e domingos)

Local:

recepção


FÁBRICA ABERTA

Dia 01 – Sábado – às 16h – Multiuso

Sessão “Cinema Com Pipoca” na Fábrica A Fábrica de Cultura de Jaçanã abre portas para este mágico e lúdico universo: a sétima arte. Para todas as idades, para toda a família. Venha apreciar sessões de filmes escolhidos especialmente para esta agradável tarde com pipoca para toda a comunidade.


Dia 06 – Quinta-feira – das 09h às 12h – Multiuso

Oficina “O Cinema dos meus sonhos” com Christian Saghaard” – Pontos MIS. Na oficina “O Cinema dos Meus Sonhos” os participantes realizam vídeos baseados em seus próprios sonhos. Os vídeos são roteirizados, gravados, editados, finalizados e exibidos durante o período da oficina, que tem como objetivo despertar a sensibilidade para o reconhecimento da linguagem audiovisual, utilizando celulares e câmeras como ferramentas de expressão. A partir de 7 anos - 28 vagas


FÁBRICA ABERTA

Dia 09 – Domingo – às 16h – Multiuso

Exibição de filmes “Godofredo” e “Os trapalhões e o Mágico de Óroz” – Pontos MIS O projeto Pontos MIS chega às Fábricas de Cultura com exibições variadas de produções nacionais e internacionais. Este mês serão exibidas duas animações, um curta-metragem Italiano e um longa nacional:


“Godofredo” (2009, direção de Eva Furnari, 5min.) Godofredo é um grande ogro, verde e desajeitado, que vive numa floresta fantástica. Suas atitudes são marcadas pela intuição, emoção e curiosidade. É como uma criança curiosa no corpo de um grandalhão. Godofredo encontra um interruptor que acende tudo o que ele encontra pela frente. Ele reage institivamente, revelando para nós um olhar novo, cheio de humor, sobre um objeto de nosso cotidiano.

“Os trapalhões e o Mágico de Óroz” (1984, direção de Victor Lustosa e Dedé Santana, 93 min.) Desesperados com a falta de comida e a miséria no Nordeste, os amigos Didi, Soró e Tatu partem para a cidade. No caminho, encontram um Espantalho abandonado que deseja possuir um cérebro. Seguindo, descobrem o Homem de lata, cujo problema é a falta de um coração. Juntos, chegam à cidade de Óroz, local castigado pela seca e dominado pelo tirano Coronel Ferreira. O delegado Leão, a única autoridade que poderia tomar uma atitude, não faz nada por ser covarde.


BIBLIOTECA

Dia 12 – Quarta-feira – às 14h

(Re)conte a história do seu ponto de vista com Wellington Alexandre e Rita Moreira Quando lemos uma história (contos de fada, lendas, etc.) sempre ficamos a imaginar como seria essa mesma história com um final diferente, não é mesmo? E que tal se você reinventasse/reescrevesse a partir do seu ponto de vista essa historia? Que final você daria? Venha despertar e conhecer o escritor que há em você!


Dia 13 – Quinta-feira – às 14h

Palavras com forma gráfica e visual/Produção de poemas concretos com Gabriel Sales e Jackeline Maidana Venha conhecer as características e principais poemas do Concretismo (corrente literária que trabalha com poemas em sua forma geométrica) e crie o seu próprio poema concreto.


FÁBRICA ABERTA

Dia 15 – Sábado – das 12h às 18h – Multiuso

“O Duelo” – Batalha de Bboys e Bgirls com shows de Trutty, GR última chance, Mano G (Bica 1702) e Emmy. Neste “combate”, Bboys e Bgirls se enfrentam em batalhas cantadas até o grande duelo final, de onde sairá o vencedor. Com inscrições diretamente na recepção da Fábrica, os vencedores dos 1°, 2° e 3° lugar serão premiados. Nos intervalos das batalhas ocorrerão pocket-shows com artistas do cenário hip-hop e o evento será finalizado com o show de Max B.O, apresentador do programa “Manos & Minas”. Inscrições:As fichas de inscrição podem ser retiradas na Fábrica e devem ser entregues no dia do evento até uma hora antes do início das batalhas. Vagas: 32 vagas disponíveis. Haverá premiação para os três primeiros colocados


Dia 16 – Domingo – às 16h – Multiuso

Sessão “Cinema Com Pipoca” na Fábrica A Fábrica de Cultura de Jaçanã abre portas para este mágico e lúdico universo: a sétima arte. Para todas as idades, para toda a família. Venha apreciar sessões de filmes escolhidos especialmente para esta agradável tarde com pipoca para toda a comunidade.


