Programa de difusão nº 9

Page 1

Associação Nacional de Arte e Criatividade Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência

PROGRAMA DE DIFUSÃO Actividades Artísticas, Culturais e de Formação Novembro 2013 9


ÍNDICE Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência

ESPECTÁCULOS EXPOSIÇÕES PRÉMIOS A CONCURSO FORMAÇÃO ACTIVIDADES CULTURAIS LIVROS ESTE MÊS NÃO DEIXE DE…


ESPECTテ,ULOS Associaテァテ」o Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiテェncia


ALÓ DJANGO Música Local: Centro de Arte de Ovar, Rua Arq. Januário Godinho Data: 8 de Novembro de 2013 Preço Adulto: € 3 Idade Mínima: 6 anos

Aló Django é um projeto galego que busca a inspiração no jazz e na música dos xitanos "manouche" da Europa Central: o chamado gipsy swing, um estilo lírico, alegre e acústico cujo expoente máximo é Django Reinhardt. Aló Django apresentam um espetáculo divertido e irrepreensível ao nível musical, em permanente interação com o público: as músicas são alternadas com momentos de entretenimento, ao estilo cabaré ou “music-hall”. Aló Django tem como objetivo a difusão da música manouche, num concerto com swing e humor. Quem pensa que o jazz é aborrecido, é porque nunca assistiu a um espetáculos dos Aló Django.

Centro de Arte de Ovar Informações sobre Acessibilidade Exterior Parque de estacionamento com quatro lugares reservados para pessoas com deficiência Percurso entre o estacionamento e a entrada livre de obstáculos Lancil do passeio junto à entrada/saída principal rebaixado Acesso das pessoas com mobilidade condicionada entre a via pública e o local de entrada/saída principal livre de obstáculos Interior Porta de entrada/saída principal com largura adequada a pessoas com mobilidade condicionada Átrio de entrada livre de obstáculos Balcão de atendimento rebaixado Instalação sanitária adaptada Percurso entre o átrio e os espaços culturais viabilizado por elevador Vestíbulos e corredores com dimensões adequadas que permitem a manobra de retorno a pessoas em cadeira de rodas Auditório com 8 lugares reservados para pessoas com mobilidade condicionada Percurso entre o bar e os espaços culturais livre de obstáculos Bar/cafetaria com balcão rebaixado Disponibilização de funcionário para acompanhar pessoas com necessidades especiais Fonte: Directório sobre Acessibilidade em Espaços Culturais e Artísticos, editado pela ANACED http://anacedarte.wix.com/anaced#!sobre-2/c21hz


Não tem importância Era uma vez... teatro - APPC

Local: Auditório Fundação José Rodrigues Fábrica Social, Rua da Fábrica Social, Porto Data: 8 de Novembro de 2013 Horário: 22h45m

Espectáculo de encerramento do XIII Festival Extremus. O espectáculo propõe uma serie de encontro e desencontros, num equilíbrio instável uma procura de identidade. (...)“ Ele fechou os olhos, colocou os dedos sobre as pálpebras, como se tentasse aprisionar dentro do cérebro um sonho estranho do qual receava despertar”.(...)

Mais Informações: http://www.appc.pt/eraumavez.html https://www.facebook.com/pages/Era-uma-vez-teatro-APPC/161880607173777


ência

EXPOSIÇÕES


Os Animais Fantásticos Exposição Colectiva de Azulejaria

Local: Sala de Exposições da Praça da Notabilidade em Castanheira de Pera Data: 7 a 30 de Novembro

