Redes Sociais no Sector do Turismo

Page 1


Gerimos a sua marca nos Social Media


Sector de Turismo, Hotelaria e Restauração


O Sector O sector do Turismo é um sector estratégico e prioritário para Portugal. O nosso país tem-se destacado como um dos melhores e posicionado nos lugares cimeiros dos principais rankings Internacionais. Tal facto tem resultado num aumento do número de turistas e do tempo de permanência no nosso país. Havendo esta conjuntura favorável, as organizações do sector precisam de se destacar para atrair esse público. Falamos de Hotéis, Hostels, Albergues, Pensões, Restaurantes, Cafés, Pastelarias, Parques de Diversões, passando pelos Transportes, Museus, entre uma infinidade de organizações e actividades que empregam o sector.


O Sector “A revolução das tecnologias de informação e comunicação, onde se destacam fenómenos como as redes sociais ou a proliferação de aplicações móveis, está a transformar a atividade turística ao nível do relacionamento entre os atores do negócio: produtores de serviços, distribuição e clientes. A capacidade de escrutínio e poder negocial do turista obrigam ao domínio das tecnologias de informação no sentido do seu conhecimento, sob risco da perda de visibilidade e relacionamento com o mercado”*. É assim importante que as organizações que operam no sector disponham das ferramentas e do conhecimento que lhes permitam atuar neste novo contexto, desenvolvendo estratégias de comunicação e distribuição. * Plano Estratégico Nacional do Turismo


Quais as principais redes sociais que se destacam no sector?


O Facebook é actualmente a maior rede social do mundo com mais de mil milhões de utilizadores. Em Portugal são mais de 5 milhões. Oferece um grande poder se segmentação e permite às organizações manter o contacto com o seu público-alvo.

Esta rede social tem aumentado o número de utilizadores por todo o mundo. Caracteriza-se por edição e partilha de imagens e vídeos. O sector do turismo vive muito de imagens e esta é uma rede importante para ser adotada.

O Pinterest é uma das rede sociais obrigatórias para o sector do turismo. Culinária, fotografia, viagens e estilo de vida são alguns dos temas mais retratados. Os nomes e logotipos são marcas registadas dos respectivos proprietários.


Uma das grandes vantagens é o facto de permitir entrar em diálogo com os utilizadores que estão a falar sobre a nossa organização, sem que os mesmos tenham de nos estar a seguir. Um dos melhores exemplos da utilização desta rede social é a cadeia de hóteis Loews, onde possibilita ao utilizador realizar reservas directamente.

Rede social que permite aos utilizadores fazerem check-in e recomendações sobre os locais que visitam. Permite saber o que dizem os clientes sobre a organização.

Esta é uma rede social onde os utilizadores descrevem e avaliam as suas experiências nos mais diversos locais. Permite aos utilizadores efectuar reservas directamente, uma vez que a plataforma tem parcerias com grandes sites de reservas online. Os nomes e logotipos são marcas registadas dos respectivos proprietários.


Um dos segmentos mais importantes e lucrativos no sector do turismo é o turismo de negócios e esta é a rede social por excelência para empresas que operam no mercado

Business-to-Business (B2B).

Apesar de ainda ser ignorada por muitos, é extremamente importante as organizações possuírem uma presença nesta rede social, principalmente no que respeita à optimização do motor de pesquisa Google.

Como as imagens, o vídeo também tem um poder enorme no sector do turismo. Através do vídeo é possível ir mais além do que as imagens. Através do vídeo consegue-se uma maior envolvência e atenção do utilizador. Os nomes e logotipos são marcas registadas dos respectivos proprietários.


Estå a aproveitar o potencial das redes sociais em prol da sua organização?



www.competemais.com

CompeteMais 2014


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.