BIBLIOTECA

Dia 20 – Quinta-Feira – às 14h

Cartas Ficcionais com Wellington Alexandre e Rita Moreira Você já imaginou como seria se o seu super-herói preferido recebesse uma carta escrita por você? Venha e solte a sua imaginação. Vamos escrever cartas divertidas, inspiradas nas histórias em quadrinhos do nosso acervo.


CURSOS E ATELIÊS

Dias 22 e 23 – Sábado e Domingo – das 12h às 18h – diversos espaços da Fábrica

Mostra de processos artístico pedagógico e trilhas “Trem da Fábrica” Os aprendizes da Fábrica de Cultura Jaçanã apresentarão à comunidade os processos artísticos vivenciados nos Ateliês de Criação ao longo do primeiro semestre de 2013. Seja bem vindo a essa Festa. O espaço é seu!


FÁBRICA ABERTA

Dia 23 – Domingo – 16h – Multiuso

Arraiá da Fábrica com participação da dupla Léo& Grimaldi e DJ Pow. De portas abertas, o Arraiá da Fábrica, convida toda a comunidade para uma tradicional Festa Junina com comidas típicas, quadrilhas, brincadeiras e música ao vivo com a participação especial da dupla sertaneja Léo & Grimaldi e discotecagem de DJ Pow.


BIBLIOTECA

Dia 25 – Terça-feira – às 13h

Workshop Stop Motion com Rubens Nê Viana Stop Motion é a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, fotograma por fotograma, ou seja, quadro a quadro. Entre um fotograma e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Quando o filme é projetado a 24 fotogramas por segundo, temos a ilusão de que os objetos estão se movimentando.


BIBLIOTECA Dia 27 – Quinta-feira – 14h

Construindo História e Personagens com Massa de Modelar com Gabriel Sales e Jackeline Maidana Convidamos o público da biblioteca para a atividade de criação de personagens e cenários de massinha. Escreveremos a partir da imaginação de cada um, uma história bem divertida e criativa.


FÁBRICA ABERTA

Dia 29 – Sábado – das 10h às 17h – Multiuso Dia 30 – Domingo – das 12h às 17h – Multiuso

Oficina Vocal e Instrumental com os músicos Silvia Nicolatto e Rodrigo Lopes Direcionada a bandas e músicos de todos os estilos, a oficina tem como objetivo fornecer ferramentas para novos grupos lidarem com a criação e a apresentação musical. Os oficineiros Silvia Nicolatto e Rodrigo Lopes, músicos experientes, apresentam um trabalho de orientação vocal, postura cênica e orientação instrumental, cuidando da parte de arranjos e execução musical.


BIBLIOTECA

Dia 30 – Domingo – às 14h

Contos, Causos e Outras Histórias Caipiras com Bruno Cavalcanti e Carolina Jorge O caipira, que de bobo não tem nada, adora uma festa. E é nesse clima que contamos seus causos. Uma roda de histórias onde o clima de conversa prevalece, onde experiências são trocadas e novos causos vão surgindo. O som de uma gaita pode acompanhar o ritmo de uma história. História essa que só surge após alguém do público decifrar algum enigma ou conseguir acertar um trava língua ou desafio lançado. Com o caipira é assim, nada vem de graça, nem que o preço seja uma boa gargalhada.


Serviços de atendimento Fábrica de Cultura Recepção – De terça a domingo Biblioteca – De terça a domingo Cursos – De terça à sexta para jovens aprendizes matriculados ou atividades previamente divulgadas

Terminal Tietê 1702-10 - Jova Rural/Tietê - Descer na Av. Ari da Rocha Miranda

Carandiru 1701-10 - Jova Rural/Carandiru - Descer na Av. Ari da Rocha Miranda 1701-51 - Jova Rural/Carandiru - Descer na Av. Ari da Rocha Miranda

Metrô Santana 1789-10 - Recanto Verde/Metrô Santana - Descer na Av. Ari da Rocha Miranda

Metrô Brás 172T-10 - Vila Nova Galvão/Metrô Brás - Descer na Av. Ari da Rocha Miranda


Fábrica de Cultura Jaçanã

Horário de funcionamento da Fábrica de Cultura Terça à Sexta das 09h às 17h. Sábado e Domingo: consulte nossa programação.

oberto Lanari R. R

R. Ar id aR

oc ha M

ira nd a

R. Ari da Rocha Miranda

Céu Jaçanã

ín

ntin d o Valle Po

Pça. Memória do Jaçanã

c Lin lo Pau Av.

en R. B

ira ere in P jam

Av. Guapira

ça Av. Ja

o

í R. Ab

dro lio Pe

s Ramo


Criação: Angela Kina

Fábrica de Cultura Jaçanã Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Tel.: 2249 8010 www.fabricasdeculturas.org.br Realização:


Livreto Virtual Fábrica de Cultura Jaçanã