1 minute read

SETORIZAÇÃO E PROGRAMA

O programa da Universidade de Los Andes consiste em:

• Subsolo: Salas de aula, sala de palestra, área de trabalho, fablab, banheiros, sala de exposição e depósito.

Advertisement

• Térreo: Salas de aula, sala de palestra, salas de informática, cafeteria, banheiros, áreas de estudo, depósito e pátio descoberto.

• Primeiro pavimento: salas de multiuso, salas de oficina, banheiros, áreas de estudo, sala de mídia, arquivo, quadro elétrico e sala de corte à laser.

• Segundo pavimento: salas de multiuso, salas de oficina, banheiros, área de estudo, terraço descoberto, sala de mídia, arquivo e quadro elétrico.

A setorização do edifício é dividida entre áreas de serviço e de apoio (depósito, sala de arquivo, área de manutenção predial), áreas funcionais (salas de aula, laboratórios, entre outros) e áreas de uso comum e lazer (terraço, pátio, cafeteria, etc). As áreas de uso comum e de lazer são maiores no pavimento térreo e no subsolo pois atendem a demanda de várias pessoas que transitam pelo campus, não somente os estudante de arquitetura da universidade. Inclusive, todas essas áreas do edifício convergem no pátio central onde há o maior encontro de pessoas.

A Escola de Arquitetura da Universidade de Los Andes encontra-se na cidade de Bogotá na Colombia que é uma cidade fria quando comparada as outras do país devido a sua altitude. A média de temperatura anual é em torno de 14,5°C e, até mesmo no verão, os dias dificilmente ultrapassam os 20°C.

Aspectos Bioclim Ticos

Para auxiliar nos aspectos de iluminação e ventilação do edifício, as fachadas são fechadas com esquadrias de vidro sustentadas por estruturas de alumínio e, em seu interior, há brises metálicos automatizados que controlam a incidencia solar nas salas de aula.

Outro aspecto positivo do projeto é o vão central que acompanha o desenho do volume do edifício e traz iluminação para o interior do prédio, promovendo uma melhoria na qualidade do espaço.

This article is from: