Apresentação do Prêmio Exportação RS

Page 1

APRESENTAÇÃO DO

Prêmio Exportação RS


02

APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

O mais tradicional prêmio de exportação do País, com 42 anos de história, distingue as empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional. É realizado por 16 das mais importantes instituições ligadas ao mercado exportador nacional, que formam o Conselho do Prêmio Exportação RS.


APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Representatividade Nacional Convidados especiais das últimas edições

Luiz Fernando Furlan 2008

Alessandro Teixeira 2009

Henrique Meirelles 2010

Alexandre Tombini 2011

Miguel Rossetto 2012

Maria das Graças Foster 2013

03


EDIÇÃO 2013


APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Vencedores do 41º Prêmio Exportação RS durante a cerimônia de entrega dos troféus

41º Prêmio Exportação RS valoriza cadeia produtiva para a competitividade Lançamento oficial 04 de abril de 2013 – Durante reunião do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), em Brasília Cerimônia de Premiação 08 de julho de 2013 – Teatro do Bourbon Country • 500 convidados presentes • Participação especial e discurso de Maria das Graças Foster, Presidente da Petrobras • Prêmio Personalidade Competitividade Internacional 2013: André Gerdau Johannpeter, Diretorpresidente da Gerdau

Erik Camarano, Elcio Anibal de Lucca, Telmo Costa e Jorge Gerdau durante o lançamento do Prêmio Exportação RS no MBC (Brasília)

Telmo Costa e Rernato Malcon receberam Graça Foster e André Gerdau Johannpeter

05


06

APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Lideranças prestigiaram a cerimônia do 41º Prêmio Exportação RS

Entrega do convite da cerimônia ao Governador do Estado, Tarso Genro


APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Cerimônia de entrega dos troféus do 41º Prêmio Exportação RS

Ricardo Schaefer, secretario-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, cumprimenta o presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Renato Malcon

André Gerdau Johannpeter recebe o troféu Personalidade Competitividade Internacional 2013

07


08

APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

VENCEDORES 2013

®


VENCEDORES 2013 • APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

BRASKEM

Marcopolo

Souza Cruz

Forjas Taurus

STIHL Ferramentas Motorizadas Ltda

EPCOS do Brasil

Paquetá

NOVUS Automação

09


10

APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS • VENCEDORES

2013

Werner Calçados

Borrachas Vipal

Fras-le

JBS Aves

Tramontina

Conservas Oderich

ARTECOLA QUÍMICA

Prisma Brazil


VENCEDORES 2013 • APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Medabil Sistemas Construtivos

Marasca Comércio de Cereais

Petrobras Distribuidora

Expodireto Cotrijal

Olfar S/A

PECCIN S/A

Keko

DANA

11


12

APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS • VENCEDORES

2013

AEL SISTEMAS

Celulose Riograndense

STEMAC S.A. Grupos Geradores

Stara

Jackwal

Randon

MADESA Móveis

BSBIOS


VENCEDORES 2013 • APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

REAL ESQUADRIAS

Cachaçaria Weber Haus

Tecon Rio Grande

LOGSUL Logística

Softway

Troféu do Prêmio Exportação RS

Foto oficial dos agraciados no 41º Prêmio Exportação RS

13


clipping 2013


APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Veículo: Zero Hora | Editoria: Economia

15


16

APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Veículo: Zero Hora | Editoria: Economia


APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

02/07/13

Veículo: Correio do Povo | Editoria: Economia

Correio do Povo

17


APRESENTAĂ‡ĂƒO DO PRĂŠMIO EXPORTAĂ‡ĂƒO RS

VeĂ­culo: Jornal do ComĂŠrcio | Editoria: Economia

3,5 X 2,2 JC

3,5 X 2,2 JC

Porto Alegre, terça-feira, 2 de julho de 2013 - Nº 27 - Ano 81 - Venda avulsa R$ 2,50

Fechamento

Em foco TOMAS MUSCIONICO/DIVULGAĂ‡ĂƒO/JC

Loterias O concurso 3.227 da Quina sorteou ontem os nĂşmeros 15, 35, 44, 49 e 62. No concurso 925 da Quina foram sorteadas as dezenas 01, 03, 04, 06, 07, 09, 12, 13, 14, 15, 16, 22, 23, 24 e 25. Os resultados sĂŁo extraoficiais.

A acrobata francesa Sarah Guyard-Guillot, de 31 anos, morreu no domingo ao cair de uma altura de 15 metros durante uma apresentação do

Cirque du Soleil,

Maluf Apesar da resistência interna de setores de seu partido, o deputado federal Paulo Maluf foi escolhido ontem para mais dois anos como presidente do diretório estadual do PP de São Paulo. Maluf ficarå no cargo atÊ julho de 2015 e comandarå as articulaçþes da legenda nas eleiçþes de 2014, quando tentarå um novo mandato na Câmara.

em Las Vegas. Ela estava sendo erguida de um lado do palco, quase no fim do espetåculo Kå (na foto, um dos números), quando se soltou do cabo de segurança e caiu em um poço, onde não podia ser vista pelos espectadores. Muitos pensaram, nos primeiros momentos, que a queda fazia parte da coreografia. As sessþes de Ka foram suspensas por tempo indeterminado, informou o Cirque du Soleil. Um porta-voz afirmou que esse foi o primeiro acidente fatal nos 29 anos de existência da companhia.

Areia A Fepam interditou ontem uma mineradora que construiu uma estrada irregular com brita e areia, com cerca de 1 quilĂ´metro de extensĂŁo, Ă s margens do arroio Pelotas, na Metade Sul gaĂşcha.

Parte da história e da cultura dos antigos povos que habitaram a AmÊrica hå milhares de anos chega ao BarraShoppingSul (Diårio de Notícias, 300) a partir de amanhã. A exposição Tesouros, mitos e mistÊrios das AmÊricas mostra mais de 100 rÊplicas de monumentos e obras de arte construídas por algumas das mais misteriosas

Petroquímica Cerca de 200 trabalhadores do Polo Petroquímico de Triunfo fizeram ontem uma manifestação no complexo. O presidente do Sindipolo, Carlos Eitor Rodrigues, explica que a mobilização deve-se à demora na negociação do acordo de turno dos profissionais.

civilizaçþes

Expointer

Premiação O Conselho do Prêmio Exportação RS anuncia hoje as empresas vencedoras da 41ª edição da principal premiação do segmento no Sul do País. O tema deste ano trata da Valorização da Competitividade da Cadeia na Internacionalização, Desenvolvimento e Resultado das Empresas no Mercado Exportador.

do mundo. Entre as sete instalaçþes principais estå a Pirâmide de ChichÊn Itzå (na foto), que pesa cerca de 800 kg e demorou seis meses para ser concluída. O objeto Ê uma rÊplica da original, que possui 24 metros de altura. A cidade maia que då nome à pirâmide Ê considerada patrimônio da humanidade pela Unesco. A visitação ocorre atÊ o dia 28 de julho de segundas a såbados, das 11h às 23h, e domingos, das 11h às 21h. A entrada Ê franca.

Tempo

RGE O engenheiro elĂŠtrico Ricardo Siufi ĂŠ o novo diretor-presidente da RGE, uma das oito distribuidoras de energia elĂŠtrica controladas pelo grupo CPFL Energia. Siufi ĂŠ paulista de RibeirĂŁo Preto e integra o quadro executivo da holding CPFL Energia desde 2000.

>>O UNIVERSO DA ARTE EM PORTO ALEGRE E NO ESTADO. VIVER. SEXTA-FEIRA, NO SEU JORNAL DO COMÉRCIO.

1X4 ANĂšNCIO

Ligue e assine 0800.051.0133 ou acesse www.jornaldocomercio.com

1°

19°

Rio Grande do Sul

Porto Alegre

Parcialmente nublado com nevoeiro e/ou nÊvoa úmida no Litoral Norte e Capital; nas demais regiþes, parcialmente nublado com geada. Temperatura: eståvel. Mínima: 1°C. Måxima: 19°C. Umidade: 46/98%. Vento: Sul a Leste de fracos a moderados.

Parcialmente nublado com nevoeiro e/ou nÊvoa úmida. Temperatura: eståvel. Mínima: 6°C. Måxima: 17°C. Umidade: 52/98%. Vento: Sul a Leste de fracos a moderados.

