
1 minute read
Aspectos Sociais
from Estudo de Viabilidade Econômica: Manejo Florestal Sustentável na Floresta Estadual Tapauá
by Ana Medeiros
Descrição do Ambiente
Aspectos sociais
Advertisement
Conforme dados obtidos por meio do diagnóstico participativo – realizado pela empresa Trevisan Florestal - desenvolvido na região de abrangência direta da Área de Manejo Florestal – AMF utilizada no presente estudo, uma característica que chamou atenção é que 83,33% dos comunitários não participam de qualquer organização social, como associações e cooperativas. A única atividade que foi citada que possui associação instituída é a pesca, no entanto a sede física fica localizada na cidade de Tapauá.
Ainda com base no diagnóstico participativo, que contempla informações obtidas por meio de entrevistas realizadas com representantes de 06 Comunidades/Localidades existentes no interior e na área do entorno da UC, mais precisamente nas margens do Rio Jacaré, foram observadas um total aproximado de 219 (duzentas e dezenove) pessoas com uma média de 36,5 ± 27,3 pessoas, com destaque para as comunidades Jatuarana (63), Paiol (60) e Castanheira (59) como as mais populosas e a comunidade/localidade Fortaleza menos populosa, com apenas uma família.
As principais atividades produtivas desenvolvidas pelas comunidades que residem nessa região são a pesca, extrativismo vegetal e agricultura, além das atividades complementares como a caça e criação de pequenos animais para subsistência. Além desses produtos, a madeira tem um papel importante na economia de algumas comunidades e localidades dessa UC, porém seu uso não possui licenciamento ambiental.