Portfolio

Page 1

Ana Carolina Penteado designer


Ana Carolina Penteado designer

issuu.com/anapenteado/docs/portfolio

Brasileira, solteira, 21 anos Curitiba - PR (41)9948-7584 anacarolina_penteado@hotmail.com

Formação: FoRMAÇÃO

PROGRAMAS Programas:

Graduação - Bacharelado em Design pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)- 2014 Ensino Médio Técnico em Gestão de Pequenas e Médias Empresas - UTFPR - 2011

AutoCAD, Promob, Photoshop, Illustrator, InDesign, Sketchup

experiência

IDIOMAS Idiomas:

Ana Paula Penteado, designer de interiores 2013, atuando como projetista em AutoCAD (2D) e Promob (3D)

Inglês Avançado - Curso CCAA - 2013 Francês básico - CALEM - UTFPR - 2010


TRABALHOS


CARTAZ ROMAN POLANSKI Fascinado pelo cinema desde pequeno, Polanski estudou cinema e fez pequedos anos 50. Depois, com a função de diretor, ganhou fama e reconhecimento com o lançamento de “Two Men and a Wardrobe” em 1958. Mas foi na década de 60 que seu trabalho se consolidou e adquiriu características marcantes.

Em 1977 foi acusado de estuprar Samantha Geimer, de 13 anos durante uma sesJack Nicholson. Polanski chegou a passar 42 dias na prisão, mas conseguiu fugir para a Europa antes de ter seu veredicto. países europeus, passando a ser procurado nos Estados Unidos e desejado em toda a Europa.

Em 2009, Polanski foi preso na Suíça a pedido das autoridades dos EUA. Sua prisão trouxe a tona novamente a grande atenção ao caso e polêmica gerada em torno do diretor, particularmente na Europa e os EUA. Polanski foi defendido por muitas pessoas em vários países, incluindo alguns dos renomados diretores e atores de Hollywood, artistas europeus e também políticos, que eram a favor de sua libertação.

Angústia, terror e devastação são sentimentos presentes em “Knife in the Water” (1962), “Repulsion” (1965), Fearless Vampire Killers” (1967) e “Rosemary’s Baby ” (1968). A história de Rosemary e seu bebê diabólico ainda é lembrada como uma das mais marcantes na história do cinema e sempre é relacionada com a tragédia que aconteceria com Polanski um ano depois.

Foi solto em 2010.

O cartaz Roman Polanski foi feito para divulgação da criação de uma fanzine temática do diretor polo nês, visando chamar a atenção de um público dististo. A fanzine foi veiculada em uma mostra de cinema.


Poster grรกfico - Roman Polanski


REVISTA BONdoni A Revista Bodoni foi um projeto gráfico que visava colocar dentro de uma revista, de forma conceitual, todas as características referentes ao tipógrafo italiano Giambattista Bodoni, bem como a família tipográ fica Bodoni.


O início da transformação tipográfica começa com a origem do alfabeto ocidental formado pelas antigas letras romanas, sendo estas cópias das letras gregas ao sul da Itália. Não foi uma adaptação simples e direta, os romanos tiveram que adaptar algumas delas para simbolizar os sons romanos. As chamadas romanas ganharam sua autonomia cerca de 100 anos depois de Cristo e seu exemplo mais famoso está gravado na Coluna de Trajano em Roma, sendo conhecido pelo nome de capitalis romana. Possuem cerca de dez centímetros de altura e foram pintads no mármore com pincel. As romanas tinham apenas as letras maiúsculas. As minúsculas foram criadas por Alcuin, bispo de York, contratado por Carlos Magno [742-814] e receberam o nome de carolíngias. Elas tinham a vantagem de serem escritas mais rapidamente do que as maiúsculas e são consideradas as primeiras autênticas caixas-baixas da história dos alfabetos. Não é uma adaptação, mas uma invenção.

Destas letras derivaram as blachletters- popularmente conhecidas como letras góticas - que eram usadas lado a lado das romanas desde a criação da imprensa de tipos móveis por Gutenberg em meados do século 15. O passo evolutivo seguinte foi a criação dos tipos humanistas, minúsculas adaptadas das carolíngias, que tiveram na Itália um desenvolvimento próprio na escrita conhecida como Cancellaresca. É bom lembrar que até Gutenberg todas estas letras eram desenhadas à mão com penas de ponta chata, cortadas retas ou em ângulos. O modo como se segurava a pena, a posição do braço e do corpo em relação à página eram fatores que determinavam o estilo da escrita de cada escrevente. Com o processo de industrialização, e conseqüentemente da mecanização da imprensa, os tipos foram sendo trazidos para o metal levando consigo as características da escrita manual. Mas não

