


![]()



Está disponível a 2º chamada para submissão de trabalhos para o III Congresso Internacional e V Seminário Nacional de Desenvolvimento Regional - Desafios do Desenvolvimento Regional e Territorial. As submissões poderão ser realizadas até dia 30 de maio, através do site da FACCAT.





Este evento é destinado aos prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, controladores internos, contadores, servidores ligados às áreas de orçamento e finanças, procuradores, vereadores, membros das comissões de finanças, estudantes das áreas de Contabilidade e Administração, e demais interessados.
MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL | mestradodr@faccat.br | (51) 3541.6600 R:710 | Av. Oscar Martins Rangel, 4500 (ERS 115) - Taquara - RS



O objetivo é capacitar e orientar gestores municipais na elaboração, execução e acompanhamento do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), com foco na gestão eficiente, na transparência, na avaliação de resultados e na aplicação de indicadores de desempenho para aprimorar a tomada de decisão e o controle da administração pública. As inscrições estão disponíveis: www.faccat.br



A grade curricular do PPGDR foi atualizada. Entre as novidades, os alunos passarão a cursar disciplinas específicas, conforme a linha de pesquisa. Outra mudança importante foi a incorporação das oficinas de Escrita Científica e de Métodos QualiQuanti. O objetivo é preparar os alunos de forma mais qualificada para o desenvolvimento de suas pesquisas e para a produção acadêmica.




Em 28 de março, foi realizada a autoavaliação da quadrienal, com a participação do Prof. Dr. Ricardo Ojima, Coordenador da área 'Planejamento Urbano e Regional/Demografia' da CAPES. O encontro reuniu o colegiado do Programa e proporcionou um momento de reflexão sobre os critérios e aspectos a serem avaliados.




Com o objetivo de criar um ambiente propício ao crescimento sustentável de novas cooperativas, as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) uniram esforços com a Sicredi Caminho das Águas, Sicredi Pioneira e da consultoria em inovação Innoscience. O resultado dessa parceria inovadora foi o lançamento do Aceleracoop Incubação, o primeiro programa do Brasil voltado exclusivamente à incubação de cooperativas. O lançamento ocorreu no dia 26 de abril, durante a Expocoopera, realizada no Centro de Eventos da Faccat.



No dia 09 de abril, a Profa. Dra. Dieila Nunes ministrou uma oficina para os professores do 3º ano do Ensino Fundamental do município de Taquara. A atividade teve como título: “Plantando palavras, colhendo sentidos: o despertar do prazer pela leitura”. Durante o encontro, foram abordados os conceitos de literacia, leitura por fruição e ludicidade.

https://www2.faccat.br/portal/?q=lancamentodelivro_daniel





Para alinhar as ações do programa, foi realizada, no dia 8 de maio, a primeira reunião de sensibilização, reunindo os envolvidos no projeto.
A iniciativa é fruto de uma colaboração estratégica entre a Sicredi Caminho das Águas, a Sicredi Pioneira, Faccat e Innoscience, com o propósito de impulsionar o desenvolvimento do cooperativismo na região. Durante o encontro, foram apresentadas duas potenciais cooperativas candidatas ao programa: as "Valentinas", do município de Gramado, e a "CriaTech", de Campo Bom. Ambas foram selecionadas para a fase de préincubação de 4 meses e, posteriormente, participarão de um ciclo de 6 meses de incubação, durante o qual receberão suporte completo para estruturar e fortalecer seus modelos de negócio.
O processo contará com o acompanhamento técnico e especializado do corpo docente da Faccat, mentores ligados as cooperativas, além de mentores externos sob a coordenação do professor Fernando Neves. Os professores da Instituição contribuirão com seu conhecimento em áreas como gestão, planejamento estratégico, inovação e acesso a mercados, garantindo o suporte necessário ao desenvolvimento das cooperativas incubadas.


