Projeto Arte Fora do Museu

Page 1


O PROJETO O projeto Arte Fora do Museu nasceu da necessidade de mapear na cidade de São Paulo as obras de arte que estão nas ruas, ao alcance de qualquer cidadão, mas que passam despercebidas por já fazerem parte da paisagem. Paredes, prédios e até canais de esgoto escondem trabalhos sofisticados e pouco reconhecidos no dia a dia. Não só São Paulo, mas muitas cidades contam com pinturas, esculturas, construções arquitetônicas e grafites em espaços públicos, sem que seja preciso entrar em uma instituição ou pagar para apreciar cada uma dela. Mesmo com essa facilidade, as pessoas sequer sabem da existência destas peças. Como identificar o autor de um grafite somente pelos traços do artista? Sem um conhecimento prévio fica difícil reconhecer o autor de uma pintura, escultura ou peça arquitetônica. O Arte Fora do Museu preenche esta lacuna. Ao mapear estas obras e dar uma sinopse detalhada junto do comentário de um especialista,o site se transforma em um livreto do museu a céu aberto da cidade. E a navegação via celular, em frente às obras, faz do site uma visita guiada típica dos museus, mas nas ruas. O conteúdo jornalístico de pesquisa e análise de cada item deste projeto compõem um material que ajuda o cidadão a (re) descobrir o lado artístico da cidade. O Arte Fora do Museu foi selecionado pela Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet em 2010, sendo o primeiro colocado da região sudeste, a com maior concorrência do edital.


CRITÉRIOS

USO EDUCACIONAL

Os critérios para a escolha das obras levam em consideração:

A relevância reconhecida por especialistas;

Obras consideradas modernas ou contemporâneas;

As proximidades do centro expandido da metrópole;

Acesso gratuito e fácil ao pedestre (sem ingressos ou agendamentos).

Os critérios para a escolha das obras levam em consideração: A relevância reconhecida por especialistas; Obras

consideradas

modernas

ou

contemporâneas; As proximidades do centro expandido da metrópole; Acesso gratuito e fácil ao pedestre (sem ingressos ou agendamentos).

Informações que antes estavam dispersas na internet - ou mesmo inexistentes na rede - agora estão de uma forma organizada neste site. O Arte Fora do Museu já tem uso educacional, sendo inclusive citado como fonte em alguns artigos da Wikipedia e em alguns blogs e sites voltados para educação. A navegação sugerida de alguns roteiros podem ser usados para melhor entender uma corrente artística ou mesmo um autor. No roteiro do Oscar Niemeyer, por exemplo, é possível visitar todas as obras importantes do arquiteto e entender como seu estilo foi sendo desenvolvido. Ou seja, uma aula de arquitetura dentro de um passeio.


NA MÍDIA Em pouco menos de dois meses, sem um lançamento ou divulgação oficial, o site já serviu de pauta para diversos veículos em tv, rádio, jornal, revista e internet. Abaixo uma seleção de algumas matérias sobre o Arte Fora do Museu. Jornais

Sites

Folha de S. Paulo - TEC Folha de S. Paulo - Revista da Folha Folha de S. Paulo - Ilustrada O Globo - Segundo Caderno Brasil de Fato Estado de São Paulo Agência Estado Diário do Grande ABC

Catraca Livre Planeta Sustentável YouPix The Creatos Project Vila Mundo Outras Palavras Saraiva Conteúdo InfoGPS

TV

Em outros estados

Globonews Mix TV TV Brasil Canal Futura

Viva Pernambuco Jornal Floripa

Rádio CBN Revistas Revista da Tam Revista da Gol Revista Brasileiros Revista do Brasil Veja São Paulo IstoÉ