NESTA EDIĂ‡ĂƒO

Coluna Clubes mostra a formatura de novos chefs do UniĂŁo Cooks

6°

17°

LEIA QUARTA-FEIRA

Contabilidade JOĂƒO MATTOS/JC

A Secretaria da Agricultura, Pecuåria e Agronegócio abriu ontem, no site www.agricultura.rs.gov.br, o período de inscriçþes para a Expointer 2013.

BARRASHOPPINGSUL/DIVULGAĂ‡ĂƒO/JC

18

Desoneraçþes feitas para aquecer a economia podem se transformar em uma herança indesejada para os próximos governantes brasileiros


APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

03/07/13

Veículo: Correio do Povo | Editoria: Economia

Correio do Povo

19


20

APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Veículo: Diário da Manhã | Editoria: Geral


APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Veículo: Jornal do Comércio | Editoria: Economia

11

Quarta-feira 3 de julho de 2013

Economia COMÉRCIO EXTERIOR

Prêmio Exportação RS anuncia os vencedores O Prêmio Exportação RS anunciou ontem os vencedores de sua 41ª edição. A cerimônia de entrega de troféus ocorre na próxima segunda-feira, às 19h30min, no teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. Na edição deste ano, o conselho que elege os agraciados vai entregar o título Personalidade Competitividade Internacional ao diretor-presidente da Gerdau, André Gerdau Johannpeter. A empresa é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Possui operações industriais em 14 países e está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri, somando mais de 140 mil acionistas. Na categoria Quantitativa, a Braskem foi eleita destaque e, na categoria Master, serão agraciadas Marcopolo, Souza Cruz, Taurus e Stihl. No total, mais de 30 empresas e entidades receberão distinções. “O prêmio dá visibilidade a empresas competitivas, que crescem independentemente do mo-

FREDY VIEIRA/JC

Cerimônia de entrega dos troféus acontece na próxima segunda-feira, em Porto Alegre

André Johannpeter terá distinção

mento econômico e da conjuntura internacional, abrindo novos mercados para o Rio Grande do Sul e para o Brasil”, destaca Renato Malcon, presidente do conselho do Prêmio Exportação RS. “O Prêmio Exportação RS nasceu para reconhecer a ousadia, superação, competência, coragem e investimentos de vencedores que, ao escreverem a história de suas companhias, também ajudam a traçar novos caminhos para o Rio Grande do Sul”, explicou o presidente da ADVB/RS, Telmo Costa.

ENERGIA

Custo da energia solar deve cair 45% até 2018, afirma governo O custo da energia gerada a partir do sol deverá cair, aproximadamente, 45% até 2018, apontam estudos do Ministério de Minas e Energia (MME). De acordo com o diretor do Departamento de Desenvolvimento Energético do ministério, Jorge Paglioli Jobim, o custo que hoje estaria estimado em R$ 280 a R$ 300 por megawatt-hora (MWh) poderia cair para R$ 165/MWh dentro de cinco anos. Essa redução contribuiria para que a energia solar participasse de forma competitiva dos leilões de eletricidade dentro de alguns anos. Na semana passada, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, revelou que o leilão de energia A-3, com entrega a partir de 2016, contará pela primeira vez com energia solar e proveniente de resíduos de lixo. Na oportunidade, Tolmasquim destacou que a inclusão tinha como objetivo principal ajudar

a mapear a competitividade dessas fontes. Essa análise é explicada pelos atuais valores da energia solar, não competitivos com a eólica, por exemplo, cujos custos podem oscilar ao redor de R$ 100/MWh. Jobim afirmou acreditar que o leilão previsto para outubro é mais um passo com o objetivo de consolidar a oferta de energia solar no Brasil. Sobretudo, uma indicação de que o País está interessado em estimular esse mercado. “O Brasil esperou o desenvolvimento dos equipamentos para a geração de energia eólica e deu chance para introduzir no Brasil uma cadeia de equipamentos em estado da arte”, comparou, sugerindo que o mesmo poderia ocorrer agora com a energia solar. O representante do ministério revelou que um grupo de investidores pediu ao MME a realização de leilões específicos para a geração de energia solar. O tema ainda está em análise.

21


22

APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Veículo: Jornal NH | Editoria: Negócio


APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Veículo: Jornal VS | Editoria: Negócios

23


24

APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Veículo: Jornal Agora | Editoria: Caderno Painel Portuário


APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Veículo: Diário da Manhã | Editoria: Geral

25


26

APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Veículo: Jornal VS | Editoria: Negócios


APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Veículo: Zero Hora | Editoria: Segundo Caderno

27


28

APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Veículo: Zero Hora | Editoria: Economia


almoço da exportaçÃO 2014 lançamento do 42º prêmio Exportação RS


30

APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Talk show debateu a importância da produção de manufaturados para incremento das exportações brasileiras

Almoço da Exportação 2014: desafios e alternativas para as exportações gaúchas de manufaturados O Almoço da Exportação 2014 mobilizou as mais importantes lideranças do setor exportador para debater e apontar alternativas para aprimorar a atividade do comércio exterior brasileiro. Realizado dia 3 de abril no Hotel Sheraton Porto Alegre, o evento marcou o lançamento oficial do 42º Prêmio Exportação RS e contou com a presença de mais de 200 convidados. Na oportunidade o presidente da Bunge Brasil, Pedro Parente, e o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB, José Augusto de Castro, participaram de um talk show mediado pela jornalista, Carolina Bahia no qual debateram sobre as alternativas para reforçar a base industrial brasileira e ampliar a competitividade no mercado internacional, por meio da exportação de produtos com maior valor agregado.

Carlos Biedermann (ADVB/RS), Pedro Parente (Bunge Brasil) e Nelson Sirotsky (Grupo RBS)

O Presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Renato Malcon, o Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e o Presidente da ADVB/RS, Carlos Biedermann


APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Almoço da Exportação 2014

Almoço da Exportação 2014 reuniu mais de 200 pessoas, entre empresários, líderes de entidades e representantes do poder público

Conselho do Prêmio Exportação RS durante o Almoço da Exportação 2014

Hélio Henkin (Ufrgs), Carlos Sperotto (Farsul), Carolina Bahia (Grupo RBS), Marcelo Lopes (Badesul), Cláudio Guenther (Stihl) e Alfredo Tellechea (Braskem)

Renato Kunst (Artecola), Clovis Tramontina (Tramontina) e Joselito Gusso (Tramontina)

Daniel Randon (Fras-le), Walter Cruz (Marcopolo) e Ricardo Portolan (Marcopolo)

31


32

APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Almoço da Exportação 2014

Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e o Presidente e CEO da Bunge Brasil, Pedro Parente

Adalberto Leist (Paquetá), Elvin Delmonego (Paquetá) e Heitor Klein (Abicalçados)

Pedro Parente (Bunge Brasil), Carlos Biedermann (ADVB/RS), Renato Malcon (Conselho do Prêmio Exportação RS), José Augusto de Castro (AEB) e Paulo Marcelo Tigre (ADVB/RS)


APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Veículo: Folha de Caxias | Editoria: Economia

ecOnOmia

11 fOLhA De CAxIAS

Quarta-feira, 2 de abril de 2014

Livre iniciativa roberto hunoff roberto.hunoff@folhadecaxias.com.br

O

plAno de expAnSão

Supermercados vendem 7% mais, aponta Agas

setor supermercadista do Rio Grande do Sul apurou crescimento, já deflacionado, de 7,4% no ano passado, atingindo faturamento bruto de quase R$ 18 bilhões. O dado é um dos resultados do Ranking Agas 2013, levantamento realizado de janeiro a março junto as 331 maiores empresas gaúchas do setor. De acordo com Antonio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), este conjunto de organizações

representa em torno de 82% do faturamento total da atividade supermercadista do estado, projetado em quase R$ 22 bilhões, equivalente a 7,05% do PIB do Rio Grande do Sul. O líder é o WalMart, com R$ 5 bilhões em vendas, e 16,9 mil funcionários atuando em 116 unidades. As empresas participantes do ranking empregam 66,1 mil funcionários distribuídos em 933 lojas, sendo 51,9% do sexo feminino. O número total de empregos do setor é de 91 mil. Banco de dados

AtIvIdAde ConCentrAdA Um dos dados que mais chamam atenção no ranking é o crescimento da concentração de mercado no setor. As 10 maiores empresas obtiveram faturamento de R$ 12,1 bilhões, representando 55,20% do total, índice que aumentou cinco pontos em relação ao levantamento de 2012. Já no número de empregos a participação deste grupo é menor: 46% do total. Para Antonio Cesa Longo, a diferença mostra que a pequena e a média empresa empregam mais e estão mais atentas ao diferencial do atendimento na disputa por seu espaço no mercado.