A Exposição de Azulejaria Os Animais Fantásticos resulta da participação de pessoas com deficiência de 11 Instituições Particulares de Solidariedade Social*, em Oficinas de Pintura e Modelação de Azulejos realizadas em 2006 no Museu Nacional do Azulejo, entidade com a qual a ANACED, Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência estabeleceu uma parceria em 2004 para o desenvolvimento do Projecto Criar & Aprender. Estas oficinas, permitiram aos participantes o contacto com uma das expressões mais características da cultura portuguesa e com as técnicas de pintar e de trabalhar no azulejo a textura e a 3ª dimensão, permitindolhes o desenvolvimento da sua motricidade fina e das suas capacidades estéticas. Inspirados na obra Os Animais Fantásticos de José Jorge Letria, os autores da selecção de azulejos aqui apresentada, mostraram todo o seu potencial criativo, revelando capacidades que lhes dão a possibilidade de se reconhecerem e serem reconhecidos como verdadeiros artistas.

* APECDA – Associação de Pais para a Educação de Crianças Deficientes Auditivas APEDV – Associação Promotora do Emprego para Deficientes Visuais APPDA Lisboa – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo ARIA – Associação de Reabilitação e Integração Ajuda C.E.C.D. Mira Sintra – Centro de Educação para o Cidadão Deficiente CEDEMA – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais Adultos CERCICA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadão Inadaptados CERCITEJO – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados CERCITOP – Centro de Educação e Reabilitação de Deficientes de Todo o País CRINABEL – Cooperativa para a Educação de Crianças Inadaptadas de Santa Isabel Fundação AFID Diferença


5 Cidadãos, 5 Caminhos, 5 Pintores Exposição Colectiva de Pintura

Local: Biblioteca Municipal José Saramago, Loures Data: até 9 de Novembro

Associando-se às comemorações do “Ano Europeu dos Cidadãos”, que tem por objectivo facilitar aos cidadãos da U.E. o exercício do seu direito de circular e residir livremente no território da UE, assegurando um fácil acesso às informações sobre os seus direitos, a ANACED apresenta a exposição 5 Cidadãos, 5 Caminhos, 5 Pintores, para desta forma promover os direitos dos cidadãos com deficiência que desenvolvem actividades artísticas e que tal como os demais têm direito a desenvolver e a utilizar o seu potencial criativo, artístico e intelectual, não só para benefício próprio, como também para o enriquecimento da sociedade.

Esta Exposição Colectiva de Pintura, que reúne obras de 5 artistas do LIGARTE | Atelier, espaço dedicado à criação, formação e divulgação de projectos desenvolvidos na área das artes visuais, realizados por artistas com e sem deficiência da Fundação LIGA, cruza diferentes técnicas e experiências no percurso pessoal de cada artista.

2013 Ano Europeu dos Cidadãos


Seduções Ibéricas II Categorias em exibição: Pintura | Escultura | Jóias

Local: Oeiras Park (Shopping Center) Data: 29 de Outubro a 10 de Novembro Horário: 10:00 a 23:00

Sabemos que a Arte oferece uma experiência sensorial única e é hoje considerada como uma forma extraordinariamente interessante de valorizar um património financeiro, tendo esta exposição como fim, o de oferecer a oportunidade, ao grande público interessado, de adquirir obras de assegurada mais-valia, algumas delas pouco vistas em Portugal. Para além da participação dos artistas Angel Muriel, Cesar Morión, Coque Bayon, Fernando D'Pereira, Filipe Caracol, João Iglésias, Joaquim Pessoa, José Maria Pinedo, Luís Geraldes, Luís Miguel Figueiredo, Moises Preto Paulo, Nicolau Campos, Ricardo Passos, Rosa Pereira, Rosa Úbeda, Thierry Ferreira, Urbano da Cruz e a participação especial de Salvador Dali um dos Mestres do Surrealismo, já conhecido do público português e um investimento sempre seguro e rendável, como outros… Arte é a melhor alternativa de investimento em tempos de crise e em todos os tempos! Uma percentagem das vendas reverte a favor da ANACED.


