Revista ABDL - Gestão 2023/2024

Page 1

2023/2024
PALAVRA DA PRESIDENTE ...................................................04 POR UM PAIS DE LIVROS: UMA NOVA GESTÃO, FOCADA EM EXPANDIR PARCERIAS.................................................................................05 NOVO SISTEMA DE CARTA DE EXCLUSIVIDADE: PRATICIDADE E AGILIDADE PARA O ASSOCIADO.................07 PARCERIA: A PALAVRA-CHAVE PARA O SUCESSO DO NOSSO SEGMENTO..............................................................08 ´

FEIRAS DE LIVROS:

O

CANTOS

21O SALAO DE NEGOCIOS:

UM GIGANTE QUE NÃO

PARA DE CRESCER

ASSOCIADO
TODOS OS
ABDL EM
DO BRASIL.....................................................................09
.........................................................................11

Avaliar um primeiro ano de uma gestão totalmente nova é ao mesmo tempo desafiador e recompensador. Acompanho por muitos anos o trabalho feito pela diretoria da ABDL como associada, como editora, como vendedora de livros, mas estar à frente da entidade é uma visão totalmente diferente do que eu jamais imaginei.

E foi com muito orgulho e muita gana de fazer o nome da nossa entidade cada vez maior que assumi a gestão em março de 2023 e comemoro hoje um ano à frente da ABDL. Cheguei à presidência com planos de melhorar aquilo que já fazíamos muito bem, de inovar e modernizar processos que nos demandam tempo e trabalho, de abrir portas e conversas que precisavam de cuidado, interesse e atenção.

Mais do que apenas pensar em possiblidades para o associado ABDL, é meu papel como presidente da entidade pensar no crescimento da ABDL como um todo, entender caminhos que nos levem a prospectar mais clientes, mais editoras, mais parcerias comerciais, mais aberturas governamentais. E foi o que fiz.

Nesse um ano de trabalho exaustivo e compensador, posso me orgulhar de ter conectado a ABDL a canais de extrema importância para o nosso trabalho, seja ele nos debates com o Ministério da Cultura e entidades parcerias como a CBL sobre fomento ao livro, ao reconhecimento da importância do vendedor do porta a porta, em mostrar a essas conexões a importância das feiras literárias que realizamos em todos o Brasil. Me orgulho de poder, em meu primeiro ano de gestão, trazer a digitalização da carta de exclusividade, um trabalho essencial oferecido pela ABDL e que hoje é feito de forma totalmente online e integrada, ganhando tempo e otimizando as negociações públicas. Também destaco as importantes reuniões e

encontros que aconteceram nesse início de gestão, especialmente com representantes do Minc, como o secretário Fabiano Piuba. Conversas essas que possibilitarão ainda mais projetos para a nossa entidade e o nosso mercado, e uma maior visibilidade ao trabalho realizado pela ABDL.

Escolher o slogan “Por um país de livros” para a minha gestão não foi apenas uma frase de impacto ,mas um proposito real de quebrar barreiras e alargar fronteiras para o nosso mercado, para a nossa entidade, para o livro. Disse em meu discurso de posse que um dos nossos principais objetivos como diretoria, não apenas meu, mas dos meus vices Leandro e Márcio, e de cada um dos nossos diretores, era garantir a união entre toda a cadeia produtiva do livro e a junção de forças com entidades do setor. E é o que estamos fazendo e que faremos ainda mais.

Neste compilado, dividimos com nossos associados todas as grandes conquistas desse primeiro ano de gestão, e nosso desejo de poder fazer ainda mais e melhor.

Tenham a certeza de que juntos cresceremos muito nos próximos anos, tanto em relação aos nossos negócios quanto ao tamanho de nossa ABDL, estamos trabalhando forte para isso. Seguiremos lutando por um país de livros e de leitores, onde a cultura seja difundida e valorizada, onde o livro e a educação sejam agentes de transformação. Que venha mais um ano de mais conquistas para todos nós!