As regiões Sul e Sudeste são as apostas estratégicas da Racon Consórcios, marca das empresas Randon, para o plano de expansão deste ano. A expectativa é crescer dos atuais 93 pontos, localizados em 15 estados, para 110.O projeto atende ao plano nacional de expansão da marca no Brasil, cuja expectativa é ampliar em mais 30% o número de unidades até 2016 por meio do sistema de franchising. Segundo Cleber Sanguanini, gerente comercial da Randon Consórcios, administradora da marca Racon, a expectativa de crescimento em volume de negócios é de 20% neste ano.

QuAtro déCAdAS Para comemorar seus 40 anos de história, completados em 9 de abril, a Vinícola Basso, de farroupilha, preparou uma série de novidades. A empresa está lançando seis novos vinhos finos: três espumantes, sendo dois brut e um demi-sec, e três tintos nas versões cabernet sauvignon, merlot e tempranillo. A maior parte dos mais de 8 milhões de litros comercializadosanualmente pela empresa é consumida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Também há embarques para o Canadá, os estados Unidos, a Inglaterra e Noruega. A partir deste ano o Japão entrará na lista. A projeção de faturamento para este ano é de R$ 42 milhões e, para 2015, de R$ 50 milhões.

eConÔMICAS

bAIxA repreSentAtIvIdAde

confira

Dentre os 331 supermercados relacionados no ranking, apenas um é de Caxias do Sul, o Kastelão, que ocupa a 60ª posição, oito abaixo do ano passado, com faturamento bruto de R$ 29 milhões. A queda pode ser atribuída ao desmembramento da sociedade, que deu origem ao Supermercado Bernardi, no Bairro Panazzolo. A Região Nordeste emplaca 12 estabelecimentos no levantamento, com destaque para o Super Apolo, de Bento Gonçalves, na 19ª posição, a mesma do ano passado e faturamento de R$ 112,2 milhões. Abaixo a relação das marcas da região.

Super Apolo Cooperativa Santa Clara Cooperativa Piá Cooperativa Cairu Super Frassul Kastelão Cooperativa Rio Branco Super Porprata Super Marin Super Centenário Super Cassol Super Dema

redes

cidades Bento Gonçalves Carlos Barbosa Nova Petrópolis Garibaldi Veranópolis Caxias do Sul São Marcos Nova Prata Antônio Prado Guaporé Nova Prata Bento Gonçalves

Faturamento em r$

112,2 milhões 106,3 milhões 105,9 milhões 63 milhões 40 milhões 29 milhões 22 milhões 20,2 milhões 16,5 milhões 4,3 milhões 3,4 milhões 2,5 milhões

Fonte: Ranking Agas 2013

wMetadados está dentre as 50 companhias vencedoras da edição deste ano do Prêmio fornecedores de Confiança, entregue em São Paulo. A iniciativa é da editora Segmento e da Revista Melhor – Gestão de Pessoas, da Associação Brasileira de Recursos humanos. wDirigentes da Pioner Joalheria e Ótica participam, em São Paulo, da 12ª feira expoabióptica, onde conhecerão as tendências e coleções do verão europeu. Também participarão do fórum essilor, em que são expostas as principais inovações tecnológicas e lançamentos de produtos. wem tempos de demanda do mercado por inovação, a jornalista caxiense Gabriela Marcon, em parceria com a fast Vídeo

