Lista P | Candidatura à Mesa da Assembleia Geral da ANEM

Page 1

LISTA P

MAG 2024

CANDIDATURA À MESA DA ASSEMBLEIA GERAL DA ANEM

Í N D I C E 01 02 03 04 05 06 EXPERIÊNCIA A NOSSA MOTIVAÇÃO OS NOSSOS OBJETIVOS COMPETÊNCIAS E COMPROMISSOS MENSAGEM FINAL A EQUIPA

01 A

E Q U I P A

EXPERIÊNCIA

Duarte Tude Graça, Candidato a Presidente

2023

Presidente da Mesa da Reunião Geral de Alunos da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML)

Presidente da Direção da AEFML e Senador na ANEM

2022

Secretário da AEFML

Representante Local no Grupo de Trabalho em Saúde Sexual e Reprodutiva da ANEM

2021

Vogal – Departamentos de Saúde Pública e Sexual e de Política Educativa da AEFML

Inês Pinto, Candidata a Vice-Presidente

2023 2022

Vice-Presidente Externa da AEFML e Representante na AA-Team da ANEM

Vogal - Departamento de Imagem e Divulgação da AEFML

Representante Local no Grupo de Trabalho de Imagem e Tecnologia da ANEM

Coordenadora Geral da IX Corrida Saúde + Solidária da AEFML

02

EXPERIÊNCIA

Ana Ferreira, Candidata a Secretária

2023

Vice-Presidente para a Gestão Interna da Direção do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM)

Presidente do Conselho Consultivo para a Área Cultural e Recreativa do NEMUM

2022

Diretora do Hospital dos Bonequinhos do NEMUM

Contact Person

2021

Vogal do Departamento de Ação Comunitária do NEMUM

Mafalda Faísco, Candidata a Secretária

2023

Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Estudantes da Nova Medical School (AENMS)

Comissão Organizadora do Programa Social de Intercâmbios da ANEM

Tesoureira da Associação NOWACE

Membro efetivo do Grémio Académico da Nova Medical School (GANMS)

Voluntária do projeto SexEd da AENMS

2022

Vogal - Departamento Internacional da AENMS

Representante Local no Grupo de Trabalho de Mobilidade da ANEM

Membro efetivo do GANMS

2021

Colaboradora do Departamento Internacional da AENMS

Contact Person

02

A NOSSA MOTIVAÇÃO

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) constitui-se como uma das mais notáveis Federações a nível nacional, bem como um exemplo no que concerne ao impacto do Associativismo Estudantil em Portugal. Há quarenta anos que defendemos os interesses dos estudantes que representamos, assegurando a qualidade da educação médica, da formação pré e pós-graduada e da prestação de cuidados de saúde.

É, por isso, com grande entusiasmo e sentido de responsabilidade que, enquanto Lista P, nos candidatamos à Mesa da Assembleia Geral da ANEM, conscientes do compromisso que firmamos com os valores fundamentais da Federação e com a promessa de servir a comunidade estudantil de medicina em Portugal.

Como membros da Mesa da Assembleia Geral, estaremos numa posição privilegiada para possibilitar um diálogo construtivo, plural e pluripotencial que dignifique o nome dos estudantes que representamos, lutando, concomitantemente, pela proficuidade e qualidade das discussões. Comprometemo-nos, assim, a ser a voz dos estudantes, auscultando as suas preocupações e trabalhando em conjunto com os restantes Órgãos Sociais, Associados e demais entidades parceiras para garantir que as exiguidades identificadas sejam colmatadas.

03

Objetivamos uma Assembleia Geral cujos trabalhos decorram de forma eficaz, clara e esclarecedora, ambicionando, ainda, que seja um espaço familiar para todos os estudantes de Medicina, e onde todos queiramos estar e participar. É, por isso, no nosso entender, fulcral envidar esforços para que a adesão estudantil às Assembleias Gerais se faça sentir e, enquanto Lista P, assumimos ser este um dos nossos pilares.

Propomo-nos a zelar pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos até à data, sem desmerecer a necessidade constante de evolução e adaptação aos contextos e realidades com os quais nos defrontamos. Assim sendo, é com reforçado sentido de compromisso para com os estudantes que representamos diariamente que pretendemos promover um senso de comunidade forte entre os mesmos. Acreditamos que quando os estudantes se apoiam mutuamente e vêem as suas inquietações discutidas, mais facilmente se revêem nas decisões e nas iniciativas promovidas. Ambicionamos, portanto, proporcionar momentos que incentivem a colaboração, o companheirismo e o crescimento pessoal e profissional.

Acreditamos que a confiança dos estudantes é fundamental para o sucesso da ANEM, pelo que trabalharemos, em todos os momentos, de forma diligente e profissional, para renovar e manter essa confiança.

