Issuu on Google+

Curso Mídias Sociais

Estratégias para o uso das redes na área de Recursos Humanos Aula 1


O que você e sua empresa ganham entendendo as mídias sociais e sabendo explorar esses novos canais de comunicação?.


O que andam pensando das marcas? O que dizem de você?

O ativo mais importante de qualquer empresa ou organização é a sua reputação. Uma reputação forte se traduz na valorização da imagem, maior lealdade do consumidor, maior capacidade de atrair e manter talentos, longevidade no mercado e diminuição de conflitos. Não funciona assim com você também? E com seus colegas?


Conceituando As mídias sociais (social media) precedem a Internet e as ferramentas tecnológicas. Permitem a produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grande grupos. • Produção de muitos para muitos • Estrutura social composta por pessoas ou organizações • Partilhamento de valores e objetivos comuns • Abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios.


Mais de 1 bilhão de pessoas acessam diariamente sites de redes sociais. Só o Facebook responde por 90% desse número. O número de usuários brasileiros ativos na Internet cresceu 11,9% de outubro de 2010 a outubro de 2011, chegando a 46,7 milhões de pessoas. No terceiro trimestre do ano passado, o total de pessoas no Brasil com acesso à Internet em qualquer ambiente foi de 78,5 milhões de pessoas


As mídias sociais Quais nomes elas têm? Também conhecidas como sites de rede social, as mídias sociais são uma explosão em termos de popularidade. Sites como Twitter, Facebook, Linkedln e MySpace estão entre os sete dos 20 Websites mais visitados no mundo. O site de relacionamentos criado pelo Google, o Orkut, acabou virando o predileto dos brasileiros, em 2006. Mas já perdeu espaço para o garotinho Facebook, que passou a ser visto em 2009 no país.

Para muitos usuários, principalmente aqueles que ficam muito conectados e que fazem parte da chamada Geração Internet, as redes sociais online não são apenas uma maneira de manter contato, mas um modo de vida.


Um universo sem fronteiras

Facebook - Lançado em 4 fevereiro de 2004, foi fundado por Mark Zuckerberg e por seus colegas de quarto em Harvard. A composição do site foi inicialmente limitada pelos fundadores aos estudantes da Universidade. Hoje, possui mais de 845 milhões de utilizadores, 590 milhões de visitas e um alcance global de 38,1%. Mais de 10 mil sites adicionam o botão "curtir" por dia. Twitter - rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento. Possui cerca de 200 milhões de usuários , conforme dados de 2012. LinkedIn - Com base nos dados de 3 de novembro de 2011, é a maior rede profissional do mundo na Internet, com mais de 135 milhões de usuários em mais de 200 países e territórios.


Vantagens e perigos das redes Vantagens •Alcance (geografia, curtidas, compartilhamentos); •Uso dos recursos como aliados estratégicos nas profissões; •Gratuidade; •Manter bom relacionamento; •Estabelecer parcerias; •Buscar novas oportunidades de negócios; •Passar credibilidade pelo conteúdo do perfil. Riscos •Ter os dados pessoais utilizados de forma ilícita; •Fazer comentários negativos sobre pessoas ou empresas; •Fazer comentários sobre religião; •Comentar sobre assuntos internos da empresa em que se trabalha; •Deixar algum assunto pendente ou sem resposta, podendo perder a credibilidade.


Posso cair

fora disso?

Social Media Revolution


Criando e customizando perfis nas redes sociais


Criando um perfil no

01


02


03


Inclua aqui informações que considerar pertinentes, sempre pensando estrategicamente quais objetivos quer atingir na rede. Como você quer ser visto/encontrado? Lembre de atualizar informações periodicamente, em caso de mudanças profissionais ou pessoais.

04


Inclua uma fotografia que possa ser reconhecido por outras pessoas. Com o tempo, caso sinta a necessidade, troque por avatares e imagens que considere interessantes.