PRÉMIOS A CONCURSO

Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência


Prémio de literatura Infantojuvenil Inclusiva “OGIMA - Todos Podem Ler” Candidatura até 15 de Novembro

O Prémio de literatura Infantojuvenil Inclusiva “OGIMA - Todos Podem Ler” é uma iniciativa da Direção Regional de Educação, com intenção de realização anual, a partir de 2013, sendo atribuído por ocasião da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais. O Prémio de literatura Infantojuvenil Inclusiva “OGIMA- Todos Podem Ler” tem como objetivo contribuir para a produção e promoção da Leitura Inclusiva, destinada à infância e juventude, através da utilização de formatos alternativos, designadamente braille e/ou relevo, negro ampliado, símbolos pictográficos para a comunicação, língua gestual portuguesa e áudio. A iniciativa tem caráter universal e destina-se a candidatos individuais ou coletivos (grupo máximo de quatro pessoas), devendo os textos ser escritos em prosa ou em verso, em língua portuguesa e em, pelo menos, dois formatos alternativos. O prémio é atribuído em duas categorias: a) Categoria 1 - Candidatos infantojuvenis: até 16 anos de idade; b) Categoria 2 - Candidatos adultos: a partir de 17 anos de idade.

11.ª Edição do Concurso “Escola Alerta!”

Este concurso, que o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., promove desde 2003, destina-se a sensibilizar e mobilizar os alunos e as escolas para a garantia da igualdade de oportunidades, para a não discriminação e para a defesa dos direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com deficiência, tendo-se revelado um importante meio para o desenvolvimento de competências de cidadania ativa nos alunos que nele participam. O Concurso é dirigido às escolas dos ensinos básico e secundário do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, as quais deverão remeter diretamente a este Instituto os trabalhos por elas selecionados, havendo lugar à atribuição de prémios nacionais. Os trabalhos a realizar pelos alunos, sob a orientação do pessoal docente, deverão consistir no desenvolvimento dos princípios consignados na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e na Lei de Bases da Prevenção, Habilitação, Reabilitação e Participação das Pessoas com Deficiência, mediante a apresentação e divulgação de propostas de solução exequíveis e inovadoras para a sua concretização. O Regulamento do Concurso e a respetiva Nota Explicativa estão disponíveis no sítio do INR, I.P., http://www.inr.pt, no menu “Programas e Projetos "Escola Alerta!".


iência

FORMAÇÃO


EN’Arte – 5º Encontro Nacional de técnicos e pessoas com deficiência que enquadram a sua actividade nas práticas artísticas | O papel do Teatro no contexto da Inclusão: novas oportunidades fora de portas. Data limite para Inscrição: 12 de Novembro Data do Encontro: 14 de Novembro Local: Companhia Farmacêutica GlaxoSmithKline Auditório e Sala Cervarix Rua Dr. António Loureiro Borges, n.º 3 Arquiparque – Miraflores (Algés – Lisboa)

Promotor: ANACED

Muitos acreditam que o teatro para uma pessoa com deficiência só tem utilidade e função como terapia ocupacional ou reabilitação. No entanto, a produção artística de uma pessoa com deficiência pode ser tão boa quanto a de qualquer outra pessoa. Logo, encarar a produção ou intenção artística de uma pessoa com deficiência como fazendo parte somente de um processo de reabilitação ou de inclusão social, são atitudes que podem ceifar o potencial artístico da mesma. Neste sentido, é pertinente criar um espaço de debate reflexivo, entre actores com e sem deficiência, encenadores, produtores, técnicos, professores, estudantes e demais interessados, que partindo do tema e das questões, Que tipos de respostas existem para as pessoas com deficiência/doença mental que querem praticar esta expressão artística? Será que sem uma formação académica os actores com deficiência/doença mental podem aspirar à profissionalização e inserção no mercado de trabalho? Qual a abertura dos espaços culturais para integrarem nas suas programações espectáculos realizados por pessoas com deficiência/doença mental? possa conduzir a um conhecimento mais alargado desta realidade de forma a aumentar a intervenção na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva.