Enquanto Lista P, a nossa motivação reside no sentido de compromisso para com a representatividade estudantil, a pluralidade da comunidade que servimos e para com o fortalecimento da comunidade estudantil de medicina em Portugal Acreditamos que, de forma próxima, profissional e plural, atingiremos os resultados que dignificam a formação médica e a experiência do que é ser estudante de Medicina em Portugal.

04 OS NOSSOS OBJETIVOS

Proximidade

Aumentar a adesão estudantil da comunidade representada pela ANEM às Assembleias Gerais, apostando em estratégias que simplifiquem a Assembleia, como a divulgação de explicações claras e sucintas dos documentos a serem discutidos, simultaneamente à divulgação do Aviso Convocatório, associadas ao impacto dos mesmos na formação pré e pós-graduada dos estudantes de medicina;

Dinamizar e potenciar momentos que promovam a interação entre os elementos presentes na Assembleia Geral;

Manter disponíveis e organizados numa plataforma de fácil acesso, nomeadamente através do site da ANEM, documentos importantes e do interesse da comunidade estudantil.

Capacitação

Manter as Sessões Não-Plenárias durante o fim-de-semana da Assembleia Geral como um momento de capacitação estudantil, sempre que as mesmas não se mostrarem prejudiciais ao normal decorrer dos trabalhos;

Manter um diálogo aberto com os Associados, nomeadamente através da AA-Team, de forma a identificar exiguidades e auscultar temáticas de interesse que possam ser consideradas e, posteriormente, abordadas nas Sessões Não-Plenárias;

Apostar em momentos de discussão sobre temas pertinentes e transversais a toda a comunidade estudantil, que captem o interesse dos estudantes

COMPETÊNCIAS COMPROMISSOS

De acordo com o explanado nos Estatutos e Regulamentos da ANEM, enquanto Lista P comprometemo-nos a:

Assinar e divulgar o Aviso Convocatório da Assembleia Geral da ANEM, sempre que for requerida a convocação da mesma, trabalhando ativamente para a disponibilização atempada de todos os documentos necessários a uma boa preparação das delegações presentes;

Moderar e dirigir os trabalhos da Assembleia Geral de forma profícua, imparcial e esclarecedora;

Cumprir as funções da Comissão Eleitoral;

Convocar as Cerimónias de Tomada de Posse da Federação;

Verificar a credenciação das delegações presentes na Assembleia Geral e a existência de quórum;

Apreciar as justificações de faltas;

Redigir as atas das Assembleias Gerais;

Redigir o Sumário Executivo da Assembleia Geral;

Privilegiar a organização e atualização da plataforma que arquiva os documentos da Assembleia Geral;

Verificar a elegibilidade das pessoas candidatas aos Órgãos Sociais da ANEM;

Zelar pelo cumprimento dos Estatutos e todos os demais regulamentos em vigor durante o decorrer dos trabalhos da AG;

Substituir o Núcleo de Gestão da Direção nas suas funções, em caso de demissão;

Manter-nos flexíveis de modo a adaptarmos o nosso trabalho a possíveis tarefas em que nos seja requerido auxílio pelos restantes Órgãos Sociais da Federação.

05

MENSAGEM FINAL

Os quatro elementos da Lista P reúnem em si a pluralidade de origens, contextos, experiências e visões, mas um objetivo comum de espelhar esta mesma diversidade nas Assembleias Gerais, num esforço contínuo de proximidade e de inclusão de todos os estudantes.

Pretendemos, desta forma, acrescentar valor à herança da Federação a que pertencemos e honrar o trabalho da Mesa da Assembleia Geral, elevando as discussões tidas e a experiência de todos aqueles que se envolvam na prossecução dos objetivos e pilares da ANEM.

Cientes da responsabilidade dos cargos aos quais nos propomos, reiteramos a nossa intenção de devolver à Federação todo o crescimento pessoal e coletivo que esta nos possibilitou ao longo dos últimos anos, contribuindo agora para a edificação das novas gerações de dirigentes associativos, em quem depositamos a nossa confiança para os desafios de hoje e do nosso futuro.

Desta forma, é com imensa satisfação, entusiasmo e motivação que apresentamos a Candidatura da Lista P para a Mesa da Assembleia Geral 2024.

AS PALAVRAS SÃO A PONTE QUE NOS LIGA

AOS OUTROS, MAS É A PROXIMIDADE QUE NOS PERMITE

06
FRED ROGERS
ATRAVESSÁ-LA.

LISTA P MAG 2024

CANDIDATURA À MESA DA ASSEMBLEIA GERAL DA ANEM

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.