Muito obrigada

Patrícia Mara Amorim

Presidente da ABDL

AUma nova GESTAO focada em EXPANDIR parcerias ~

gestão “Por um país de livros” sob a direção de Patrícia Mara Amorim, primeira mulher a presidir a entidade em seus mais de 30 anos de história, tem como meta expandir ainda mais as parcerias da entidade –que são os canais que nos abrem mais possibilidades de atuação em todos os cenários do livro em nosso Brasil.

Patrícia uniu sua expertise em décadas atuando como editora de livros e vendedora do porta a porta, com a visão empreendedora e agregadora de fazer da ABDL cada vez mais uma das entidades livreiras mais importantes do nosso país.

Além de dar segmento a excelentes projetos, já iniciados nas gestões anteriores, Patrícia abriu caminho para novas conversas da entidade com o Ministério da Cultura, se reunindo com Fabiano Piúba, secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do Minc, Jeferson Assumção, diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério e Crispiniano Neto, representante do Minc. Nessas reuniões, que foram de extrema importância para o nosso mercado, a diretoria da ABDL debateu diversos modelos e ações para incentivar o livro e a leitura, ressaltando a importância das feiras literárias desenvolvidas pela entidade em âmbito nacional, e o incentivo do mercado da venda direita ao consumidor, especialmente nas localidades mais distantes das grandes metrópoles.

Além desta importante conexão, a ABDL segue com um representante na CNIC –Comissão Nacional de Incentivo à Cultura. O vice-presidente de Comunicação da gestão atual, Marcio Tupinambá, foi mais uma vez indicado ao cargo e esteve participando de diversos encontros da comissão, entre eles, a reunião que analisou mais de 90 projetos culturais relevantes para a cultura em nosso país.

A ABDL, enquanto entidade representativa, entende que nesse momento a participação nesta comissão é de fundamental importância para o desenvolvimento do setor livreiro em âmbito nacional, contribuindo ativamente na análise e avaliação de projetos que almejam financiamento através captação de recursos incentivados junto as empresas por meio da Lei de Incentivo à Cultura Nacional – Lei Rouanet.

A entidade também esteve presente no 4º CNC promovido pelo Minc, a Conferência Temática de Trabalhadores da Cultura, abordando temas de suma importância para o nosso mercado, entre eles os avanços tecnológicos, como os usos de Inteligência Artificial, das redes sociais e plataformas de conteúdo por demanda, que afetam nosso segmento como um todo. O encontro propôs a criação de grupos de trabalho com enfoque necessário para profissionais do ramo, especialistas, representantes do Estado e a sociedade civil, resultando em uma proposta

que será encaminhada a Plenária Final da Conferência Nacional de Cultura.

A gestão liberada por Patrícia Amorim segue com a missão de estreitar laços com outras entidades livreiras como a CBL – Câmara Brasileira do Livro - e também a Câmara do Livro do Distrito Federal, que recebeu a visita da presidente da entidade e do vice-presidente Márcio Tupinambá para troca de experiências e ideias.

O primeiro ano da nova gestão mostrou que a ABDL é um dos canais que representa os profissionais mais versáteis do mercado, o livreiro da venda direta, e que o livro ainda é o principal meio para o desenvolvimento humano e para a criação de uma sociedade mais justa e inclusiva. Ser um país de livros é uma meta que vai além de apenas vender livros, mas sim um propósito de expandir o conhecimento e a cultura em todos os cantos do Brasil, e é o compromisso primordial desta gestão.

APRATICIDADE e AGILIDADE para o associado!

entidade já oferecia a seus associados o benefício da solicitação de carta de exclusividade, porém a atual Gestão modernizou o sistema e facilitou que esse serviço seja feito. Hoje, o associado tem a possibilidade de fazer essa solicitação 100% digital através de um sistema integrado, no qual o associado faz a solicitação individual listando por ISBN todos os livros que vão compor a carta. E em um período de até 3 dias uteis após a conferência dos dados, essa carta é emitida e poderá ser validada por prefeituras e secretarias também de forma totalmente digital.

O processo de migração de sistemas já havia sido debatido em gestões anteriores, e o processo foi achar o sistema que melhor atendesse a demanda dos nossos associados, a agilidade na produção e conferência da equipe ABDL, integração ao sistema de consulta do ISBN junto a CBL, e claro, a validação para as secretarias e prefeituras solicitantes. Ter esse processo digitalizado permite que toda a cadeia licitatória seja mais ágil, completa, reduzindo a morosidade, os erros, e possibilitando que os processos sejam atendidos no menor tempo possível.

É a ABDL inovando mais uma vez e trazendo os serviços oferecidos pela entidade para o mundo digital, otimizando o tempo não apenas do associado, mas também o processo de aprovação em prefeituras e secretarias.

Duas das maiores entidades do livro, a ABDL e a Câmara Brasileira do Livro (CBL) provam que quanto mais unido o nosso mercado estiver, mais forte seremos. A parceria entre as duas entidades vem de longos anos, mas se fortalece cada vez mais.

Além de ser apoiadora institucional do Salão Negócios já em duas edições, a CBL tem aberto portas para a ABDL em seus eventos institucionais, entre eles a Bienal do Livro de São Paulo – que em todas as edições recebe a ABDL como entidade irmã – e também no Encontro de Editores, Livreiros Distribuidores e Gráficos, que na edição de 2023 convidou a presidente Patrícia Mara Amorim para participar de umas das mesas de debate, que falou sobre a importância da Lei Cortez.

A união com a Snel (Sindicato Nacional de Livros) também tem sido fundamental para a

a palavra-chave para o SUCESSO do nosso segmento

atuação especialmente no estado do Rio de Janeiro, e foi fortalecida durante a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, em setembro de 2023, na qual Patrícia esteve prestigiando a abertura que comemorou 40 anos da feira e visitando nossos associados que estavam com estandes no evento.

A entidade também esteve na Escolar Office Brasil 2023, a maior feira do segmento voltado para escolas e papelarias do nosso país. Diversos associados estavam com estandes no evento e nossa presidente esteve prestigiando todos que ali participaram, e celebrou mais esse canal importante de negócios promovendo um happy hour com nossos associados.

E como essa união e amizade é uma das características da ABDL e seus associados, encerramos o ano de 2023 numa grande Confraternização, para celebrar as conquistas do ano e nos preparar para mais 365 dias de grandes possibilidades.

Uma forte característica da ABDL é o incansável esforço junto as feiras e festivais literários que atravessam o nosso Brasil de norte a sul. O trabalho desenvolvido pela entidade em fomentar ainda mais esses eventos já é visto nas gestões anteriores, e foi reforçado na gestão atual.

A ABDL segue com o grupo de trabalho específico para feiras, que foi criado pela diretoria e composto por associados que já fazem esses eventos ao redor do Brasil, seja por meio da iniciativa pública ou privada, e organizadores de festivais literários. Essa equipe se preocupou em entender o calendário literário do Brasil, mapeando feiras já existentes, firmando parcerias e convênios, e localizando cidades com potencial para receber um evento livreiro.

Hoje a entidade segue apoiando dezenas de feiras ao redor do Brasil, participando pela primeira vez em cidades que nunca haviam recebido um festival literário antes, e realizando edições cada vez mais grandiosas em municípios que já recebem as feiras que contam com o apoio da entidade, como caso da FLIM, Festa Literária Internacional de Maricá, que em 2023 realizou a sua oitava edição, homenageando o cantor Gilberto Gil, que esteve presente no evento.

Atualmente as feiras desenvolvidas com o apoio da ABDL já estão no calendário oficial de Secretarias de Cultura e Educação de diversas cidades, e a meta desta gestão é aumentar ainda mais o alcance e a entrada desse tipo de evento em todo Brasil. Apenas no primeiro semestre da nova gestão em 2023, foram 6 feiras realizadas, e o calendário para este ano promete ser ainda mais promissor.

o associado ABDL em todos os cantos do BRASIL

Patrícia Amorim, presidente da entidade, teve o prazer de poder conhecer algumas dessas feiras pessoalmente, e ver o belíssimo trabalho que é desenvolvido por nossos associados nesses eventos, e o poder do livro dentro da educação do nosso país. A entidade reitera seu compromisso em fomentar ainda mais os festivais literários e a promover encontros e mesas de debates com os associados que já tem a expertise na organização desses eventos. Em 2024 as possibilidades de expandir ainda mais o alcance das feiras é enorme, e a ABDL está disposta a seguir nessa busca incansável por novos mercados, novas possibilidades e convênios, e em facilitar ainda mais o processo para que o associado ABDL possa levar o livro aos lugares mais distantes do nosso país!