Um encontro para desmistificar conceitos, ampliar horizontes e aprender novos significados sobre os povos originários, seus saberes e formas de resistência. Assim foi o evento “Presença Kaingang: Diálogos Decoloniais, Saberes Indígenas e Educação”, realizado na noite da sexta-feira, 9 de maio, na FACCAT.

https://www2.faccat.br/portal/?q=lancamentodelivro_daniel


A atividade reuniu estudantes, professores e membros da comunidade para ouvir e refletir com o cacique Maurício Vên Tãnh Salvador, da aldeia Kaingang de Canela. Em sua fala, ele compartilhou aspectos da realidade vivida por seu povo, abordando temas como os saberes ancestrais, a resistência frente às ameaças ambientais e a importância da presença indígena nos espaços educacionais e acadêmicos.

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e pelas Licenciaturas da Faccat, o evento buscou fomentar o diálogo intercultural e a valorização das epistemologias indígenas.


“Estamos sempre na luta pela reintegração de nossas terras. Analisamos todos os projetos que possam causar prejuízos ao meio ambiente e não aceitamos qualquer iniciativa que o agrida”, afirmou o cacique. Ele também ressaltou que os grafismos indígenas variam entre as aldeias, sendo uma expressão da identidade de cada comunidade: “Cada aldeia tem o seu próprio grafismo, a sua identidade”.

https://www2.faccat.br/portal/?q=lancamentodelivro_daniel gevehr#slideshow-1
Durante a conversa, o cacique também explicou como eram construídas as casas subterrâneas por seus antepassados, comparando com as estruturas atuais. Falou ainda sobre o uso das ervas medicinais, a espiritualidade ligada aos animais sagrados e outros aspectos fundamentais da cultura e da luta política dos povos indígenas.
Texto e fotos: Claucia F da Silva



Participaram do XXI ENANPUR "Ideias, Políticas e Práticas em Territorialidades do Sul Global", realizado no dia 21 de maio, em Curitiba, Paraná, a Profa. Moema Pereira Nunes e o bolsista CAPES e mestrando Gabriel Schmitt Morais. Na ocasião, foi apresentado o artigo intitulado “Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre Estratégias de Pesquisa e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3) sob a Ótica do Desenvolvimento Regional”, de autoria de Gabriel Schmitt Morais, Moema Pereira Nunes e Roberto Morais.

https://www2.faccat.br/portal/?q=lancamentodelivro_daniel




https://www2.faccat.br/portal/?q=lancamentodelivro_daniel gevehr#slideshow-1

No dia 23 de maio, foi entregue a Prefeita Sirlei Silveira e ao Secretário da Defesa Civil Luciano Campana de Taquara o estudo que aponta soluções de engenharia para prevenção de impactos climáticos no Vale do Paranhana. O estudo foi conduzido pelos acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da Faccat Adriana das Dores, Anahi Loth Telles, Douglas Kerschner de Miranda, Guilherme Alencar de Oliveira Pandolfo, Maria Eduarda Santos de Oliveira e Mateus Marmitt Silveira, com a colaboração do mestrando em Desenvolvimento Regional, engenheiro civil Gerson Lamberti, sob a orientação do professor Carlos Fernando Jung.



O PPGDR compartilha registros da oficina “Multiletramentos e Cultura Digital”, ministrada pela Profa. Dra. Dieila Nunes aos professores das disciplinas de Linguagens da rede municipal de Rolante/RS e Taquara/RS. A atividade promoveu reflexões sobre as práticas pedagógicas na contemporaneidade, destacando o papel dos multiletramentos no contexto da cultura digital. O encontro foi marcado por diálogos potentes com educadores comprometidos com a transformação do ensino.
https://www2.faccat.br/portal/?q=lancamentodelivro_daniel