REPERCUSSÃO NA WEB Ainda antes do lançamento oficial, a divulgação na rede foi intensa. Em diversos blogs e redes sociais é possível ver comentários sobre o site. Muitos já favoritaram e divulgaram o site em redes de compartilhamento, além de diversos elogios ao trabalho. O usuário do site passa em média 6min e 30seg no site, um número alto para os padrões brasileiros. O reconhecimento veio inclusive de artistas, como Maria Bonomi, que conta com quatro obras mapeadas no site. Em e-mail ela agradece pela iniciativa dizendo: “Bom demais o projeto – site – atitude ‘Arte Fora do Museu’. É um importante resgate da rotina perceptiva da população, sem este detonador que é a proposta de vocês as questões artísticas sociais e urbanísticas da cidade estariam em déficit! Os artistas e arquitetos que se dedicam há décadas a esta questão ganham nova dimensão e significado. Passam a ser inseridos com maior ressonância no dia a dia de todos. Vocês não fazem idéia de quantas pessoas após a vossa ‘descoberta’ passaram a me ligar para dizer que “enxergaram” aquilo que eles viam quase todo dia... Verdadeiro milagre!” Abaixo, algumas frases de internautas sobre o projeto.

NO CELULAR E APLICATIVO O site do Arte Fora do Museu é a porta principal de entrada para o projeto, mas o potencial de todo o conteúdo pode ser melhor explorado nas próprias ruas da cidade. Com a versão para mobile (celulares com acesso à internet) o usuário pode ter a experiência de uma visita guiada ao ar livre. Os aparelhos usados em museus trabalham com números que você digita para ouvir uma informação sobre a obra em exposição. A versão para celular do Arte Fora do Museu tem um funcionamento semelhante, mas não é necessário digitar qualquer número. Através da geolocalização, o site te mostra quais obras estão mais próximas de você. Ao clicar em qualquer uma delas, a tela com o conteúdo específico será aberta, com os textos, fotos e vídeos. Os usuários de iPhone e iPad também podem experimentar esta experiência ao baixar o aplicativo gratuito do Arte Fora do Museu. O funcionamento do aplicativo é igual, com a vantagem de você ter sempre que quiser em seu aparelho quase todo conteúdo do site, sem a necessidade de conexão à internet.


SERVIÇOS Com o Arte Fora do Museu você pode ampliar o mapeamento de obras de artes por qualquer cidade do mundo. Em algumas ruas, não há o serviço do Google Street View, mas a geolocalização é garantida para qualquer ponto. Qualquer cidade com obras públicas é um potencial ponto de expansão do projeto e uma oportunidade de registrar e divulgar a arte local. O sistema de mapeamento criado para o Arte Fora do Museu pode e já está sendo usado com outros filtros. É possível, por exemplo, criar um roteiro musical da cidade do Rio de Janeiro, passando pelos principais pontos relacionados aos compositores cariocas. Música, cinema, arte, urbanismo, turismo, praticamente qualquer roteiro pode ser criado com este sistema.

UM SITE COLABORATIVO O sistema de publicação desenvolvido para o site prevê a interação de quem visita. Alguém em frente a alguma obra de arte em espaço público, de qualquer lugar do mundo, pode mandar facilmente para o site os dados desta peça que entrará automaticamente tanto no site quanto na versão mobile. Basta um login simples, feito pelo facebook, para que apareça um formulário com os dados nome do autor, nome da obra, sinopse, foto, streetview, latitude e longitude e - quando possível - links para vídeo e áudio. Esta entrada conta com todas as características comuns das obras já cadastradas, inclusive com a interação com o twitter. Ou seja, a obra que você insere pode ser curtida já com o carimbo do Arte Fora do Museu. Desta forma, o site ganharia mais uma camada, a colaborativa, aberta a todos. E estas novas entradas podem inclusive serem anexadas à seleção que passou por curadoria, sendo promovidas assim à lista oficial do site.

CONTATO Felipe Lavignatti +55 11 98215687 André Deak +55 11 89511784 http://www.arteforadomuseu.com.br/ arteforadomuseu@gmail.com @arteforadomuseu



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.