Para aceder ao Programa (Painéis e Workshop Prático) e à Ficha de Inscrição, por favor visite o site da ANACED em: http://anacedarte.wix.com/anaced#!enarte/cb04.

A inscrição é gratuita e deve ser enviada à ANACED até ao dia 12 de Novembro, através do e-mail (anaced@net.sapo.pt), por correio (Rua do Sítio ao Casalinho da Ajuda, 1349-011 Lisboa) ou por fax 21 364 86 39.


Encontro “Deficiência e Inclusão” Data: 11 de Novembro Local: Sala 1 da Fundação Calouste Gulbenkian Horário: 10h


II Encontro Regional de Educação I Encontro Internacional de Educação Especial Percursos com História – dos modos de regulação estatal às acções organizacionais locais Integrado na Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais, que decorrerá de 2 a 11 de Dezembro de 2013, organizado pela Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos.

Data: 5 e 7 de Dezembro Data limite para inscrições: 22 de Novembro Local: Centro de Congressos do Madeira Tecnopolo, Funchal

Pela primeira vez, no âmbito do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, será possível, com autoridades de educação de distintos países, como sejam, Alemanha, França, Holanda, Macedónia, Eslovénia, Áustria, Grã-Bretanha, Eslováquia, Suécia, Estónia, Grécia, Itália, Letónia, Finlândia e República Checa, trocar experiências sobre as políticas públicas de Educação Especial na Europa lato senso e na Região Autónoma da Madeira stricto senso.


ACTIVIDADES CULTURAIS


Programação Animação e Pedagogia Pessoas com necessidades especiais Horário: Terça a Sexta, das 10h às 13h e das 14h às 17h Marcações: 21 751 32 14/15



Festival-IN Inovação e Criatividade Data: 14 a 17 de Novembro Local: Feira Internacional de Lisboa, Rua do Bojador - Parque das Nações O Festival IN – Festival Internacional de Inovação e Criatividade, é um evento que integra, de forma prática, dinâmica e consequente, os principais conceitos associados à criatividade e à inovação. Apresenta-se como um evento absolutamente inovador, ancorando experiências sensoriais (interacções físicas e virtuais), cruzadas com diferentes áreas das Indústrias Criativas (Cultura, Artes, Multimédia, Telecoms e Tecnologias da Informação e Comunicação). É um espaço que envolve pessoas, ideias e experiências e que promove, nacional e internacionalmente, o que Portugal tem de mais criativo impulsionando, os seus autores, criadores e empreendedores, a uma escala mundial. FESTIVAL IN RECEBE FESTA DOS MUSEUS A iniciativa é inédita e promete ser o maior encontro de museus realizados em Portugal. O grande objectivo da Festa dos Museus, co-realizado com o ICOM Portugal é o de cruzar a oferta cultural dos museus com a de outros agentes das indústrias criativas e do turismo. Cada museu irá participar num espaço individualizado onde vai divulgar a sua actividade junto a outros agentes culturais e sobretudo aos cerca de 60.000 participantes esperados. Haverá ainda um espaço dedicado aos diversos programas de animação cultural e debates.


LIVROS


Colecção Meninos Especiais Olá, eu sou o João Um mundo só meu. Texto de Alice Vieira Ilustração de Paulo Guerreiro

Olá, eu sou o Tiago Um detetive em cadeira de rodas. Texto de Luísa Ducla Soares Ilustrações de Ana Ferreira

Olá, eu sou a Vera Uma amiga na escola. Texto de Luísa Beltrão Ilustrações de Tânia Bailão Lopes