Nos dias 15 e 16 de maio, a Profa. Dra. Moema Nunes e o Prof. Me. Fernando Neves participaram do Legadocoop, evento no qual realizaram a divulgação do programa Aceleracoop Incubação na região das Hortênsias

https://www2.faccat.br/portal/?q=lancamentodelivro_daniel





O artigo da mestranda Ketlin da Silva Viana foi aceito para publicação no Volume IX do e-Book "Vivências Extensionistas e seu Papel Transformador na Promoção dos ODS rumo à Agenda 2030", em coautoria com as professoras Alessandra Rodrigues Jacoby e Patrícia Manozzo Colossi. Intitulado “Saúde Mental no Ambiente Fabril: um relato de experiência na indústria calçadista”, o trabalho é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Psicologia e está alinhado com a proposta de pesquisa desenvolvida no Mestrado.

https://www2.faccat.br/portal/?q=lancamentodelivro_daniel



No dia 12 de maio, o Prof. Dr. Roberto Tadeu Ramos
Morais integrou a Comissão de Avaliação da tese de doutorado intitulada: “Aprendizagem de Literacia
Ambiental por meio da Colaboração em Atividade Criativa sobre o Desenvolvimento Sustentável em Realidade Virtual”. A pesquisa foi desenvolvida pelo doutorando Luís
Antônio Licks Missel Machado, sob a orientação da Profª Drª Liane Margarida Rockenbach Tarouco e coorientação do Prof. Dr. Fabrício Herpich.
https://www2.faccat.br/portal/?q=lancamentodelivro_daniel





Foi publicado na Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales o artigo intitulado “A Contribuição da Cooperativa de Crédito SICREDI Nordeste RS para o Desenvolvimento Econômico da sua Região de Atuação”, de autoria do Prof. Dr. Roberto Tadeu Ramos Morais e do egresso do curso de Administração da FACCAT, Arthur Felipe Fleck. O artigo completo está disponível através do link: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/ article/view/17769/10267
https://www2.faccat.br/portal/?q=lancamentodelivro_daniel





A Profa. Dieila Nunes proferiu a palestra de abertura do Cimoltec. O público foi composto pelos professores do Cimol que atuarão na orientação dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos. A apresentação desses projetos ocorrerá na 16ª Feintec, prevista para novembro, cuja temática será: “O equilíbrio entre o Humano e o Artificial.”

https://www2.faccat.br/portal/?q=lancamentodelivro_daniel




No mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, as mestrandas Bruna Borges da Silva e Natália Helena Wilborn promoveram uma palestra no Lar Padilha, em Taquara, reforçando a importância da conscientização e da proteção da infância. Uma iniciativa de cuidado, informação e transformação!

https://www2.faccat.br/portal/?q=lancamentodelivro_daniel



No mês de maio, as mestrandas Camila Lahm-Vieira, Fernanda Grasiele da Silva e Ketlin Vianna deram início às práticas extensionistas, vinculadas ao projeto “Conexões


Protetivas: Promoção da Saúde Mental e Prevenção da Violência na Família, na Escola e no Trabalho como estratégias de Desenvolvimento Regional", coordenado pela Profa. Dra. Patrícia Manozzo Colossi. As psicólogas, alunas da turma de 2025, realizaram até o momento, intervenções em três escolas da Região, e estão em etapa de planejamento para as atividades de uma quarta escola, a realizar-se em junho deste ano.

https://www2.faccat.br/portal/?q=lancamentodelivro_daniel gevehr#slideshow-1




https://www2.faccat.br/portal/?q=lancamentodelivro_daniel gevehr#slideshow-1

O projeto em pauta foi elaborado a partir de demandas identificadas junto à comunidade e busca responder a elas como forma de contribuir para o Desenvolvimento Regional. O objetivo é de articular pesquisa, ensino e extensão no nível de Pós-Graduação, promovendo saúde e prevenindo contextos de violência nas famílias, nas escolas e nos espaços de trabalho, como forma de desenvolver pessoas, grupos e instituições, favorecendo o desenvolvimento humano na região do Vale do Paranhana. Outras ações nos diferentes contextos de abrangência do projeto estão previstas e serão realizadas nos próximos meses.