Produtora, passa a oferecer o vídeo news release. Trata-se de um vídeo em formato de notícia. editado com imagens e entrevistas, é direcionado para empresas, negócios, instituições, sindicatos, marcas, profissionais liberais, prestadores de serviços e eventos. Produzidos em full hD, os vídeos são postados no YouTube, nos sites da assessoria e do cliente, e colocados à disposição das emissoras de televisão, edições digitais de veículos impressos, portais de notícias e blogs. westá marcado para esta quinta, das 8h às 12h, o fórum Participativo do Projeto extensão Produtiva e Inovação na Serra. Temas como comunicação com o mercado e incentivos fiscais constam da programação, que ocorrerá no salão de atos da reitoria da UCS.

prêMIo exportAção Com a realização do 2º Almoço da exportação, amanhã, no hotel Sheraton, em Porto Alegre, a ADVB/RSe mais 15 entidades representativas do setor exportador brasileiro lançam o calendário de atividades do 42º Prêmio exportação RS. O convidado para palestrar é Pedro Parente, presidente da Bunge, e ex-ministro do governo de fernando Henrique Cardoso, que falará sobre A eficiência e a

competitividade da atividade exportadora no Brasil. Também participará de um debate ao lado de José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio exterior do Brasil. O encontro objetiva mobilizar lideranças do setor exportador para debater e aprimorar a atividade do comércio exterior brasileiro. A solenidade de premiação ocorrerá em junho, em Porto Alegre.

indicadores econômicos MOEDAS Dólar Comercial x Real

q -0,02%

BOLSAS 2,265

IBOVESPA

q -0,29%

OutrOS inDicADOrES 50.270

Poupança*

0,50%

Salário Mínimo

R$ 724

Selic

10,75%

0,50%

INPC (fevereiro)

0,64%

Ouro (grama)

R$ 93,50

Depósitos até 3/5/2012

Euro x Real

p 0,01%

3,124

Dow Jones

p 0,46%

16.532

Poupança**

Depósitos após 3/5/2012

33


34

APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Veículo: Jornal do Comércio | Editoria: Economia

16

Quinta-feira 3 de abril de 2014

Jornal do Comércio - Porto Alegre

Danilo Ucha

Painel Econômico

ucha@jornaldocomercio.com.br

SILVIA TONON/DIVULGAÇÃO/JC

Sem bom Cabernet Sauvignon para a safra de 2014 Concluída a safra de uvas 2014, ainda não foram consolidados os números, mas já é possível falar sobre qualidade. Este foi o grande assunto do Circuito Brasileiro do Vinho, realizado pelo Ibravin-Abrasel, terça-feira, nos salões da Catedral Metropolitana em Porto Alegre. De acordo com os depoimentos, a maior parte das uvas, principalmente as brancas e as tintas precoces, colhidas em janeiro e fevereiro, foram de boa qualidade e resultarão em bons vinhos brancos e espumantes; mas as tintas, mais tardias, principalmente as Cabernet Sauvignon, sofreram com as chuvas. Um produtor disse que nem colheu a CS, outros garantiram que não haverá vinhos premiuns 2014 com ela. A safra não será excepcional. O encontro de vinhateiros foi movimentado e com boas apresentações, como o Brut Rosé 100% Malbec da Don Guerino; o espumante Acorde Extra Brut 70% Chardonnay e 30% Pinot Noir da Cooperativa Garibaldi; o Tannat Reserva da Casa Venturini, elaborado com uvas de Santana do Livramento, na Campanha; e o Tannat Vinhas Velhas, da Almadén, também de Livramento.

Terminou a vindima de 2014

Fusões e aquisições Dois grandes negócios neste início de ano, um no setor de combustíveis e energia, outro na área de alimentos. Os irmãos Joesley e Wesley Batista, de Goiás, pagaram US$ 2 bilhões à família Bertin por sua parte na JBS, a maior empresa de proteína animal do mundo — indústria da carne e derivados. A Raízen, líder em energia renovável no País, que trabalha desde o plantio da cana até a exportação e distribuição de combustíveis, licenciada da Shell no Brasil, comprou a Distribuidora Latina, com mais de 200 postos na região Sul, além de terminal de distribuição em Ijuí. Do total da rede de varejo, 74% desses postos estão no Rio Grande do Sul. A companhia conta com cerca de 40 mil funcionários, produz 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4 milhões de toneladas de açúcar e gera mais de 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. O valor do negócio não foi divulgado. A venda foi assessorada pelo escritório Zulmar Neves – ZNA, que confirmou a venda de 100% das cotas.