A Associação Pais-em-Rede lançou uma colecção de histórias infantis, tendo desafiado Alice Vieira, Luísa Beltrão e Luísa Ducla Soares a escreverem histórias infantis sobre crianças afetadas por doenças que tanto as tornam «especiais» como prodigiosas e marcantes para a sua comunidade escolar e familiar. Baseados em meninos reais, estes livros pretendem explicar às crianças o que é a trissomia 21, o autismo e a paralisia cerebral, de uma forma compreensível e enquadrada no dia-a-dia escolar. Alice Vieira escreveu a história do João, um menino com autismo. Com ilustração de Paulo Guerreiro, a autora descreve a vida de João, sempre no seu mundo, num «Mundo Mágico» aos olhos de todos os outros meninos que não o percebiam. Luísa Beltrão retrata a vida da Vera, uma menina com trissomia 21. Acompanhada com ilustrações de Tânia Bailão Lopes, a narrativa conta o primeiro dia de aulas da Vera e a primeira impressão que causa junto dos colegas de turma. Afinal Vera passa a ser uma menina «importante» aos olhos de todos, apenas por ter uma «Tri-qualquer-coisa-21». Finalmente, Luísa Ducla Soares apresenta o Tiago, um menino com paralisia cerebral. Ana Ferreira ilustra o Tiago numa cadeira de rodas, mas acima de tudo mostra-o como um menino que vê, ouve e compreende. O lançamento destes três livros inicia a colecção Meninos Especiais, que pretendem estimular uma nova visão da deficiência, junto dos pares e da escola. Paralelamente, as receitas geradas pelos livros contribuirão para o autofinanciamento da Associação, que não exige quotas aos associados nem depende de fundos do Estado, seguindo uma política proactiva de captação de fundos. Segundo a direcção da Associação Pais-em-Rede, o objectivo desta colecção é demonstrar que, com ou sem determinadas patologias ou deficiências, todas as crianças possuem uma generosidade inata, que está apenas à espera de ser descoberta e vivida, com benefício para todas elas.

Os livros podem ser adquiridos através do e-mail: encomendasmeninosespeciais@gmail.com


ESTE MÊS NÃO DEIXE DE… conhecer o novo Site da ANACED


Novo Site da ANACED http://anacedarte.wix.com/anaced

A ANACED nasceu e vive para fazer pontes. As pontes servem para ligar margens, até aí, separadas e isoladas. As pontes permitem o encontro, a complementaridade e a partilha, criando sinergias, animando projectos, ligando pessoas, pensamentos, sentimentos e identidades, estimulando, deste modo, a construção dum mundo novo. Fiel à sua vocação de unir artistas com e sem deficiência, juntar experiências solitárias, separadas pelo preconceito, abrir espaços de participação e sublinhar mais o talento que têm em comum, do que as diferenças que os separam, a ANACED construiu uma nova ponte que lhe permite estar mais próxima de todos os que partilham ou querem partilhar dos nossos objectivos e projectos: o seu novo Site. Em http://anacedarte.wix.com/anaced, poderá ficar a conhecer Quem Somos e O Que Fazemos, percorrendo as páginas Boas Práticas Artísticas e Culturais, Mostras de Arte, Catálogo de Obras de Arte, Directório de Espaços Culturais e En’Arte. Ficar a par do que Vai Acontecer e visitar ou utilizar o espaço de Exposições Virtuais, que a ANACED disponibiliza para os artistas e as suas obras, dando-os a conhecer a um público mais abrangente. Finalmente, poderá entrar na nossa Loja Virtual para adquirir um dos nossos produtos. Esperamos que a visita por estas páginas seja uma experiência enriquecedora, que lhe permita conhecer e reconhecer as capacidades artísticas e os direitos das pessoas com deficiência.


ANACED Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência Rua do Sítio ao Casalinho da Ajuda 1349 -011 Lisboa Tels. 21 363 68 36 – 21 361 69 10 Fax 21 364 86 39 Visite-nos em http://anacedarte.wix.com/anaced Siga-nos também no Facebook em: http://www.facebook.com/pages/ANACED-Arte-e-Criatividade-Pessoas-comDefici%C3%AAncia/108277345933518 Fotografia da capa: Exposição Seduções Ibéricas II


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.