Boletim Epidemiológico HIV / AIDS - Curitiba/PR

Page 23

HEPATITES VIRAIS As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus hepatotrópicos, tem grande importância para a saúde pública em virtude do número de indivíduos acometidos e das complicações resultantes das formas agudas e crônicas da infecção. Apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais distintas, assim como distribuição universal. Observam-se diferenças regionais na ocorrência e magnitude, variando de acordo com o agente etiológico. Devido a tal diversidade, a vigilância epidemiológica das Hepatites Virais é um grande desafio principalmente por se usar uma única ficha de notificação epidemiológica do SINAN para diferentes formas clínicas (aguda, crônica/portador, fulminante) e vírus (A, B, C, D, E e outros vírus). No gráfico 12 apresenta-se a distribuição dos casos de hepatites virais notificados no SINAN NET segundo classificação etiológica, não distinguindo forma clínica.

Gráfico 12 - Distribuição dos casos de Hepatites Virais segundo etiologia e ano diagnósfico. Curitiba 2007-2015

FONTE: SMS Curitiba CE/CVE SINAN NET 2007-2015 * Dados preliminares sujeitos a revisão até 20/09/2016

Observa-se queda do número de casos de Hepatite A a partir do ano de 2007. Tal resultado se deve aos investimentos em infraestrutura urbana, como os programas de habitação, saneamento, arruamento, controle do uso e ocupação do solo, maior acesso da população aos serviços de saúde e ao avanço dos recursos tecnológicos, ocorridos nos últimos anos. A vacina contra Hepatite A foi introduzida no calendário de vacinação em julho de 2014 para crianças entre 1 e 2 anos em dose única. BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO • HIV | 23


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.