Parque Tecnológico Agrícola do Buraquinho

Page 1

01

PARQUE TECNOLÓGICO AGRÍCOLA DO BURAQUINHO

1

CONTEXTO: LOCALIZAÇÃO E PRIMEIRAS PERCEPÇÕES DIAGNÓSTICO

A partir da reflexão de como seria uma contraposição das relações de agropecuarismo e preservação ao se inserir um Parque tecnológico na zona de amortecimento da Mata do Buraquinho, procurou-se entender o contexto atual da região, e como são suas relações com o entorno. Devido à ausência de grandes equipamentos, os bairros Cristo Redentor e Varjão foram agraciados com o maior investimento em sua infraestrutura. Ao fazer o deslocamento do Assentamento Informal São Geraldo, a área de transição entre o bairro e a mata ficou disponível para a inserção de equipamentos que sensibilizassem essa interação. Por isso, foi escolhido um terreno na rua Sâo Geraldo, com 3 100 m², onde o desenho pudesse ser livre para a existência de um empraçamento e fluidez. Ao perceber forte pontos educacionais no entorno, como o IFPB, a UFPB e o Unipê, foi necessário sensibilizar a atenção desses equipamentos ao outro lado da Mata, transformando, assim, o triângulo educacional polarizado em um quadrilátero, dando apoio tanto aos moradores do bairro, quanto às praças e escolas do setor.

Ao entender a realidade do produtor local, num contexto de Paraíba, onde as chuvas não são regulares e o tempo é quente, em alguns lugares do estado, seco, em outros, úmido, se faz necessário entender como esses agricultores produzem. Ao longo da história paraibana, homens e mulheres observaram, experimentaram e testaram - naturalmente -, um mosaico de sementes característica da região. Essas, por sua vez, são plantadas de acordo com o seu regime de chuvas, sendo estocadas para produção ao longo do ano. Aqui, tais sementes são chamadas de Sementes da Paixão, por preservar a paixão que milhares de famílias preservam e guardam a tradição ao longo dos anos.

Essas famílias se organizam e criam Bancos de Sementes Comunitário, de acordo com a Lei n°7 297/2002, do Programa Estadual de Banco de Sementes Comunitárias, que agracia 240 bancos, 8 000 famílias de 63 municípios. Todavia, armazenar essas 16 espécies de sementes, com 45 diferentes variedades, em condição de plantio não é uma tarefa fácil. Entendo-se as dificuldades da vida do agricultor paraibano, as épocas de estiagem, a dificuldade armazenar sementes, o orçamento curto e a falta de investimento tecnológico, esse ensio propõe um Parque Urbano, onde todas as atividades são voltadas à esse personagem tão importante da nossa cultura e vida.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.