A defesa da dissertação de Pauline Webber foi realizada no dia 16 de abril. O trabalho, intitulado “A Inclusão dos Surdos no Ensino Superior como Elemento de Promoção do Desenvolvimento Regional”, foi avaliado pela Comissão Examinadora composta pela Profa. Dra. Moema Pereira Nunes (orientadora), pelo Prof. Dr. Roberto Tadeu Ramos Morais (FACCAT), pela Profa. Dra. Dilani Silveira Bassan (FACCAT) e pela Profa. Dra. Christine da Silva Schröeder (UFRGS).
https://www2.faccat.br/portal/?q=lancamentodelivro_daniel




A banca de defesa do mestrando Édson Rodrigo Becker Rodrigues foi realizada no dia 24 de abril. A dissertação defendida teve como título “Trajetórias da Diversidade: Memórias de Pessoas LGBTQIA+ e Afrobrasileiras em uma Comunidade de Origem Teuto-Brasileira no Extremo Sul do Brasil”. A Comissão Examinadora foi composta pelo orientador Prof. Dr. Daniel Luciano Gevehr, pela Profa. Dra. Dilani Silveira Bassan (FACCAT), pela Profa. Dra. Margarete Panerai Araujo (UNISC) e pela Profa. Dra. Cíntia Régia Rodrigues (FURB).
https://www2.faccat.br/portal/?q=lancamentodelivro_daniel gevehr#slideshow-1






A banca de defesa da mestranda Luísa Andressa Backes foi realizada no dia 08 de maio, às 15h. A dissertação defendida teve como título “Empregabilidade e Qualificação Profissional: Uma análise no setor calçadista nos municípios do Vale do Paranhana/RS”. A Comissão Examinadora foi composta pelo orientador Prof. Dr. Roberto Tadeu Ramos Morais, pela Profa. Dra. Dilani Silveira Bassan (FACCAT), pelo Prof. Dr. Deivid Ilecki Forgiarini (UFAC) e pela Profa. Dra. Rosane Oliveira Duarte Zimmer (PUC/RS).
https://www2.faccat.br/portal/?q=lancamentodelivro_daniel





No dia 29 de abril, foi realizada a banca de defesa da mestranda Miriam Freitas da Silva, com a dissertação intitulada: “Uma abordagem territorial para a inclusão: A escola de Surdos APADA Sapiranga/RS como território de inclusão”. A Comissão Examinadora foi composta pelos seguintes professores: Prof. Dr. Daniel Luciano Gevehr (orientador), Profa. Dra. Dilani Silveira Bassan (FACCAT), Prof. Dr. Marcos Paulo Dhein Griebeler (FACCAT), Profa. Dra. Regina de Oliveira Heidrich (Feevale).
https://www2.faccat.br/portal/?q=lancamentodelivro_daniel






A defesa da dissertação de Maria Isabel Rei de Miranda foi realizada no dia 15 de maio. O trabalho, intitulado “Sustentabilidade Ambiental e a Relação com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9: Percepções dos Atores Sociais do Segmento Industrial da Construção Civil em Novo Hamburgo”, contou com a avaliação da Comissão Examinadora composta pelo Prof. Dr. Marcos Paulo Dhein Griebeler (orientador), pela Profa. Dra. Dilani Silveira Bassan (FACCAT), pelo Prof. Dr. Roberto Tadeu Ramos Morais (FACCAT) e pela Profa. Dra. Aleteia Hummes Thaines (UNESC).

https://www2.faccat.br/portal/?q=lancamentodelivro_daniel gevehr#slideshow-1




Desejamos a todos uma ótima leitura e até o informativo 79 do Mestrado em Desenvolvimento Regional.
Atenciosamente,
Andressa Soares dos Santos – Assistente do Mestrado em Desenvolvimento Regional da FACCAT
Prof. Dr. Marcos Paulo Dhein Griebeler – Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR FACCAT
Prof. Dr. Roberto Morais – Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR FACCAT
http://www.sisgeenco.com.br/eventos/enanpur/2022/