Fátima Saúde

Roberto Zottis, que era diretor executivo de negócios e marketing da operadora Fátima Saúde, assumiu diretoria-geral. Com 25 anos de atuação, a operadora de Caxias do Sul atende mais de 2 mil empresas e conta com mais de 70 mil beneficiários na região da Serra e Grande Porto Alegre.

Seguros O comportamento da economia brasileira está afetando as perspectivas otimistas que existiam no setor de seguros, mas, nem por isso, a situação é de quebrar seguradora. O mercado de seguros brasileiro deve atingir R$ 250 bilhões em prêmios em 2014, alcançando uma participação de 5% no Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Paulo Rogério Caffarelli. Se confirmado, o número pode representar crescimento superior a 12% em relação ao resultado visto em 2013.

Ferro fundido A Saint-Gobain Canalização forneceu 520 toneladas de ferro fundido para as obras de construção de oito das 12 arenas que receberão jogos da Copa do Mundo. Foram mais de 45 mil metros para drenagem e aproveitamento de águas pluviais. O ferro fundido que compõe o Sistema EPAMS faz parte da lista dos “materiais verdes” que compõem as obras para o evento esportivo.

O Dia A FEE divulgará, às 10h, na rua Duque de Caxias, 1.691, o novo índice de desenvolvimento sócio-econômico dos municípios gaúchos. Pedro Parente, presidente da Bunge, vai debater eficiência e competividade da atividade exportadora, às 12h, em almoço no Sheraton Hotel. Estará presente José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil, lançamento da 42ª edição do Prêmio Exportação RS. Às 14h30min, a Fundação de Economia e Estatística realizará debate sobre terrorismo de Estado e economia, com Pedro Dutra Fonseca e Cláudio Nascimento, falando sobre a ditadura militar brasileira pós-64. Abertura da Chocofest, em Gramado, na Rua Coberta, com apresentação do espetáculo O mundo encantado da Páscoa. Sam Richards, sociólogo, participará de bate-papo na Oito Endobranding, às 18h. Amanhã, estará no TEDxLaçador, no Teatro do Prédio 40 da Pucrs. A Rede Plaza de Hotéis lançará, às 19h, no Hotel Plaza São Rafael, o Hotel Plaza Rio Grande, que começará a construir naquela cidade portuária gaúcha. A equipe da MB Private de Porto Alegre orientará investidores, às 19h, no escritório, avenida Nilo Peçanha, 1.221. O presidente do Grupo Pilecco, Onélio Pilecco, oferecerá jantar de lançamento do arroz Pró-Integral Pilecco Nobre, às 20h30min, na AABB (avenida coronel Marcos, 1.000), sob o comando do chef de cozinha Mamadou Sène.

Crescimento A Conquiste Tecnologia da Automação, do Grupo JPG de Porto Alegre, anunciou crescimento de 35,57% no ano de 2013. “Fizemos uma melhor estruturação do negócio, com células especializadas para oferecer soluções, e não apenas vender ou fornecer algo aos clientes”, explicou o diretor Jaime Panerai Gavioli. Além da Conquiste, fazem parte do Grupo JPG as empresas Automatize, CQT Locações, Duo Arquitetura, Sigma e Risc.

Restaurantes Dezesseis restaurantes de Porto Alegre aderiram ao Restaurante Week e elaboraram cardápios que podem ser consumidos com preços especiais. A promoção irá até o dia 13.

A melhor

Correção

A Netsul, empresa gaúcha do ramo de integração de TI, foi premiada como Melhor Revenda F5 Networks do Brasil em 2013. A cerimônia foi em São Paulo.

A fábrica da Felluz, citada ontem, fica em Cachoeirinha.

Em vez de só falar em economia, resolvemos oferecer. Assine 6 meses de jc e pague 4 meses apenas.

4 x R$ 55,00.

Ligue e assine: 0800.051.0133


APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Veículo: Correio do Povo | Editoria: Economia

http://digital.correiodopovo.com.br/web/index.php

1/1

35


36

APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Veículo: O Sul | Editoria: Economia


APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Veículo: Zero Hora | Editoria: Política

37


38

APRESENTAÇÃO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Veículo: Zero Hora | Editoria: Economia



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.