
1 minute read
CIRCULAÇÃO E ACESSOS
As rampas da FAU são o cartão-postal desse projeto e também são o principal eixo de circulação do prédio. Essa sucessão de rampas interliga os meio pisos que abrigam os ambientes do programa da faculdade. O fluxo convidativo desses caminhos conduz os alunos à biblioteca, aos departamentos, aos estúdios e às salas de aula, por exemplo.
É interessante pontuar como o arquiteto teve um cuidado com tais caminhos pois estão voltados ao pátio central do edifício e trazem uma sensação de amplitude.
Advertisement

As rampas são largas e com inclinação suave, trazendo o “caminhar” para dentro do prédio. Além disso, há uma escada e um elevador que contribuem também com essa circulação vertical.

Circulação vertical
Circulação horizontal
Circulação vertical
Circulação horizontal
Devido ao fato de o edifício não ter tantas aberturas, a ventilação natural fica comprometida e se torna indispensável o uso de ar condicionado. Além disso, a ausência de janelas procura isolar os ambientes internos do exterior.
Enquanto isso, a solução para iluminação do edifício é realizada através da cobertura emblemática de domus. Apesar de apresentar problemas de infiltração que comprometem a estrutura do edifício, a cobertura com fechamentos translúcidos traz uma iluminação muito confortável para o prédio.