05


Inclua informações que mostrem um pouco do que você gosta. Isso pode gerar afinidade com outras pessoas e troca de ideias.

06


Explore item por item e personalize os acessos externos que irá ou não permitir. Por exemplo, se não quiser que todos vejam suas fotos, marque os perfis que não devem acessar suas imagens como “Conhecidos”. Ao postar fotografias e álbuns, vá em editar e marque em “Amigos, exceto conhecidos “.


Clique em “Configurações da conta” no canto direito da página inicial para editar suas informações. Abra todas as opções e customize seu perfil. No canto esquerdo, você terá outras opções de personalização. Observe todas elas.


Configurações de privacidade Para acessar suas configurações de privacidade, clique em página inicial ou em seu perfil e, no canto superior direito, selecione Configurações de privacidade. Esta página contém um grupo de controles gerais da sua conta do Facebook, como, por exemplo, quem pode enviar solicitações de amizade e mensagens a você. Para tudo que você compartilha no Facebook, é possível escolher seu público assim que você publica um item.


Para selecionar seu feed de notícias, retirando posts de quem não interessa e deixando apenas as informações que importam, sem entrar em conflito ao excluir algum perfil, basta configurar cada conta. Há mais de uma forma de fazêlo, uma mais simples e outra mais refinada. Veja a primeira abaixo.

Arraste o mouse no canto direito da tela, logo ao lado do nome da pessoa, e irá aparecer o sinal “x”. Clique em cima e aparecerá a tela ao lado. Se clicar em “Somente atualizações importantes”, passará a receber raros posts. Ou pode fazer ao contrário, e pedir para receber todas as atualizações. Também pode cancelar recebimento de qualquer post.


Uma segunda forma de configurar é entrar em cada perfil e clicar em “Amigos” e, depois, “Configurações ”, escolhendo o que quer ler e em qual intensidade.


Twitter Motivos para “piar” no mundo virtual Informação rápida (canal de notícias em tempo real); Une o conceito do texto breve e resumido na Web com a teoria de comunidade e interação; Tudo está interligado a milhões de usuários, que podem acompanhar seus passos e fazer uma divulgação massiva dos assuntos;

Excelente espaço para divulgação de blogs; Profissionais de grandes empresas estão presentes na Twitosfera dando dicas diárias sobre diversos assuntos; Alcance (geografia, curtidas, compartilhamentos);


+ motivos para “piar” no mundo virtual Divulgar um link para todos os seguidores ou relacioná-lo com uma etiqueta (TAG) desejada para ser encontrado nas buscas não tem custo; Fácil viralização; Com as URLs curtas, blogs ou sites poucos populares recebem links genéricos por conta dos encurtadores, recebendo a mesma atenção de sites e blogs conhecidos. Ex.: www.migre.me; Usuário consegue trocar a imagem do plano de fundo por uma preferida, além de escolher as cores dos textos e tabelas do seu perfil (cria uma identidade visual);

Ensina (e força) as pessoas a serem mais objetivas, respeitando o seguidor (followers), que saem ganhando por receber uma mensagem curta e refinada.


Criando um perfil no


# Hashtag ou tag - caracterizada pelo símbolo # junto da etiqueta, facilita a pesquisa de interesses e assuntos relevantes. Se quiser juntar o seu tweet a um assunto popular, como as eleições no Irã, deve digitar #iran #ira ou #iranelection ao seu tuíte. O nímero de pessoas a usar uma mesma hashtag influencia diretamente a possibilidade de essa mesma etiqueta se tornar um assunto popular ou trending topic.


Criando um perfil no


Associados Patrocinadores ADVANCE GESTÃO DE PESSOAS - CHOCOLATE DO PARKE - CÍRCULO EMERCOR - EXPRESS RESTAURANTES EMPRESARIAIS - FRASLE INOVARH - MARCOPOLO - METADADOS - PROALT - PROTESUL - SIMECS


Estratégias para o uso das redes na área de RH