JUNÇÃO DUPLA E SERIFAS SUPERIORES COM COMBINAÇÃO DE JUNÇÕES RETAS E ARREDONDADAS

BARRA E HASTE ONDULADAS

Bodoni e outros profissionais. O caminho de influências e cópias não se restringe à apresentação do alfabeto manuscrito. No século 16 o francês Claude Garamong desenhou seu famoso tipo olhando os desenhos de Francesco Griffo. Por sua vez o também francês Robert Granjon se inspirou em Garamond, e Christopher Plantin, francês estabelecido na Holanda e, que segundo Claudio Rocha “não era tipógrafo e sim impressor e editor, comprava matrizes diretamente de Garamond e Granjon. O tipo que leva seu nome foi produzido no inicio do século 20”, copia idéias editoriais de Grajon. Bodoni por sua vez se espelha nas páginas criadas pelo inglês John Baskerville e nos tipos desenhados por seu rival Firmin Didot e em Fournier. Mais ou menos como hoje em dia

por muito tempo.

E é aqui que entram Granjean,

Série de 5 romances do escritor Edward St. Aubyn

Bodoni em outros estilos de literatura

05

O escritor britânicoTed Hughes demonstra sua preferência pela Bodoni em suas obras

PERNA CURTA

Giambattista Bodoni B

odoni nasceu no dia 16 de fevereiro de 1740 na cidade italiana de Saluzzo. Foi contemporâneo de Wolfgang Mozart, de Johann Sebastian Bach, conviveu com o início da Revolução Industrial e com a instalação dos primeiros altos- fornos na Inglaterra. Bodoni não era um simples criador de tipos. Segundo Allan Haley, cronista de tipografia da revista Step-by-Step “era em primeiro lugar impressor e tipógrafo, e em segundo um designer de tipos. Bodoni desejava criar belas páginas e seus tipos eram simplesmente um meio de atingir este fim”. Foi seu pai quem lhe ensinou o ofício de impressor. Adolescente, decide morar em Roma para trabalhar na imprensa do Vaticano. Porém, abalado com a morte de seu mentor e chefe, decide tentar a sorte em Londres. Em 1768

torna-se diretor da gráfica que o duque Fernando, infante da Espanha, fundou em Parma, sendo ali supervisor de publicações de livros como a Ilíada, de Homero, e centenas de outras obras. Foi o autor do primeiro manual tipográfico moderno com caracteres romanos, o Manuale Tipográfico com 142 tipos de letras romanas e seus correspondentes itálicos, sendo no segundo volume incluso numerosos ornamentos árabes, gregos, russos e tibetanos. Iniciado no final do século 18, impresso em 1818, por sua esposa Margherita Dall’Aglio, depois de sua morte. Tournou-se conhecido por seus desenhos de caracteres tipográficos considerados mais aptos "para serem admirados por fonte e layout e não para serem estudados ou lidos". Sua impressão reflete um estilo estético simples, sem adornos, combinado com pureza de materiais. Este estilo atraiu muitos admiradores e imitadores, ultrapassando a popularidade dos tipógrafos franceses, como Philippe Grandjean e Simon Pierre Fournier.

ORELHA CURVADA PARA BAIXO

ESPORAS HORIZONTAIS COM SALIÊNCIA CÔNCAVA

SERIFA UNILATERAL NA BASE DA HASTE

HASTES CRUZADAS E SERIFAS FECHADAS

07

dIAGRAMAÇÃO rEVISTA BODONI


Projeto Grรกfico - Mystic Tipografia

Tipografia Mystic


MYSTIC TYPE - CARTAZ A tipografia Mystic Type foi concebida para ser referência à temas místicos e ciganos, tendo como base antigos cartazes de circo e cartas de tarô.


projeto de identidade visual

design

interior design

MAGAZINE


Identidade visual Criação da Identidade visual do Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, da Revista [ENTRE] e das marcas da AC Desing, bem como a aplicação da marca em objetos e materiais.


PROJETO MOBILIÁRIO Elaboração de desenhos técnicos no programa AutoCAD e refinamento em 3D no programa Promob. Experiência na área de design mobiliário, confeccionando projetos sob medida


Projeto Mobiliรกrio - AUTOCAD + PROMOB


Fotografia Curitiba


fotografia curitiba

Confecção de uma sÊrie de fotos da cidade de Curitiba, a fim de celebrar os diferentes pontos da cidade, mostrando lugares pouco conhecidos.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.