Metodologia Ágil com Scrum: Uma aplicação no Design Gráfico

Page 75

e adaptar alguma coisa (SCHWABER; SUTHERLAND, 2009, p.8)”. Estes eventos proporcionam transparência e possibilitam uma inspeção criteriosa do trabalho a todo o momento. Não realizar estes eventos implica em perder grandes oportunidade para inspecionar e adaptar, evitando assim prejuízos quanto aos prazos e trabalhos realizados.

3.2.3 - A Sprint As Sprints são a parte mais importante dentro de um projeto gerido pelo Scrum. Elas são ciclos iterativos (tipicamente mensais) onde os projetos são divididos e executados de forma que, a cada Sprint seja possível obter uma parte finalizada e “pronta” do produto. Com uma Sprint finalizada, dá-se início imediatamente à próxima. (SCHWABER; SUTHERLAND, 2009, p. 8) A estrutura da Sprint é composta basicamente por uma reunião de planejamento, reuniões diárias, o trabalho de execução e desenvolvimento, uma revisão e a retrospectiva da Sprint. Considerando o Guia do Scrum (SCHWABER; SUTHERLAND, 2009), é importante ressaltar que: - Não são feitas mudanças que podem afetar o objetivo da Sprint; - A Composição da Equipe de Desenvolvimento permanecem constantes; - As metas de qualidade não diminuem; e, - O escopo pode ser clarificado e renegociado entre o Product Owner e a Equipe de Desenvolvimento quanto mais for aprendido. (SCHWABER;SUTHERLAND, 2009, p.8)

Para cada Sprint não se deve considerar um prolongamento maior que de um mês. ”Quando o horizonte da Sprint é muito longo, a definição do que será construído pode mudar, a complexidade pode aumentar e o risco pode crescer” (SCHWABER; SUTHERLAND, 2009, p.8). Metodologias Ágeis com Scrum: Uma aplicação no Design Gráfico

73


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.