AUM que nao para de crescer

edição do Salão de Negócios da ABDL neste ano de 2024 mostrou a força da nossa entidade e do nosso mercado. Pela primeira vez com a gestão de Patrícia Amorim à frente do evento, que já é um marco no calendário livreiro, o Salão teve um recorde de clientes e edit oras participantes, trazendo pela primeira vez grupos editoriais que nunca haviam participado do Salão.

Realizado na cidade de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, o 21º Salão de Negócios trouxe profissionais do livro de todo Brasil, entre eles editores, atacadistas e varejistas, além de visitantes que puderam conhecer o trabalho realizado no evento e se tornaram associados da entidade.

Nesta edição, muito mais do que proporcionar o ambiente ideal para grandes negócios, a ABDL expandiu suas fronteiras e captou mais associados para a entidade, o que cria uma expectativa extremamente positiva para o ano de 2024 e também para as próximas edições do Salão.

O trabalho árduo da diretoria comandada por Patrícia Amorin, e com o apoio fundamental dos vices – e expresidentes da entidade – Leandro Carvalho e Márcio Tupinambá, foi visto nos quatro dias de eventos, que além da tradicional Feira de Livros, manteve a programação profissional focada em troca de experiências, que foi sucesso já na última edição do Salão, que comemorou 20 anos de evento.

Nesta edição – que mais uma vez contou com o apoio institucional da Câmara Brasileira do Livro - os temas abordados nas palestras de abertura e também nas mesas de debates foram assuntos que são sempre os maiores criadores de dúvidas entre os associados, e a diretoria trouxe profissionais qualificados que trocaram experiências e tiraram dúvidas ao longo do Salão. Eduardo Cunha da Book Info falou sobre os desafios de usar a internet como ferramenta para ajudar a impulsionar ainda

~

mais as vendas, entendendo os metadados como o caminho do que o leitor brasileiro se interessa, e podendo assim auxiliar o vendedor de livros a oferecer temas que já despertam o interesse de todos os públicos.

Participando pela primeira vez do Salão, Natália Vieria da Radar Licitações, mergulhou no universo da venda pública, seus desafios e suas possiblidades, mostrando ao associado ABDL que é possível sim fazer vendas governamentais, desde que haja um planejamento estratégico e relacionamento com municípios – ponto crucial em que a ABDL é uma parceira para o associado.

Já Roberto Leal, um dos organizadores de diversas feiras no estado do Rio de Janeiro, dividiu mais uma vez sua expertise em realização de festivais literários, mostrando os últimos eventos realizados por ele com o apoio da ABDL, e destacando como a entidade pode ajudar nesse processo e qual o papel da ABDL junto as prefeituras e secretarias.

E o ponto mais significativo desta edição, foi ver que tanto expositores quanto clientes superaram suas expectativas de negócios, todas as metas de venda foram alcançadas e até ultrapassadas, novas possibilidades foram apresentadas, mais clientes se uniram à entidade, novas ideias surgiram, e mais metas e desafios foram propostos para melhorar ainda mais esse evento, que prova a cada ano, a sua importância.

A diretoria já co meçou os preparativos para a próxima edição, que promete ser ainda maior e melhor do que a deste ano.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DIFUSÃO DO LIVRO Endereço: R. Marquês de Itu, 408 - Vila Buarque, São Paulo - SP, 01223-000 Telefone: (11) 3337-7933 EMAIL: abdl@abdl.com.br SITE: www.abdl.com.br INSTAGRAM: @abdloficial FACEBOOK: www.facebook.com/VendaPortaaPorta

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.