1 minute read

Meio Físico

Next Article
Meio Biológico

Meio Biológico

Acaracterização do meio físico da Floresta Estadual Tapauá foi realizada baseada no “Levantamento de Recursos Naturais, Vol. 17, Folha SB.20 PURUS”, do Projeto RADAMBRASIL, disponibilizados em meio digital pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A Floresta Estadual Tapauá compreende três unidades geológicas - Formação Iça, com maior extensão, compondo 87,81%; Depósitos aluvionares, representando 12,04% da área e em menor representatividade constam os Terraços fluviais com 0,14%.

A Floresta Estadual Tapauá está inserida em três unidades geomorfológicas a Planície Amazônica, Depressão Ituxi-Jari e Depressão do Madeira (IBGE, 2009). E apresenta quatro classes de solos: Latossolo Vermelho-Amarelo (64,29%) e Argissolo Vermelho-Amarelo (15,89%), compondo solos característicos de terra firme - Plintossolo (7,67%), presentes em ambientes transicionais e o Gleissolo (11,96%), constituinte de áreas de várzea.

Advertisement

Quanto ao clima de acordo com a classificação de Koeppën na região é tido como Clima Tropical, com temperatura média do ar em todos os meses do ano superior a 18°C e tipos climáticos Af e Am, comum de áreas úmidas. Ainda segundo o autor nessa região tanto as chuvas quanto a temperatura têm pouca variação anual.

Quanto à hidrografia, a Floresta Estadual Tapauá é drenada em 98,52% pela sub-bacia do Amazonas, entre o lago de Coari e o Rio Purus e 1,48% pela sub-bacia do Madeira. Segundo Chistofoletti (1980) as duas sub-bacias apresentam uma densa rede hidrográfica de característica predominantemente dendrítica ou arborescente.

This article is from: