EDIÇÃO 2 - MARÇO 2019
JORNAL DA EQUIPE PROSAM
Natal na Prosam FESTA 2018 PÁGINA TRÊS
BECO DO BATMAN PÁGINA TRÊS
GOTA SERENA PÁGINA QUATRO
ASTRAL LEGAL PÁGINA QUATRO
PROSINHA
UM JORNAL DE VERDADE
Professor Sérgio Pupo comanda grupo de teatro na Prosam Essa é a segunda edição do PROSINHA. Nela, vamos conhecer um pouco do professor de teatro Sérgio Pupo , que com sua arte nos ensina e encanta. Sérgio Pupo tem 42 anos, nasceu em São Paulo, é casado e tem uma filha de 5 anos. É ator, diretor e professor de teatro. Formou-se em Artes Cênicas no ano de 2001 pela Universidade de São Paulo. Tem em seu currículo outros tantos cursos de teatro, dança e palhaço. (continua...)
DestakProsam
S
érgio iniciou a carreira em 1993, permaneceu por 3 anos atuando como ator amador em uma Escola Estadual, cujo diretor era muito exigente e fazia de cada espetáculo um momento profissional de muito comprometimento. Em 1997, Sérgio iniciou o trabalho profissional em um grupo de palhaços, apresentando-se em teatros, nas ruas e hospitais. O professor tem em seu currículo, participações na TV, sendo a estreia na novela Estrela Guia na Rede Globo e junto com a dupla Sandy e
Junior. Participou também da novela “Dance Dance Dance” na Rede Bandeirantes de televisão. Teve um dos sonhos realizado ao ficar em cartaz no Teatro Popular do SESI com a peça “Infecção Sentimental Contra-Ataca”. Mas, a alma do artista alimenta o sonho de participar de um filme de longa metragem. Atuou em 2 filmes de curta metragem e adorou a experiência. Sérgio conta que seus pais sempre o incentivaram a seguir seus sonhos. Sente prazer em fazer arte com qualidade, sempre se aprimorando, exigente com os profissionais, mudando apenas os procedimentos em função das características de cada pessoa. Embora Sérgio não tenha formação na área da Saúde, identifica os benefícios que o Teatro traz para os
pacientes quando assumem este compromisso com a Arte. Sérgio Pupo sente um grande prazer em trabalhar na Prosam. O professor com os pacientes formam um grupo unido, entrosado e tornam o trabalho gratificante, conta que faz tudo com muito amor e isso faz a diferença. É difícil viver do teatro, pois é uma profissão muito instável, mas o amor e a dedicação tornam tudo possível.
conhecer melhor, encontrar novas formas de “ser e estar no mundo”. Auxilia no autoconhecimento, na descoberta de qualidades. Proporciona união, despertando a empatia. No teatro o paciente encontra novos sentidos para a vida!
Dos trabalhos do Grupo de Teatro da Prosam, destacam-se as apresentações, no Teatro João Caetano com a peça “Mambembe” de Arthur de Azevedo e no teatro Cacilda Becker, “Sonho de uma noite de Verão” de Shakespeare.
“ O teatro me ajuda no tratamento como mais uma terapia ocupacional, me faz ver que posso ser diferente e não apenas mais um usuário de substâncias. No teatro eu viajo com personagens atípicos. Como eu gosto muito de escrever, já escrevi uma pequena peça para meus colegas da Prosam e pudemos encená-la. Resumindo, tem sido muito prazeroso fazer Teatro, me ajuda muito na busca da recuperação. Obrigado, professor Sérgio.”
O teatro através do olhar da psicóloga Diene Diene diz perceber que o Teatro ajuda o paciente a se
O teatro através do olhar do paciente Valdemir Franco